Caldeirão da Bolsa

O Mito: Descida 50%=>Subida de 100%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tava3 » 29/6/2005 19:38

Eu acho que isso se aplica mais ao valor da carteira do que ao tipo de activos negociados. Se carteira encolher para 50%, terás de a valorizar 100% para voltar ao valor inicial, quer seja longo/curto, acçoes/indices, alavancado ou nao. Mas podes sempre fazer um aumento de capital.

:wink:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

O Mito: Descida 50%=>Subida de 100%

por bluestory » 29/6/2005 15:45

Após alguns anos arredado dos fóruns, resolvi escrever um post. :oops:

Tenho visto escrito por aqui que uma descida de 50% implica uma subida de 100% para ser compensada.
Não discutindo o facto aritmético, pois obviamente assim é, o que eu discuto é que isto seja apresentado como implicando o dobro do esforço/sabedoria/probabilidade de compensar tal perda, o que não é de todo verdade e em particular para gente alavancada que vejo é quem mais navega por aqui \:D/

Vejamos um exemplo: DAX a 4500.

1) Compro um put TW 4600 ~1 Eur
2) Dax sobe para 4550
3) ~50% de perda no put que baixa para ~0.5

Pergunta:

É mais difícil ou improvável a subida de 50 pts que a descida de 50 pts no DAX?
Abstenham-se os bulls e bears convictos de comentar. Isto é um exemplo hipotético. :-$

Resposta:

Obviamente que não
Quanto muito podemos verificar que de 4500->4550 vai 1,111% e de 4550->4500 vai 1,099%. Diferença absolutamente irrisória. De qualquer forma estas contas dariam ao contrário se tivessemos considerado calls.

O que se passa é que:

- Há um limite para descida de algo que é de 100% e para a subida não há, pelo que é natural que as subidas sejam em média maiores que as descidas (em %). \:D/
- É mais fácil (em termos estatísticos) um título subir 5 Euros que descer. Basta pegar no bom senso e feeling. Por exemplo se preguntarmos a 100 pessoas a probabilidade da PT estar a 3 Eur daqui a um ano, teremos talvez 1 :wall: que responderá sim, ao passo que se preguntarmos se estará a 13, poderão aparecer mais 2 ou 3.

Por fim e como prova irrefutável de que a probabilidade de descer (em média) é até mais baixa que a de subir, basta verificar que ao longo dos tempos a maioria dos índices subiram em valor absoluto.

Moral da história: Este problema dos -50=>+100 ie o dobro do esforço não é mais que uma almofada à qual encostamos a cabeça para procurar conforto quando as coisas correm mal. Mais uma desculpa para as nossas asneiras. "já que isto da bolsa é mesmo difícil because de ods are against us" Tadinhos de nós :cry:

Abraço,

Blue

Registado: 17/1/2003 18:42

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 615 visitantes