Ertai Escreveu:Não és a única vítima destes sistemas fantabulásticos. Já vi muita boa gente a tentar aplicar logo na prática este tipo de sistemas. Ora se bem, se pensares duas vezes chegas às conclusões mais óbvias:
1 - O rácio de ganho/perda é insustentável e as probabilidades começam a assemelhar-se ao ganhar no casino ou ganhar um 3 todas as semanas no totoloto com apenas 1 jogada
2 - Se esse tipo de sistema funcionar nem precisas de 6 meses para te tornares milionário/bilionário (claro que com TW terias sérios problemas com a liquidez e terias de passar para os futuros para negociar milhões).
Tenta olhar sempre para o lado probabilistico do problema... existem detalhes estatísticos neste tipo de sistemas que deitam tudo por terra...
Ó meu hiper-realista...
...daqui fala o fantasista!
Mas já vi que por aqui imperam mesmo as ideias limitativas dos impossíveis... que gente de vistas curtas e almas tão diminutas!
Há que sonhar... ousar... fantasiar... e se sou um leprechaun... I'm always dreaming around!!!
Começando pelo ponto 2, a minha resposta é continuamente a mesma: NÃO há reinvestimento de lucros... ponto final! São apenas 1000 euros que se duplicam todos os meses - na melhor das hipóteses, note-se! - logo, o dinheiro não se vai esgotar no mundo! Bem, precisaria de mais de 80 anos para chegar ao mítico milhão e nessa altura já devo estar reformado... até do trading!
Hum... mas talvez deva começar a pensar em grande, afinal. É que eu falo de centenas ou um par de milhares e vêm-me logo com conversas de milhões... mas quem é que vende ilusões?
Pois esta sugestão de trading que ontem coloquei aqui começa a interessar-me deveras... De facto, tenho estado a meditar bastante sobre essa ideia do trade único, aproveitando alguma melhor definição do mercado ou dos índices, e cada vez me faz mais sentido experimentá-la na prática.
É que uma coisa que tenho notado várias vezes, e ainda ontem e hoje aconteceu isso, é que por vezes eu corto os trades ganhadores demasiado cedo e quando inverto de posição no intraday – de curto para longo ou vice-versa – se fizer as contas aos ganhos de ambos os trades, eles são quase sempre inferiores àquilo que eu teria lucrado se mantivesse a aposta inicial. De facto, para inverter um trade é preciso que o movimento, ascendente ou descendente, se esgote, pelo que só muito raramente essa inversão será imediata. Ou seja, eu continuaria a ganhar mais alguns pontos – sobretudo quando aposto a favor da tendência principal – pelo que, e tendo em linha de conta as inevitáveis despesas de negociação e ainda o facto de eu movimentar um capital de facto diminuto, o segundo ganho muitas vezes não compensa.
É claro que quando a volatilidade regressar aos mercados outro galo cantará, e quem não se adaptar rapidamente às novas circunstâncias pode ficar em apuros desde logo! Bem, este é outro tema, mas a rapidez e agilidade de raciocínio são essenciais no trading. Yeah, os teimosos dão-se mal, e é esse talvez o principal motivo pelo qual as minhas perdas tendem a ser tão avultadas... Eu continuo a pensar que estou certo, e afinal...
A propósito dessa relação entre trades positivos e negativos em warrants, fiz as contas ao número de vezes que negociei warrants do DAX, desde 28 de Fevereiro até hoje, tanto normais como turbo, e os resultados estão no quadro a seguir:
Warrants ..... Positivos ... Negativos ... Relação
67 Warrants ..... 57 ............ 10 ............. 6/1
44 TW ............... 35 .............. 9 ............. 4/1
Total DAX .......... 92 ............ 19 ............. 5/1
Ou seja, essa proporção 4 para 1 é inteiramente realista... pelo menos no meu caso! Afinal, basta apenas acertar na tendência, no big deal. E para o trade único ser mais certeiro, o ideal é conjugar a tendência mais alargada de curto ou médio prazo, com aquela que também estamos a contemplar no intraday... that’s it! Ora aqui está mesmo uma ideia a levar muito a sério...
