Caldeirão da Bolsa

PTC e as PUBs "ilícitas e enganosas".... diz o ICA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alexandre7ias » 9/8/2005 21:23

Vodafone satisfeita com fim de campanha publicitária da PT
A Vodafone considera positiva a decisão tomada pelo Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) no sentido de fazer cessar a divulgação da campanha da PT Comunicações, anunciou a operadora esta terça-feira em comunicado.

A campanha, que consiste num folheto designado por PT News onde são comparados planos tarifários, é considerada publicidade comparativa «ilícita e enganosa».
A Vodafone considera que os tarifários comparados pela PT «foram desonestamente seleccionados quer em confronto com a PT, quer em confronto com a própria TMN». «É censurado o facto de a PT comparar os tarifários dos operadores em qualquer horário com o tarifário económico e de os 0,42 euros nãos eram aplicáveis à Optimus».
Na origem da decisão da ICAP está uma queixa da Vodafone.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

PTC e as PUBs "ilícitas e enganosas".... diz o ICA

por Info.... » 9/8/2005 16:36

ICAP volta a decidir a cessação imediata de campanha da PT

DE 16:34

O Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP), decidiu no sentido de fazer cessar de imediato a divulgação da campanha da PT Comunicações, onde são realizadas comparações de planos tarifários, pelo facto de a mesma configurar publicidade comparativa "ilícita e enganosa".

Segundo um comunicado hoje emitido pela Vodafone, esta empresa congratula-se com a decisão tomada pelo ICAP, por considerar que este "vem novamente dar razão à Vodafone por considerar que os tarifários da Vodafone utilizados na comparação foram desonestamente seleccionados quer em confronto com a PT, quer com a própria TMN, e por virtude destes tarifários não serem representativos da oferta da Vodafone".

Acrescenta ainda a decisão que a PT compara 3 tarifários da Vodafone com apenas 1 da própria PT, o que vem confirmar "a desonestidade das comparações produzidas".

Por fim, é ainda censurado o facto de a PT comparar os tarifários dos operadores em qualquer horário com o tarifário da PT em horário económico e de os anunciados €0,42 não serem aplicáveis à Optimus, o que compromete, mais uma vez, o pretendido confronto.

Esta campanha veio na linha dos anteriores anúncios divulgados em Abril deste ano pela PT, onde também se faziam comparações entre planos tarifários dos operadores móveis e da PT, os quais foram, igualmente, objecto de uma decisão do ICAP, que determinou a sua cessação por entender que os mesmos violavam as regras que pautam a publicidade comparativa licita.

Na origem desta decisão está uma queixa apresentada pela Vodafone, junto do Júri de Ética Publicitária do ICAP contra essa campanha, por se tratar, uma vez mais, "de publicidade susceptível de prejudicar gravemente a sua imagem e induzir os consumidores em erro".

"A Vodafone considera extremamente positiva esta decisão do ICAP, não só devido ao reconhecimento da fundamentação da sua reclamação mas, principalmente, pela sua importância na defesa dos direitos dos consumidores que mais uma vez foram postos em causa", lê-se no texto do documento.

A PT encerrou a sessão de hoje na Euronext Lisbon inalterada nos 7,99€.
 
Mensagens: 469
Registado: 20/3/2005 22:23


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, m-m, malakas, MR32, nbms2012, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, Rafael Abreu, SA Traffic, SerCyc, serdom, Simplório, trend=friend, trilhos2006 e 957 visitantes