JAS Escreveu:Há nisto tudo uma coisa que não entendo.
Com os States a crescerem ao ritmo de 3,8% podes acreditar que ainda estamos num período Bear?
Acho que, historicamente, isso nunca aconteceu.
Um abraço,
JAS
Tenho andamo muito ocupado e não tenho vindo aqui.
Para começar, isto de periodo Bear pode gerar já uma discussão que nunca mais acaba, onde começa e acaba o periodo Bear ? Não há um consenço neste capitulo, então vamos pelo pelo gráfico mensal:
Nasdaq fez máximo de sempre em março de 2000 o valor para guardar de 5132.5
Se partirmos dese prosuposto, então tivemos um periodo Bull até esse máximo, depois até abril de 2001 periodo Bear, ou terá sido até outubro de 2002 em que fez o minimo 1108,5 ? depois ?
Poderemos considerar o que a partir daqui ? Há uma definição concrecta do periodo ? pode-se considerar a subida do inicio de 2003 até fim desse ano ? ou foi apenas a consolidação do periodo Bear tendo em conta que o seu fim foi em abril de 2001 e não em outubro de 2002, é que se formos a ver a resistencia/suporte dos 2000 foi criada a partir dessa altura e ainda estamos a esse nivel.
Agora vamos pelo gráfico semanal:
É completamente diferente não é ? Sem os máximos de sempre temos a sensação que aqui o periodo Bull nasceu em março de 2003 e periodo que vai desde inicio de 2004 até finais de julho será Bear ou ignora-se considerando que o periodo Bull não acabou aqui mas que ainda estamos a percorre-lo ?
De uma coisa eu tenho a certeza para tudo há um ponto de equilibrio, e as bolsas nõ fogem à regra, e o ponto de equilibrio está nos valores actuais, basta olhar para as médias móveis que estão estáveis (horizontais), o volume médio dos dois gráficos (lado esquerdo) está mais concentrado nestes valores.
Como se vê a definiçãod e Bull&Bear é muito relativa, o que não entendo muito bem é quando dizes: "ainda estamos num periodo Bear"
Estamos num periodo Bear ? Só se considerares o inicio do periodo Bear no inicio deste ano ! Se assim for, na minha opinião estás errado porque o periodo é demasiado curto ?
A minha opinião é que desde o inicio do ano estamos a finalizar um grande ciclo que vem de outubro de 2002 que originou os dois semi-ciclos que servem para "aliviar" o grande ciclo, e mais uma vez aplicando a regra das ondas do mar
Temos as ondas a deminuirem de intensidade à medida que "estala" na areia, logo a maré é vasante ...
Outra regra que também gosto de aplicar (ja falava dela no fórum Onbolsa, é minha) que é comparar a tendência ao movimento de um veiculo numa auto-estrada mais ou menos direita, se acelaramos durante um periodo constante e tirarmos o pé do acelarador, o veiculo apenas retrai um pouco nas pequenas subidas e acelera um pouco nas descida até ficar totalmente imobilizado, nessa altura acaba-se a tendência
Tal como já expressei antes, na minha os mercados estão a ficar sem espaço para mais subidas, se olharmos para o gráfico semanal, para mim a tal aceleração acabou em janeiro deste ano, ainda pode aparecer uma descidita para o veiculo acelarar um pouco mas que está no fim ou já acabou deve ser opinião de qualquer um que olha para para lá ...
Relativamente ao ritmo do crescimento ... eu não ligo muito a noticias económicas, prefiro os gráficos que já descontam todas as noticias, mas se bem te recordas ao longo dos anos as bolsas dão sinais contraditórios, em finais de 2001 após fortes quedas na bolsa a economia ainda não tinha caido e ainda se recomendavam muitas Empresas, desde 2003 que dizem que está tudo muito mau há falências atrás de falências, e as bolsas não pararam de subir, enfim ...
Faz-me lembrar a justficação do petroleo ou do cambio para explicação do que acontece nas bolsas, os gráficos filtram tudo e mais alguma coisa áté está lá algo não apalpável que é o sentimento (emoções) dos investidores, o sentimento é o grande responsável pela existência dos suportes e resistências.
Já agora esclareço que em relação ao meu tópico inicial, analisar é uma coisa, negociar é outra, até porque em questão de negócios ando no curto prazo e as saídas ou entradas tanto podem ser para tentar entrar numa tendência ou para sair por precaução com intenções de reentrar no mesmo sentido para maximizar o capital que é pouco
A saída justifica-se mais porque a queda iniciada no dia 23 foi violenta e a retracção iniciada em 29 foi menos violenta, depois a queda subsequente ou a retoma da queda anterior também foi com muita velocidade, conclusão, está a existir um grande desiquilibrio nos mercados, ou seja quando é para vender não há muitos compradores tornando a queda violenta, para os compradores ganharem confiança e comprarem têm de ver o mercado a subir e só quando as forças estiverem mais equlibradas é que faz sentido uma tendência duradoura.
Por isso eu disse, num tópico "... espero que a continuação da queda se faça devagar nas calmas para que os Bull's não vendam já, o ideal é que eles acreditem que o mercado apenas está a corrigir e que brevemente irá subir, quanto mais lenta se efectuar essa queda menos eles ficam sensiveis às vendas..." (post do JAS), se reparares as melhores quedas e duradouras fizeram-se de forma suave, tem de existir sempre equilibrio entre a oferta e a procura, cabe a cada um de nós saber estar no lado mais lucrativo o que não é nada fácil, muitos já perderam firtunas a tentar ...
Abraço