E com nome de código...
...ó 38... da 4ª companhia!
Eu nem sei que gap é esse de que falas, mas presumo que seja qualquer valor mais elevado que ficou por preencher, será?
Talvez até já tenha sido fechado o misterioso gap, não sei. De qualquer modo, os mini-ciclos de McClellan apontam para um low no Nasdaq algures no final da próxima semana e um novo topo uma semana depois. Veremos...
Mas eu concentro-me, sobretudo, no S&P e era mesmo esse o índice que eu mais desejava negociar, o que creio ser só possível através de corretoras americanas. Em contratos alavancados, é evidente!
Entretanto, e já que falo nele, eis os valores do Pivot point para esta sessão épica:
P: 1.222 R1: 1.225 R2: 1.227 S1: 1.220 S2: 1.218
Após a fulgurante subida inicial, com o tal fecho de curtos previsto pelo Nichols, o índice recuou quase 100% dessa subida, até à zona da 1ª resistência, tendo já ultrapassado a 2ª resistência e movimentando-se de novo em direcção ao anterior máximo ora quebrado.
Tudo comportamento normal... e bullish! Recuperámos assim, neste momento, 50% da descida, ou seja, estamos em plena zona do anterior máximo de Março, nos 1229.
Quanto a mim, mantive naturalmente o meu longo e logo no TW mais alavancado de todos os que actualmente existem! Há que tentar recuperar as perdas absurdas, é só. Mas os TW são mesmo para fechar na sexta-feira, podendo eventualmente ser trocados por algum warrant normal. Amanhã, com o decorrer da sessão, verei se vale a pena correr esse risco de manter posições abertas no fim de semana.
Entretanto, se o Nichols estiver correcto na sua visão, é evidente que não será de esperar a débacle que sucedeu após 7 de Março e os anteriores máximos. Aliás, ainda pode haver espaço para mais subidas até meio da próxima semana, mas será mais lógico e prudente não contar com isso.
Quem estiver longo em warrants mais seguros, quer vanilla quer turbos de strike baixo e pequena elasticidade, talvez os possa continuar a manter em carteira, caso não sinta necessidade de os negociar para recomprá-los a melhor preço, uma opção que tem os seus riscos...
De resto, e na actual conjuntura, qualquer correcção nos preços é bem vinda para acumular posições a valores mais convidativos. Vamos lá ver se é isso que eu faço, que treinar a disciplina e o autocontrolo é mesmo aquilo de que sinto uma necessidade mais urgente agora! Perante isto, os aspectos técnicos do trading estão mesmo numa posição secundária, já que é mais difícil não perder do que ganhar. Ou seja, na gestão dos trades negativos é que está o sucesso do êxito, parece-me. Porque para realizar negócios com lucro, basta seguir a tendência... not a big deal!
"The Disciplined Trader" de Mark Douglas: eis o livro que eu mais adorava ler agora! Ainda o hei-de encomendar, um dia, obrigatoriamente!
Aprender a ser disciplinado e paciente, esperar a presa - as oportunidades - como o leão na selva! Mais do que tudo, é mesmo isso que eu tenho de saber. E, claro, separar as contas correntes da minha conta de trading, ainda que transfira com regularidade - semanalmente, de preferência - os desejáveis proventos da minha actividade.
Os meus objectivos são realistas... até modestos!... nas actuais circunstâncias. Posso dizer que os vejo ao virar da esquina, que os apalpo quase! Mas essa impaciência pelo sucesso, esse desejo excessivo e brutal tem de ser dominado, com paciência e suavidade. Yeah, é como digo... comporto-me como um teenager no 1º namoro... ávido e sem decoro!!!
I must learn to wait and be still... da mesma forma que os carnívoros se movem silenciosamente e contra o vento para não alertarem a presa...
Afinal, apenas um único negócio por dia com um modesto lucro de 10-12 pontos, numa compra de 1000 TW a cerca de 1,5 euros, pode gerar cerca de 75-80 euros de lucro diário, o que representa 5% do capital aplicado. Bem, feitas as contas... temos 100%... ao mês!!!
Difícil? Não me parece! O segredo? Jogar a favor da tendência... sempre!... e comprar apenas pela certa, isto é, nos suportes em tendência de alta e nas resistências em tendência de baixa.
Simplicíssimo, em teoria, um pouco mais difícil na negociação prática. Mas hei-de chegar lá, os meus próprios disparates apenas hão-de fortalecer essa convicção e esse desejo... I will succeed soon... NOW!!!
Quero negociar correctamente, é esse o objectivo. Quanto aos lucros, eles serão uma mera consequência dessa visão perfeita do mercado e da obediência disciplinada a um método em que acredito.
So... no more stupid mistakes... please! Learn to correct them quickly... and trust yourself... not blind luck! I am a winner, not a sinner!
Entretanto, o S&P ficou-se apenas pelos 50% na subida e está agora de novo entre as duas resistências intraday (1225 e 1227), aproximando-se mesmo da 1ª, ou seja, corrigindo todo o anterior movimento de alta. Veremos o que se segue, mas seria bom que a resistência - cujo valor é o anterior máximo do ano em fecho - funcionasse agora de suporte, claro.
So, everything is perfect, my mind is still. E amanhã, prosseguiremos no caminho da recuperação, rumo à soma positiva no deve e haver entre perdas e lucros.
And I am always winning me... I'm the best prize to be!
Rui Vaz da Fonseca
PS: Sim... estou sereno, feliz e confiante... foi só um pequeno contratempo... irrepetível!
