Página 1 de 2

MensagemEnviado: 8/7/2005 1:20
por tava3
Faltou dizer que a guerra ao terrorismo se resume ao aumento da vigilancia, controlo de entradas e saidas, (que é contraditorio com o conceito de liberdade), e a investigaçoes de resultados duvidosos, pois os inimigos publicos continuam a monte. Ou seja, em termos de segurança nao está igual a 2001, está pior.

:roll:

MensagemEnviado: 8/7/2005 0:46
por tava3
Eu acho que nem chega a haver uma guerra contra o que quer que seja por razoes de segurança, isto é politica , economia, geoestrategia. Se nao vejamos, a america tem muitas fabricas de armamento e stocks cheios, é preciso despejar e fabricar de novo. A america é o maior consumidor de petroleo, o iraque é um dos maiores produtores. A america tem grandes empresas de construçao o iraque foi destruido pelo armamneto do ponto anterior é preciso reconstruir. O curioso é que estas empresas têm relaçoes perigosas com as figuras principais desta administraçao. E por fim, o iraque é o melhor pais para a america fazer uma base bem no centro do medio-oriente, depois dos problemas tinham vindo a ter com a arabia saudita.

Os atentados para os arabes sao vingança, para a america sao a razao de novas intervençoes contra os maus???

:)

MensagemEnviado: 8/7/2005 0:26
por MarcoAntonio
pedras11 Escreveu:Sim. Mas colocou em causa a guerra ao terrorismo.


Pois coloquei. E daí? Porque é que me lembrou que o 11 de Setembro ocorreu antes da Guerra ao Terrorismo?

É por essa razão que a Guerra ao Terrorismo (que nasceu precisamente devido ao 11 de Setembro) deixa de ser um fracasso?

Repare, constroi uma casa e às páginas tantas a sua casa é incendiada (por incendiários).

Enceta uma Guerra aos Incendiários e convida os seus amigos a participar dela. Como resultado disso ocorrem mais dois incendios precisamente em casa dos amigos a quem recorreu (não obstante as medidas ofensivas e defensivas que desenvolveram).

Esta Guerra aos Incendiários foi um fracasso ou não?

Nestas condições não sería melhor estudar uma nova linha de acção dado que esta em nada alterou a realidade dos factos, que o nível de segurança é basicamente o mesmo antes e depois de encetada a Guerra aos Incendiários?

E com a agravante de ter alargado o raio de acção dos Incendiários.


Nota: Sem querer editei o teu post em vez de responder pelo que se perdeu parte de teu post original.

MensagemEnviado: 8/7/2005 0:04
por tava3
Concordo que este nao é o caminho na luta contra o terrorismo, aliás no iraque nao foi esse o objectivo da guerra, apesar daquela encenaçao toda que se estendeu até aos açores, (com a afirmaçao do nosso ex-1º de que tinha visto as tais provas). Penso que só nao somos um alvo prioritario porque nao participamos no ataque inicial, e os nossos nao eram militares mas policias. É verdade que os atentados já vêm de trás, mas vendo bem, basta ver a nacionalidade dos terroristas e a relaçao da americas com esses paises. Eles lá têm as suas razoes apesar dos metodos utilizados serem reprovaveis. Este tipo de estrategia nao apaga os fogos ateia-os mais ainda, o que pode levar a atentados mais "eficazes" em termos de numero de mortes, como atacar depositos de agua, centrais nucleares etc.

Re: Marco António.....

MensagemEnviado: 7/7/2005 23:53
por pedras11
Sim. Mas colocou em causa a guerra ao terrorismo.

MensagemEnviado: 7/7/2005 23:41
por zé povinho
para quem relacionou os atentados com a falta de fronteiras na Europa...

a Inglaterra não o fez, e isso de nada lhes serviu.

Re: Marco António.....

