Lucros da Media Capital mais que duplicam no primeiro semestre (act)
26-07-2005 08:33 por Canal de Negócios
Lucros da Media Capital mais que duplicam no primeiro semestre (act)
A Media Capital anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre ascenderam a 8,7 milhões de euros, mais que duplicando o registado no período homólogo de 2004 e em linha com as previsões dos analistas.
De acordo com uma sondagem elaborada pela Reuters, os analistas esperavam que a empresa liderada por Paes do Amaral registasse, em média, lucros de 9,02 milhões de euros.
Os lucros obtidos no primeiro semestre representam um crescimento de 113% face aos 4,74 milhões de euros obtidos nos primeiros seis meses de 2004.
No primeiro semestre deste ano os proveitos consolidados subiram 7% para 110,6 milhões de euros, com o negócio de televisão a crescer 12%, a rádio a subir 9%, enquanto a publicidade exterior registou uma queda de 18%.
As receitas publicitárias subiram 6%, uma evolução que a empresa atribui «ao aumento das audiências no segmento de Televisão, em que a TVI liderou tanto em ‘prime time’ como no total do dia, o que levou a um reforço da sua liderança em quota de mercado publicitário».
«O crescimento de 54% nas vendas de revistas e de 3% nas outras receitas não publicitárias, contribuíram também para a evolução positiva verificada no total de
proveitos do Grupo», refere a mesma fonte.
O EBITDA foi de 22,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 11% face ao período homólogo de 2004. A margem EBITDA melhorou 0,7 pontos percentuais para 20,5%, com a Media Capital a registar melhorias no negócio de televisão e na rádio, e uma descida de margens na publicidade exterior.
Analisando apenas o segundo trimestre, as receitas totais aumentaram 1%, e os resultados líquidos também desceram 1% para 7,42 milhões de euros.
Custos aumentam com futebol e Quinta
Os custos operacionais registaram um crescimento de 6%, para 87,9 milhões de euros.
A Media Capital diz que esta subida é em «resultado do aumento das receitas na área não publicitária do segmento de televisão (2 milhões de euros de aumento nos custos), subida nos custos de programação (2,3 milhões de euros) sobretudo devido à transmissão de jogos da Superliga Portuguesa de Futebol e ‘reality shows’ (Quinta das Celebridades) e a 0,9 milhões de euros referentes ao novo plano de atribuição de opções de compra e/ou de subscrição de acções para 2005.
Os custos e perdas financeiros diminuíram 23% para 4,31 milhões de euros.
Na TVI, o activo mais importante da Media Capital, os resultados operacionais subiram 24% para 20,4 milhões de euros, com o EBITDA a crescer 20% e as receitas a subirem 12%.
As receitas publicitárias aumentaram 9%, com a TVI a liderar as audiências, devido à Quinta das celebridades, transmissões de jogos de futebol e novelas.
Na rádio a empresa passou de prejuízos operacionais para resultados operacionais positivos de 350 milhões de euros, enquanto na publicidade exterior verificou-se o inverso, com a empresa a apurar um prejuízo operacional de 12 mil euros, contra resultados operacionais positivos de 1,45 milhões de euros no período homólogo.
«Este desempenho obtido pela MCO resulta principalmente da retracção do mercado de publicidade exterior neste período, condicionado pelo efeito do Euro 2004, bem como pelo período eleitoral que se arrastará ao longo de todo o ano de 2005», explica a empresa.
No final do primeiro semestre a Media Capital tinha uma dívida total d 120,8 milhões de euros, menos 2% do que no final de 2004.
As acções da Media Capital subiam 0,43% para os 7,05 euros, depois de ontem terem atingido um novo máximo histórico nos 7,15 euros.
26-07-2005 08:33 por Canal de Negócios
Lucros da Media Capital mais que duplicam no primeiro semestre (act)
A Media Capital anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre ascenderam a 8,7 milhões de euros, mais que duplicando o registado no período homólogo de 2004 e em linha com as previsões dos analistas.
De acordo com uma sondagem elaborada pela Reuters, os analistas esperavam que a empresa liderada por Paes do Amaral registasse, em média, lucros de 9,02 milhões de euros.
Os lucros obtidos no primeiro semestre representam um crescimento de 113% face aos 4,74 milhões de euros obtidos nos primeiros seis meses de 2004.
No primeiro semestre deste ano os proveitos consolidados subiram 7% para 110,6 milhões de euros, com o negócio de televisão a crescer 12%, a rádio a subir 9%, enquanto a publicidade exterior registou uma queda de 18%.
As receitas publicitárias subiram 6%, uma evolução que a empresa atribui «ao aumento das audiências no segmento de Televisão, em que a TVI liderou tanto em ‘prime time’ como no total do dia, o que levou a um reforço da sua liderança em quota de mercado publicitário».
«O crescimento de 54% nas vendas de revistas e de 3% nas outras receitas não publicitárias, contribuíram também para a evolução positiva verificada no total de
proveitos do Grupo», refere a mesma fonte.
O EBITDA foi de 22,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 11% face ao período homólogo de 2004. A margem EBITDA melhorou 0,7 pontos percentuais para 20,5%, com a Media Capital a registar melhorias no negócio de televisão e na rádio, e uma descida de margens na publicidade exterior.
Analisando apenas o segundo trimestre, as receitas totais aumentaram 1%, e os resultados líquidos também desceram 1% para 7,42 milhões de euros.
Custos aumentam com futebol e Quinta
Os custos operacionais registaram um crescimento de 6%, para 87,9 milhões de euros.
A Media Capital diz que esta subida é em «resultado do aumento das receitas na área não publicitária do segmento de televisão (2 milhões de euros de aumento nos custos), subida nos custos de programação (2,3 milhões de euros) sobretudo devido à transmissão de jogos da Superliga Portuguesa de Futebol e ‘reality shows’ (Quinta das Celebridades) e a 0,9 milhões de euros referentes ao novo plano de atribuição de opções de compra e/ou de subscrição de acções para 2005.
Os custos e perdas financeiros diminuíram 23% para 4,31 milhões de euros.
Na TVI, o activo mais importante da Media Capital, os resultados operacionais subiram 24% para 20,4 milhões de euros, com o EBITDA a crescer 20% e as receitas a subirem 12%.
As receitas publicitárias aumentaram 9%, com a TVI a liderar as audiências, devido à Quinta das celebridades, transmissões de jogos de futebol e novelas.
Na rádio a empresa passou de prejuízos operacionais para resultados operacionais positivos de 350 milhões de euros, enquanto na publicidade exterior verificou-se o inverso, com a empresa a apurar um prejuízo operacional de 12 mil euros, contra resultados operacionais positivos de 1,45 milhões de euros no período homólogo.
«Este desempenho obtido pela MCO resulta principalmente da retracção do mercado de publicidade exterior neste período, condicionado pelo efeito do Euro 2004, bem como pelo período eleitoral que se arrastará ao longo de todo o ano de 2005», explica a empresa.
No final do primeiro semestre a Media Capital tinha uma dívida total d 120,8 milhões de euros, menos 2% do que no final de 2004.
As acções da Media Capital subiam 0,43% para os 7,05 euros, depois de ontem terem atingido um novo máximo histórico nos 7,15 euros.