Visto por esse prisma ...
Presa35 Escreveu:TI e Bilhética nos trasnportes 53
Rede de banda larga 1.008
Estive a ler a notícia mais em detalhe e verifico que enquanto a fatia correspondente à Rede de banda larga (1.008) será totalmente financiada por capitais privados (as empresas entregam as infraestruturas "chave na mão" e o estado/clientes paga o serviço/aluguer), já a da TI e Bilhética nos transportes, será totalmente suportada pelo orçamento, não exigindo esforço financeiro às empresas.
Este cenário parece-me positivo para as empresas nacionais, tradicionalmente descapitalizadas. Isto porque :
1- Parece-me que será na área da "Rede de banda larga" que as empresas internacionais se irão focar (até porque a escala é maior).
2- Da área de "TI e Bilhética nos trasnportes", a parte da Bilhética assenta que nem uma luva à Novabase. Recordo que Sócrates, durante a campanha, visitou a Novabase e a Siemens (nacional/estrangeira; bilhética/comunicações ...).
3- Quanto à PAD, espero que haja bom senso de todas as partes e que se reconheça a utilidade e valor da PAD. É uma empresa portuguêsa, que cria know-how, que está a recuperar e sobretudo que tem como um dos seus objectivos principais, expandir-se para o exterior. Era pena que factores secundários a levassem ao fracasso ... Só o futuro o dirá
p.s.
Detenho posição na PAD a .27€