MensagemEnviado: 7/7/2005 23:38
por MarcoAntonio
pedras11 Escreveu:...é só para lembrar que o 11 de Setembro foi antes da guerra ao terrorismo.

Um abraço.


Pedras11, eu comparei o momento actual com o do dia 12 de Setembro de 2001 e referi os dois atentados na Europa.

Marco António.....

MensagemEnviado: 7/7/2005 23:35
por pedras11
...é só para lembrar que o 11 de Setembro foi antes da guerra ao terrorismo.

Um abraço.

Atentados

MensagemEnviado: 7/7/2005 23:33
por jarc
Atentados existem de há séculos, hoje têm a dimensão própria de outros tempos, mas quem não se lembra do período em que fazer explodir aviões ou ameaçar com a explosão enchia telejornais. Para o mercado o importante é perceber se há gravidade do ponto de vista financeiro. Não havendo prejuízo financeiro significativo nada se passa para além de deixar vender quem fica em pânico; hoje ficou claro que da próxima o mercado pode nem chegar a vacilar por esse facto.
Para as pessoas trata-se obviamente de um acontecimento trágico, com a marca de uma violência que tb não deixa de caracterizar o nosso modo de vida. Ainda assim temos a vantagem de não nos passar pela cabeça desprezar a vida para além de uns cigarros, 200 na auto-estrada, anos a negociar diariamente em bolsa... Valha-nos Deus.

MensagemEnviado: 7/7/2005 23:16
por MarcoAntonio
O facto de se desmantelarem n atentados é para mim irrelevante.

O que eu considero relevante é antes o número de atentados planeados, isto é, a existência e manutenção de questões de fundo que levam a que os atentados sejam planeados em tão grande número, em tão larga escala e com tanta perseverança e ainda o número dos que se chegam a perpretar...

Que tipo de segurança é esta em que são planeados 20 atentados de larga escala (por suposição) e 3 têm (lamentavel) sucesso?

Segurança (e eficácia) era que fossem apenas planeados dois ou três (e de preferência de pequena escala) e não tivessem sucesso.

Quando ao disse (e repito) que a badalada guerra ao terrorismo está a ser um fracasso total é porque esta levou à realização (com sucesso) de já pelo menos dois atentados na Europa que talvez se não houvesse guerra nenhuma ao terrorismo não tivessem ocorrido (ou então, se a guerra ao terrorismo fosse levada a cabo de outra forma).

Mas, sem querer entrar em polémicas, entre uma guerra estéril no Iraque, contra moínhos de vento e baseada em mentiras e entre nenhuma acção... talvez nenhuma acção (ofensiva, mantendo a acção defensiva e preventiva) tivesse sido mais eficaz.

Obviamente que não estou a defender que não se faça nada. O que digo é que entre fazer mal ou não fazer nada, considero preferível não fazer nada. E relativamente à referida Guerra ao Terrorismo, considero que tem estado totalmente errada nos seus propósitos e nos meios utilizados.

Portanto, é por essa razão que considero que a Guerra ao Terrorimos está a ser um total fracasso, mantendo e alimentado a situação tal como ela está (afinal estamos exactamente na mesma situação ou até pior do que estavamos no dia 12 de Setembro de 2001... à espera do próximo grande atentado).

É uma situação grave e que me preocupa terrivelmente... principalmente pelo facto dos nossos líderes ainda não terem percebido que têm de alterar o rumo e a estratégia pois com esta não damos passos em frente, antes para o lado na melhor das hipóteses.

MensagemEnviado: 7/7/2005 22:33
por tava3
Hoje ouvi nas noticias alguem dizer que, já foram "desmontados" 13 potenciais grandes atentados na europa, desde o 11/9. Se é verdade ou nao, nao sabemos mas, acredito qua as autoridades nao os divulguem por razoes obvias.

