Caro Valves,
Em relação ao TGV há que distinguir entre a ligação Lisboa-Madrid (que a meu ver, faz sentido, na perspectiva de uma linha europeia de alta velocidade, desde que permita também o transporte de mercadorias) e as restantes ligações (Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Aveiro-Madrid, ...).
Estas restantes ligações não me parecem muito interessantes para o País, visto que:
+ Porto - Lisboa - o Alfa, com a linha quadruplicada (duas linhas para regionais e inter-regionais e, duas linhas para alfas, intercidades e outros que necessitem de ser rápidos) para a qual já se gastou e se está a gastar muito dinheiro, não deveria demorar mais de 2h15 - o Alfa já hoje faz 180-190 km/h em muitos troços da linha. O TGV demorará 1h30 - 1h45, i.e., ganha-se 30 a 45 minutos. Valerá a pena o investimento adicional necessário ?
+ Porto - Vigo - provavelmente resolve-se com a melhoria da linha, de modo a poderem ser utilizados Alfas e Intercidades [suponho que os custos sejam significativamente menores],
+ Aveiro - Madrid - em minha opinião é necessário modernizar a linha da Beira Alta, mas isso poderá ser feito sem necessidade de TGV (precisamos de uma linha para passageiros e mercadorias) [suponho que os custos sejam significativamente menores]
Bons negócios,
jepm
valves Escreveu:Boas tardes em relação ao Aeroporto da Ota 100 % de acordo de que é totalmente desnecessário agora em relação ao TGV já não me parece uma obra assim tão descabida o TGV vai tornar bastante mais rapido a ligação Norte/Sul vai melhorar a capacidade de mobilidade de pessoas e bens para alem de a ligação a espanha e á Europa ficar mais rapida. Agora é preciso ver que estes 2 investimentos são necessários o sector privado por si só não consegue puxar a economia e se a economia não crescer acima de 2% o que será impossivel sem os tais investimentos que foram referidos simplesmente o desemprego não vai decrescer ...
Um abraço
Vasco
Em relação ao TGV há que distinguir entre a ligação Lisboa-Madrid (que a meu ver, faz sentido, na perspectiva de uma linha europeia de alta velocidade, desde que permita também o transporte de mercadorias) e as restantes ligações (Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Aveiro-Madrid, ...).
Estas restantes ligações não me parecem muito interessantes para o País, visto que:
+ Porto - Lisboa - o Alfa, com a linha quadruplicada (duas linhas para regionais e inter-regionais e, duas linhas para alfas, intercidades e outros que necessitem de ser rápidos) para a qual já se gastou e se está a gastar muito dinheiro, não deveria demorar mais de 2h15 - o Alfa já hoje faz 180-190 km/h em muitos troços da linha. O TGV demorará 1h30 - 1h45, i.e., ganha-se 30 a 45 minutos. Valerá a pena o investimento adicional necessário ?
+ Porto - Vigo - provavelmente resolve-se com a melhoria da linha, de modo a poderem ser utilizados Alfas e Intercidades [suponho que os custos sejam significativamente menores],
+ Aveiro - Madrid - em minha opinião é necessário modernizar a linha da Beira Alta, mas isso poderá ser feito sem necessidade de TGV (precisamos de uma linha para passageiros e mercadorias) [suponho que os custos sejam significativamente menores]
Bons negócios,
jepm