Página 1 de 1

Capitalizações brutais!

MensagemEnviado: 29/7/2005 21:57
por Marco
Capitalizações brutais!


Mas na América, situações destas acontecem com capitalizações brutais. Capitalizações que chegam a ser superiores às da EDP!

Alguém está a imaginar uma situação em que a EDP desvalorize ou valorize em múltipos de 10? Penso que não.. E em múltiplos de 100 e 1000, como lá fora acontece?!??
Fico perplexo com as varições astronómicas no mercado norte-americano!

Já agora....

MensagemEnviado: 28/7/2005 23:24
por fitas
e para quem comprou Lisnave, posteriormente convertidas em gestnave e por fim zero. E tudo isto do Estado. Perdi todo o dinheiro investido. Fiz diversas diligências sobre o assunto no meu Banco, mas também nunca se mexeram e fiquei a ver navios. Já agora, isto pode ser assim, quando se trata de empresas geridas pelo Estado? Agradeço dicas sobre o assunto.

Torralta

MensagemEnviado: 28/7/2005 22:53
por lr
Querem um exemplo mais actual ?
Neste momento, quem tiver 1500 acções da Torralta vai ficar com 1 (uma). Isso mesmo, 1.
Quem tiver menos, fica com nada.
E quanto é que custaram essas acções há 30 anos atrás ? E nem sequer sei se durante esses 30 anos tiveram hipotese de se verem livres delas.
Alguns ainda os vi a pagarem o parque de campismo da praia verde (perto de Monte Gordo) com acções da torralta.

MensagemEnviado: 28/7/2005 21:34
por valves
Accções que caem de mais de 300 dolares para menos de 5 cents!

Marco nos EUA tem os mercados mais desenvolvidos no mundo se uma empresa passou de 300 dolares para 5 centimos foi porque essa empresa não passou nas leis do mercado empresarial. Quanto é que te poderia parecer se empresas como a CP ou a ONI fossem cotadas no mercado ao seu justo valor ? Uma é protegida pelo estado a outra é protegida pela EDP e estes de casos escondem insuficiencias prolongadas e duradoiras que caso estas empresas passassem pelo crivo do mercado a Historia seria outra.

Um abraço
Vasco

no mercado americano

MensagemEnviado: 28/7/2005 17:45
por Karamba
isso é vulgar, mas o oposto também é vulgar.

Na europa, os mercados são uma farsa. Nas grandes empresas, o estado tem golden shares .

Nas mais maneirinhas os free floats são normalmente muito pequenos, têm os estatutos blindados, etc, etc.

É uma brincadeira, nesta coisa de mercados de capitais estamos atrasados em relação a eles mais de um século.

Lá é a sério. Sem espinhas.

MensagemEnviado: 28/7/2005 17:41
por Elias
Caro Marco,

A tua mensagem suscita-me dois comentários:

Accções que caem de mais de 300 dolares para menos de 5 cents!

A minha questão é a seguinte? Isto não terá levado à ruína de imensas famílias.



Essa conclusão não é assim tão linear. A queda que referes não se deu em dois dias, mas sim ao longo de nove anos. Foi uma queda grande, sem dúvida, de praticamente 100%, mas mesmo com quedas destas só vai à ruína quem quer! Ao longo destes 9 anos qualquer investidor que fosse detentor desta acção (FNIX) teve inúmeras oportunidades de saída com perdas limitadas - de, digamos, 5 ou 10%.

Digo isto, porque em Portugal a EDP foi vendida numa das fases de privatização a 4,2 Euros caindo de seguida para menos de metade e já foi considerado um escândalo, um roubo, etc., etc.



Considerado um roubo, por quem?
É preciso ver que quem comprou acções nas privatizações normalmente não fez qualquer tipo de contas para ver se a acção estava cara ou barata, se tinha perspectivas de subida... simplesmente comprou EDP porque nessa altura toda a gente comprava
(Nota: contra mim falo, porque também fui às privatizações da EDP e de outras e nessa altura não fiz qualquer espécie de análise... eu sabia lá o que era a análise técnica :roll: )

Acontece que muitos pequenos investidores que compraram EDP nessa altura terão pensado que a acção nunca poderia descer até onde desceu. E por isso foram mantendo as acções...

E depois? Depois a coisa começou a correr mal e muitos começaram a culpar os outros, quando afinal se deviam culpar a si próprios por não terem acompanhado a evolução do título e tomado a decisão de vender quando determinados valores foram quebrados.

Quanto a situações destas não acontecerem em Portugal...

bem, basta lembrar que a PAD esteve a 10 euros e agora anda pelos 25 cêntimos - 97,5% de queda...

Saudações,
Elias

Em Portugal seria impensável, certo?

MensagemEnviado: 28/7/2005 17:20
por Marco
Como é possível no mercado Americano termos centenas de situações parecidas com estas?

http://quotes.nasdaq.com/quote.dll?page ... ected=FNIX

Accções que caem de mais de 300 dolares para menos de 5 cents!

Este fenómeno não poccore na Europa e muito menos em Portugal.

A minha questão é a seguinte? Isto não terá levado à ruína de imensas famílias. Digo isto, porque em Portugal a EDP foi vendida numa das fases de privatização a 4,2 Euros caindo de seguida para menos de metade e já foi considerado um escândalo, um roubo, etc., etc.