:roll:

Re: Londres

MensagemEnviado: 7/7/2005 22:28
por alexandre7ias
MarcoAntonio Escreveu:
Razão Pura Escreveu:Mas pior do que isso é a evidência de as medidas de segurança contra o terrorismo na Europa não estão a ser eficazes.


Eu diria mais: mais do que ineficaz, a «badalada» Guerra ao Terrorismo está a ser um fracasso total.



Para que seja totalmente eficaz é necessario aplicar medidas que vão contra a democracia, e nesse aspecto ainda não estamos preparados ( Talvez dentro de uns anos, ou com mais mortes).
A luta contra o terrorismo, é uma luta onde não pode haver piedade, e tudo vale.

MensagemEnviado: 7/7/2005 21:17
por valves
Bem em jeito de reflexão gostaria aqui de tentar extrair algumas conclusões sobre a Guerra ao Terrorismo ano IV.

- AL QAEDA ou REDE como queiramos chamar é simplesmente indesmontavel e isto porque a esta rede pertencem uma infinidade de grupos diferentes se uns são desmantelados logo surgem outros a reclamar-se da AL QAEDA num processo sem fim á vista e que pela força já se percebeu que não se ganha

- O Ritmo dos grandes atentados está a acelarar Madrid o ano passado Londres este ano e para o ano a quem caberá na sorte o fado de grandes atentados.~

Não será tempo de se repensar a estrategia para lidar com estes grupos ?

Cumpts

Vasco

Nós por cá ....

MensagemEnviado: 7/7/2005 15:14
por Xanax
temos certamente a melhor segurança e a mais profissional de toda a Europa. Claro que a seguir ao acontecido, entrar no metro de Lisboa à hora de almoço leva-nos sem querer, a olhar mais atentamente para os nossos companheiros de viagem e a perguntar-mo-nos se o mesmo não estará para acontecer nesta capital à beira mar plantada. Bem, mas depois destes primeiros receios e com o decorrer da viagem ficamos mais serenos porque a nossa estação destino aproxima-se rapidamente. Ficamos ainda mais serenos quando já na estação destino, por volta das 14 h 30 m, pergunto (para ficar mais aliviado)aos seguranças e funcionários do metro, se os mesmos receberam algum aviso de alerta ou de aumento do nivel de segurança, sendo que os mesmos disfarçadamente :wink: nos indicam que não e que nem precisam de ter conhecimento do que se passou no metro congénere de Londres. Chama-se a isto vigilancia inteligente. Bem vou tomar outra palete.

cont

MensagemEnviado: 7/7/2005 14:26
por Info....
infelizmente ... aos poucos os nº vão-se inflacionando:

9:26am 07/07/05 23 DEAD AT KINGS CROSS SUBWAY STATION: SKY

9:27am 07/07/05 9 DEAD AT EDGWARE RD, 7 AT ALDGATE, 2 AT RUSSEL SQ: SKY

9:27am 07/07/05 1,000 INJURED IN LONDON ATTACKS: SKY

MensagemEnviado: 7/7/2005 13:49
por Rui12ld
O combate ao terrorismo está a ser eficaz (não pela totalidade é certo), pois por cada atentado prepetado há dezenas que são anulados. Creio que a proporção é de 9 em 10.

Nota: A matriz europeia não é cristã (pelo menos só)e muito menos católica.

Abraço

Nota2: Pela 1ª vez no Reino Unido há mais pessoas a frequentar mesquitas que igrejas, o número de covertidos não para de aumentar. Sheffield já esta década será a 1ª cidade maioritariamente não branca do R.U., Londres só lá para 2050 :wink:

MensagemEnviado: 7/7/2005 13:27
por djovarius
Como disse no outro dia, estou a assistir a direcção de uma unidade hoteleira dedicada a jovens.

Bem, uma manhã horrivel, tive de conseguir mais computadores e telemóveis para os nossos amigos de Londres que aqui estão, para não falar dos Australianos que vivem naquela cidade.

