fproenca Escreveu:Ciclo das 11 semanas ? Assim de repente ? Agora ao fim do dia? Hummm, fiquei curioso, gostava de saber mais sobre isso
Olá, Proença:
É tanto ao fim como ao princípio... desde que a Netcabo deixe!

É que escrevi este comentário ainda antes da abertura do mercado, numa altura em que a Net falhou, e só agora é que o estou a colocar no fórum, após observar e negociar - do lado curto! - a abertura do DAX.
Acerca do "ciclo das 11 semanas" podes consultar este site:
http://www.jpinnercircle.com
É o site de um expert em futuros, cujos acertos nos índices têm sido muito bons, melhor dizendo... quase perfeitos! Há um período grátis de 60 dias, que estou a aproveitar, já que o meu objectivo imediato, como disse acima, é mesmo negociar o S&P, uma vez que o DAX é um índice muitíssimo irregular e bem mais difícil de prever.
Mas aquilo para que eu estou a chamar a atenção é que, contrariamente ao que defendi durante vários meses – com um diminuto sucesso na negociação prática, aliás – há agora uma séria probabilidade de o cenário Bull de CP e Bear de MP do David Nichols NÃO se concretizar, pior ainda, de se verificar justamente o contrário! Aliás, é de notar que o próprio, quando se refere ao Ciclo Pi (8,6 anos ou 3141 dias), de Martin Armstrong, cuja próxima data importante é o dia 19 de Setembro – período intermédio de 8,6 meses – , salienta o facto de essas datas marcarem alguma importante inversão do mercado mas SEM indicarem o seu sentido, ou seja, tal inversão tanto pode ser em alta ou em baixa, consoante se venha de um período bear ou bull, respectivamente.
E sim, para mim isto é mesmo aquilo a que eu tenho dado mais importância no modo como negoceio: os ciclos do mercado e a sua previsibilidade. É claro que tal só tem relevância para o médio prazo, ou seja, para nos situarmos nos próximos meses. É por isso que se torna crucial saber se teremos um final de ano bullish ou bearish, conforme indicia Nichols. Deste modo, e perante a incerteza de CP, isto é, durante as próximas 4/5 semanas até meados de Setembro, parece-me prudente abandonar a prevista negociação dos warrants
call com maturidade no próximo mês, substituindo-os por outros com maturidade em Dezembro, tanto
call como
put, uma vez que ambos poderão valorizar em qualquer um dos cenários previstos, ou seja, subida seguida de descida (Nichols), ou descida e depois subida (John Persons, ciclo das 11 semanas).
De recordar que, mais do que multiplicações exorbitantes do capital, o princípio sagrado básico é preservar o mesmo, e o meu continua a ser tão exíguo que não me posso permitir arriscá-lo em demasia. É nesse sentido que me pareceu importante deixar aqui esta nova perspectiva do futuro próximo pondo em confronto duas visões muito antagónicas, aguardando para ver qual se vai revelar a mais correcta na prática.
Em suma: a actual situação é potencialmente MUITO séria para o cenário Bull, e com o dinheiro NÃO se brinca! Pelo menos, eu pretendo mesmo preservar a TODO o custo o meu capital, mesmo que para isso tenha de perder algumas oportunidades para o aumentar rapidamente...
Meanwhile... we get cautious, naturally... mas agora com um pendor de CP mais Bear no DAX, cuja repentina subida parece não só exagerada como injustificada, tendo em conta os resultados das empresas e os dados económicos da Alemanha e da zona euro, bem como a escalada do preço dos combustíveis e ainda a apreciação do euro. Logo, tudo factores desfavoráveis para os próximos tempos, veremos se tal se reflecte ou não na escalada ou possível correcção mais acentuada do índice. Para já, nada se pode dizer, há que esperar, estar atento e... ver!!!
Rui leprechaun