Caro Cem
é possível medir ou traduzir matematicamente as emoções numa escala de medos e euforias e transportar estatisticamente esse conhecimento para fórmulas de indicadores inseridos num sistema de trading.
Claro! É isso mesmo que a AT faz com os dados do passado. Transportar isso para o futuro, é que é um erro.
Quem constrói sistemas de trading sabe quanto é fácil encontrar formulas de ganhar com dados históricos. Quando se lhe dá dados novos o sistema começa a perder performance progressivamente. Quando se muda de mercados os resultados pioram e por aí fora.
Depois vêm os sistemas neuronais e autoreguladores, etc.
Um tipo chega a um ponto em que se pergunta se realmente vale o trabalho manter um sistema razoavelmente lucrativo. Se andamos aqui para ganhar dinheiro ou inventar uma galinha de ovos de ouro.
Eu deixei de dar tanta importância a sistemas de trading quando percebi que o que está na base do trading de sucesso é o sistema operativo. O sistema operativo é a forma como se coordenam as várias ferramentas; a gestão do risco, o avaliar das probabilidades, a gestão monetária, os nossos sentimentos, etc.
Eu não posso garantir que não há um programa de trading que seja sistematicamente lucrativo. Mas garanto que se têm vendido muitos com essa garantia…
Grande abraço!