A ameaca somos nos proprios
UmPataconcio Escreveu: ...na china não há qualquer acrescimo de custo por questões ambientais, as empresas não tem qualquer problema com legislação laboral ou segurança social.
...não suportam a concorrencia dos texteis chineses havendo uma especie de dominó de encerramento de empresas, há mesmo noticias de países como imagine-se o camboja, com salários de 10 contos mês onde até aí isto acontece.
Caro UmPataconcio,
Estou na China ha 5 anos e tive a ocasiao de trabalhar em 3 cidades, colaborando na abertura de duas empresas de capital privado chines, numa abertura de uma empresa de capital estatal, e numa "reconversao" de uma empresa de capital misto estatal/privado chines em franchising de uma companhia americana.
Com a seguranca da minha experiencia, afirmo que:
Estes custos aumentaram de ano para ano desde que cheguei em 2000. No entanto, todos eles sao (ainda) menores do que em qualquer pais da UE.
Na minha modesta opiniao e com todo o respeito pelas tuas ideias, estas a comparar macas com laranjas
Quero com isto dizer que comparar a protecao ambiental da China em 2005 com a de Portugal em 2005 nao faz sentido. Portugal e um pais rico e a China (ainda) nao. Idem para a legislacao laboral e seguranca social.
Quanto a China estar a ser uma ameaca para outros paises Asiaticos, mesmo tendo um salario minimo mais alto que o Cambodja por exemplo, a razao e simples: a produtividade de um operario chines e mais alta que a de um operario da Asia do Sudeste. Ou seja, o chines faz mais depressa e melhor
Resumindo, a minha opiniao e de que a China nao compete de uma maneira desleal com a EU ou EUA. As quotas de importacao e exportacao foram negociadas aquando da entrada da China na OMC. Os industrias texteis/outros portugueses deveriam ter reagido ha 4 anos atras, pondo no mercado produtos de melhor qualidade, inovando, deslocalizando parte da producao, desenvolvendo marcas fortes, internacionalizando-se (a China esta sedenta de marcas estrangeiras) etc
Nao creio que a ameaca sejam os chineses. A ameaca somos nos proprios.
Um abraco e por favor nao veja isto como um ataque pessoal (nem o conheco
CN
PS- a maior diferenca entre um empresario chines e um empresario portugues sao a vontade natural de encontrar razoes para nao se fazer algo (o portugues) e encontrar razoes para se fazer (o chines)