EUA: Abertura calma apesar de previsões optimistas e bons indicadores
Nova Iorque deverá abrir junto à linha de água, revelando alguma indecisão após os fortes ganhos da última semana, apesar dos bons indicadores económicos e das previsões optimistas da gigante General Electric. Os futuros sobre os principais índices encontravam-se praticamente inalterados.
Foi divulgado o indicador Empire Manufacturing de Julho, que subiu de 11.7 para 23.9, o valor mais alto deste ano, quando o consenso apontava para 10.0. A subida do indicador beneficiou do aumento das encomendas e queda de stocks, revelando uma reaceleração da actividade económica no Estado de Nova Iorque.
O índice de preços no produtor também trouxe boas notícias, ficando inalterado em julho quando se esperava uma subida de 0.4% (vs. ?0.6% no mês anterior). Excluindo alimentação e energia o índice caiu 0.1%, (vs. +0.1% esperados e verificados em Junho), confirmando a inexistência de pressões inflacionistas.
Os stocks das empresas aumentaram 0.1% em Maio, abaixo dos 0.2% esperados e dos 0.3% de Abril.
As taxas de juro reagiram em ligeira alta, encontrando-se os 10 anos a subir 1pb nos 4.18%. O Dólar também beneficiou dos indicadores, subindo cerca de 0.4% face ao Euro para 1.2040.
O petróleo recuperava esta manhã 0.7% nos $58.2, após uma forte queda na sessão de ontem provocada por previsões de que o furacão Emily não passe pelas infra-estruturas petrolíferas do Golfo do México.
Os investidores aguardam agora a divulgação da produção industrial (14h15m) e do índice de confiança da Universidade de Michigan 14h45m.
(GE:NYS) A General Electric apresentou esta manhã os resultados do 2ºtrimestre, tendo os lucros registado uma subida de 24% (taxa de crescimento mais elevado dos últimos seis trimestres), suportados pelo aumento das encomendas de equipamentos industriais (caso dos motores para aviões) e crescimento nas áreas de energia e financeira. Refira-se que os lucros subiram em 10 das 11 principais áreas de negócio. O EPS foi de $0.44 em linha com o esperado e as receitas atingiram os $41.6Bn, também em linha com o esperado. A empresa reviu em alta o limite inferior do intervalo de estimativa do EPS para o final do ano, de $1.78 a $1.83 para $1.80 a $1.83.
(C:NYS) O CEO do Citigroup (nº2 do banco) anunciou ontem o seu pedido de demissão.
2005/07/15 - 14:04
Fonte: Millennium bcpinvestimento