Anyway, provavelmente nada disto bate uma estratégia que eu estou farto de apregoar, talvez já desde Maio, creio, mas que não tenho seguido, já que compro e vendo e recompro e... mais nada! Continuo a sustentar que a compra, agora talvez em princípios de Agosto, quando se iniciar um novo ciclo de alta, após passarmos por este período sazonalmente débil que é o final de Julho, de qualquer warrant normal
call, em especial os de strike a 4700, 4800 e 5000 – indo do mais seguro para o mais arriscado – deverá proporcionar, até ao final de Agosto e/ou princípios de Setembro, uma rentabilidade mínima de 100%, e talvez ainda bastante superior, caso o frenesim das subidas se acentue mesmo no estertor final. E é só comprar, manter em carteira e vigiar... mais nada! Claro que depois há que saber quando vender. Eu talvez o fizesse quando o capital investido duplicasse, mantendo contudo ainda metade dos
call à espera de mais valorizações. Deste modo, teria já recuperado o dinheiro investido, de modo que todo o acréscimo seria puro lucro. É óbvio que não iria esperar até à data da maturidade, mas venderia antes do último dia de negociação.
Bem, vamos lá ver se não me esqueço do meu próprio conselho e arranjo uns 500 euros para comprar algum desses 3 warrants. Logo, é como digo, qualquer estratégia só pode de facto considerar-se bem sucedida se bater este simples buy and hold... and sell for a BIG profit!!! E relembro que os dois warrants de que mais tenho falado, o 4800 e 5000 do CZ, valorizaram a bagatela de 200% e 300%... não num mês, nem em três semanas, nem sequer em duas... mas apenas no escassíssimo período de uma semana e um dia... apenas SEIS (!!!) trading days!!! Simplesmente espantoso... e verídico!!! Mais ainda, para este cálculo eu nem conto com essa quinta-feira fatídica, mas estou a fazer as contas unicamente a partir das cotações – baixíssimas, por sinal! – que ambos os warrants atingiram na manhã de sexta-feira, já com o DAX muito perto dos 4600 pontos. Bem, eu até comprei uma pequena posição no 4800, mas vendi-a ainda no mesmo dia, sempre era sexta-feira...
Em conclusão: isto é fácil e não é fácil! Se tivermos mesmo uma convicção funda de qual vai ser o rumo do mercado nos próximos tempos – e eu mantenho a visão Bull até Setembro – então nada melhor do que apostar nos warrants (normais) mais apropriados e medir o risco dessa decisão. Afinal, a perspectiva de duplicar... triplicar... mesmo quadruplicar o capital num par de meses... ou 3 ou 4 que sejam!... é altamente apelativa, certo? Difícil é talvez manter essa aposta sem ficar seduzido pela realização das chorudas mais valias que então vão aparecendo. E cá está, continuo a falhar nesta simples estratégia de deixar os lucros correr e cortar logo as perdas!!!
So much still to learn, so much... really! And I want to learn as much and as quickly as I can!
Oh please, come to me, dear wisdom... loud and clear!
For you’re surely always near...
Rui leprechaun
(...and I am a wandering sear...)
PS: E o S&P lá arrebitou no final, conseguindo alcançar o Pivot (1228) que agora deve actuar como resistência. Duvido que o ultrapasse, eu venderia o indice aí...
Mas esta sessão pode marcar um topo de curto prazo, o qual é ainda possível de acontecer até quarta-feira. Hum... mas cheira-me mesmo que ficamos por aqui... para já!
Quanto ao DAX... os detentores do TW
put 4725 não se podem considerar muito seguros... a sorte de hoje não dura sempre! Mas talvez o índice acalme, aliás 5 - CINCO!!! - máximos seguidos seria demasiado... até já eu ando a ficar assim ourado... olho tanto lá p'ra cima que 'inda fico co'o pescoço... agirafado!!!
