Re: OK! I promise I will return... in September!
fproenca Escreveu:Só espero que em setembro estejas por cá na tal data que anuncias e não sejas como muitos que aparecem por cá a projectar muito e depois com uma desculpa qualquer desaparecem com o tempo
Prometido, ó Proença!
Concordo por inteiro com tudo o que escreveste. Mas é em MIM que eu tenho confiança, o mercado é secundário. E, obviamente, confio no método que criei e aperfeiçoei, porque, como tu próprio disseste, devemos negociar aquilo com que nos sentimos à vontade.
Aliás, com os mercados a subir ou a descer, mesmo assim é possível lucrar de ambos os lados, e também tenho feito negócios short ganhadores e outros longos perdedores. Logo... se sobe ou se desce talvez nem seja tão importante assim, afinal.
Ah!... mas que sobe, sobe!
Mas o ponto principal nem está na previsões, afinal esta questão dos ciclos e da sazonalidade não é, nem pode ser, 100% garantida! O importante é saber como negociar os números e as nossas expectativas sobre eles, e é esse o teste decisivo que eu ainda não fiz!
Logo, talvez me deva manter calado por uns tempos... hum, difícil!
De qualquer modo, não é sequer preciso esperar por Setembro. Disse e mantenho que deveremos ter um novo topo do mercado no timeframe 15-20 de Julho. É óbvio que a previsão não é minha, trata-se da pura extrapolação da sazonalidade para este período - início do Q3 - dos mercados americanos. E até agora, tudo bem, MESMO com o dia de ontem! Logo, por que razão hei-de modificar a minha visão?
Afinal, basta que o S&P feche, no final da próxima semana, acima dos 1205 pontos - nada de excepcional, certo? - e não desça, em NENHUM dia, abaixo dos 1191. É certo que eu até espero que ele faça novos máximos anuais, talvez. Mas tal não é obrigatório para validar o topo deste ciclo e, curiosamente, um fecho abaixo dos 1230 pontos prolongaria ainda mais a indecisão Bull-Bear, o que seria quase hilariante... oh boy... we could go on and on... forever!!!
É sempre em MIM que eu confio, Proença, o mercado é apenas outro instrumento dessa afirmação. Porque eu SOU e sempre serei... and financial markets will come and go... into perpetual oblivion... one day...
Já agora, há alguns temas de carácter geral que eu ainda gostaria de debater um dia neste espaço. Um prende-se com os aspectos éticos da negociação em Bolsa, mormente a especulação pura, e o outro com a sustentabilidade do actual modelo económico em que assenta toda esta manigância das Bolsas e similares. Que deve ter os dias contados, é essa a minha fortíssima convicção. E ainda no nosso tempo de vida, talvez o mercado, tal como o conhecemos, tenha só mais alguns anos de existência.
Assim, nós estaremos aqui, mas ele já não... we are eternal, the market is just a temporary thing. It came into existence and it will vanish into NOTHING... soon!
Ora, mas gozemo-lo enquanto o temos!!!
Rui leprechaun
PS: Sim, o segredo é a dádiva e a partilha, não a ganância e a acumulação obscena de riqueza malsã... This present affair of things will have to cease... very soon indeed!!!