Tenho aqui gente em prantos, uma moça a chorar, no chão, porque já sabe que a amiga está gravemente ferida.

Há pois que esperar uma forte reacção.

E Portugal deve lembrar-se da mais antiga aliança do mundo. Agora é que se vê quem são os amigos !!

Abraço

dj

Re: Londres

MensagemEnviado: 7/7/2005 13:08
por MarcoAntonio
Razão Pura Escreveu:Mas pior do que isso é a evidência de as medidas de segurança contra o terrorismo na Europa não estão a ser eficazes.


Eu diria mais: mais do que ineficaz, a «badalada» Guerra ao Terrorismo está a ser um fracasso total.

MensagemEnviado: 7/7/2005 12:43
por Recolector
Ora ai está.

Não só no terrorismo, como também na criminalidade violenta, o problema é que a partir da altura em que as comunidades vindas do exterior não se integram e se segregam em grandes guetos, o seu controle passa a ser prácticamente impossível. Muitas dessas pessoas vivem verdadeiramente na clandestinidade, sendo a sua existência totalmente desconhecida para o pais anfitrião.
Este problema é especialmente grave com as comunidade islâmicas, pois os seu elementos tendem a pôr a "lealdade" para com a religião, acima da lealdade para com o pais, o que origina uma maior probabilidade de as pessoas integradas colaborarem com terroristas clandestinos ...

Talvez desta vez, a CE adopte medidas adequadas para controlar a emigração.
Talvez desta vez, a CE reconheça a utilidade de assumir a sua matriz católica.
Talvez desta vez, a CE começe a pensar que a expansão tem limites (fronteiras) naturais.


Cumprimentos
Recolector

MensagemEnviado: 7/7/2005 12:33
por GAB
Podem deixar links de TV´s on-line que melhor poem acompanhar o caso, seria muito util.
Tanks

MensagemEnviado: 7/7/2005 12:30
por Incognitus
Não existe forma nenhuma de alguma vez as medidas contra terrorismo serem totalmente eficazes, excepto confinar toda a população de onde provêem os terroristas (não é à toa que os EUA fizeram isso durante a 2ªGG aos cidadãos de ascendência japonesa).

Claro, essa é uma medida muito pouco politicamente correcta.

Londres

MensagemEnviado: 7/7/2005 12:19
por Razao_Pura
Algumas ds estações de metro atingidas: King's Cross, Liverpool Street, Aldergate, Edgware Road, Paddington, são extremamente movimentadas. É de esperar muitas vítimas.
É natural que os serviços secretos ingleses tenham logo tomado conta da situação e se tenha instaurada a lei da rolha para evitar a divulgação de numeros de vítimas.
Mas pior do que isso é a evidência de as medidas de segurança contra o terrorismo na Europa não estão a ser eficazes.

Os futuros estão em média a cair 2%

MensagemEnviado: 7/7/2005 11:58
por Xanax
o que me faz questão é um nº tão limitado de feridos face à massa flutuante de pessoas que utilizam os transportes londrinos. Isto pode ser um péssimo indicador no sentido em que pode existir um nº bastante elevado de vitimas mortais ainda não assumidos. Estes atentados podem -se revelar elevadamente eficazes em termos de vitimas mortais. Vamos ver.

States

MensagemEnviado: 7/7/2005 11:48
por Razao_Pura
Alguém sabe como estão os futuros nos states?

Indícios do comportamento de W.S. na abertura?

R.P.

MensagemEnviado: 7/7/2005 11:39
por bmiguelmf
Xanax como tinha dito a cima estes movimentos do euro penso que ocorreram devido a factores técnicos essencialmente.

Deixo o gráfico.

Nele pode-se ver que o euro andou desde o inicio da semana a testar uma resistência hoje quebrada com alguma força.

Como é natural o Euro ganhando força contra o USD faz com que a divisa europeia suba também em relação a outras divisas por tabela.

Abraços!