
Enviado:
19/7/2005 11:27
por soeirinho
Factos Relevantes 19 de Julho de 2005
MEDIA. Antevisão de resultados 2º trim - Um teste às condições económicas
Este trimestre terá um comparável difícil, já que o segundo trimestre do ano transacto foi o mais forte do ano, devido ao Euro2004, Rock in Rio e às eleições europeias (que se traduziram numa receita adicional de €1mn por cada operador televisivo em sinal aberto). Dada a evolução negativa em termos de audiências, a Impresa, via SIC, deverá ser a empresa que apresentará comparativos menos favoráveis. O inverso deverá acontecer relativamente a Media Capital, dada a evolução nas audiências lhe ter sido favorável e de ter um comparável menos exigente, já que praticamente não beneficiou do Rock in Rio. A divisão de Outdoors deverá ter uma performance fraca, que deverá conduzir a uma revisão em baixa dos objectivos divulgados pela empresa. Relativamente a Cofina, a divisão de jornais deverá beneficiar do atraso da resolução do negócio da Lusomundo Media, já que a circulação dos principais jornais deste grupo têm vindo a ser afectada. No que diz respeito às revistas, as receitas deverão subir significativamente ao nível da circulação, em resultado da "Sábado" (que foi lançada a meio de 2004), embora as receitas de publicidade possam não reagir da mesma forma, tendo em conta a evolução mostrada no primeiro trimestre. Além disso, o esforço de promoção desta revista e a concorrência mais forte por parte da Media Capital no segmento de revistas "cor-de-rosa" poderão penalizar o EBITDA desta área.O aspecto mais importante desta época de resultados será percepcionar a evolução ajustada do mercado publicitário como um todo e por segmento. Tal como salientámos no último Media Report (datado de 23 de Maio), o principal risco para estas empresas prende-se naturalmente com a situação económica actual e futura. Os últimos indicadores económicos mostram que a economia portuguesa deverá sofrer restrições relevantes ao longo dos próximos anos. Neste enquadramento, as hipóteses de se verificarem taxas de crescimento mais baixas do mercado publicitário são agora mais elevadas que anteriormente. No entanto, existem alguns aspectos que poderão minorar este impacto, nomeadamente o aumento da concorrência nalguns sectores de crucial importância para a publicidade. Poderá igualmente assistir-se à deslocação intrasegmentos do investimento publicitário, em favor daqueles que têm uma relação custo/benefício mais atractiva, que deverá beneficiar a televisão.Preferimos esperar pelos dados semestrais das empresas antes de efectuarmos alguma alteração ao nível das nossas estimativas e avaliações. Nesta altura, acreditamos que a Impresa é aquela que apresenta maior probabilidade de revisão em baixa, tendo em consideração o impacto duplo de piores audiências e menor crescimento do mercado publicitário, bem como a apreciação do dólar face ao euro. Relativamente a Media Capital, apesar das audiências actualmente estarem a compensar a menor pujança do mercado, a sua performance operacional de medio/longo prazo está também ela dependente da evolução prevista para o mercado publicitário.
Datas de divulgação de resultados:
Impresa - Sexta-feira - 22 de Julho, antes do mercado abrir.
Media Capital - Terça-feira - 26 de Julho, antes do mercado abrir.
Cofina - Sexta-feira - 9 de Setembro.
(ver Sector Report ? Media de 18 de Julho)
(IBM:NYS) A IBM apresentou ontem após o fecho do mercado os resultados do 2ºtrimestre. Os lucros subiram 6.6%, tendo o EPS sido de $1.14 vs consenso de $1.12. As receitas foram de $22.3Bn vs consenso de $21.9Bn. A IBM revelou que o investimento das empresas em software está forte na Ásia e na América, mas continua fraco na Europa. A empresa valorizou-se cerca de 3% no after-market.
(FTE:PAR) A France Telecom confirmou esta manhã que está a estudar lançar uma oferta de compra sobre a unidade móvel (Amena) do grupo espanhol Auna. Segundo a imprensa, a France Telecom avalia a Amena (terceira maior operadora móvel espanhola) em €9Bn.
(PP:PAR) A JP Morgan reviu em baixa a recomendação sobre a PPR de overweight para neutral.
(SGO:PAR) A Goldman Sachs reviu em alta a recomendação sobre a Saint-Gobain de in-line para outperform.
(MUV2:FRA) A Munich Re revelou que os lucros do 2ºtrimestre serão reduzidos em €400Mn, devido à necessidade em aumentar as provisões da sua unidade norte-americana. A seguradora reiterou o seu objectivo de ROE de 12% para o final do ano.
(DBK:FRA) A Goldman Sachs reviu em alta a recomendação sobre o Deutsche Bank de underperform para in-line.
(C:NYS) O Citigroup, o maior banco norte-americano, apresentou um resultado do 2ºtrim. de $5.07Bn, ou $0.97 por acção, abaixo dos $1.02 esperados. Os lucros do trading de obrigações, câmbios e commodities caíram 28% para $1.83Bn, enquanto os do trading de acções cresceram 40% para $728Mn. Os lucros na banca de retalho, que representa mais de metade das receitas, cresceram 6% para $2.9Bn, com um crescimento de 3% nas receitas para $12Bn.
(BAC:NYS) O Bank of America, o segundo maior norte-americano, apresentou um lucro do 2ºtrim. de $1.06 por acção, ultrapassando o consenso, que apontava para $1.01.
2005/07/19 - 10:33
Fonte: Millennium bcpinvestimento