Vamos hoje explicar o conceito de um falso break, pelo menos, um dos conceitos por detrás de um falso break.
Vou usar o miniEUR pois o actual padrão assemelha-se ao de Abril e não há nada melhor para explicar um conceito quando este pode ser acompanhado em "tempo real".
Up swings são gerados pela força compradora (procura) e down swings são gerados pela força vendedora (oferta). No entanto, um down swing, apesar de ser "feito" pelos vendedores, pode ser controlado pelos compradores.
Olhemos para o gráfico, mais propriamente, Abril deste ano.
Temos um rallie (marcado a vermelho) que não consegue testar o swing high anterior. Reage em baixa e quebra o anterior swing low.

Pergunta - Quem está a tomar conta do EUR? Os compradores ou os vendedores?
Reparem que a quebra do anterior swing low não foi além dos 12.5% de extenção, tendo de imediato invertido no dia seguinte. O EUR demorou 3 dias a cair mas em apenas 2 dias de rallie já estava acima do ultimo swing high. Um claro sinal de força.
Ou seja, um "mercado" cai com a força vendedora mas esta mesma força pode e é muitas vezes, controlada pelos compradores, que deixam cair um "mercado" até determinados valores, valores esses que, podemos dizer, são o seu limite para a acumulação de posições.
Se os compradores não conseguirem absorver toda a oferta nesses determinados valores,a situação poderá complicar-se pois com o fim da procura podemos ver movimentos de panico com os antigos compradores tornarem-se os novos vendedores, despejando, literalmente, toda a carteira que possuem. Daí se dizer que movimentos de queda são sempre muito mais fortes e rapidos que os movimento de subida.
Neste momento temos o EUR, os mini futuros, com 4 dias de queda e um teste aos 12.5% de extenção do ultimo rallie. Iremos ver uma repetição de Abril? Serão os compradores a controlar neste momento o EUR?
O sinal será dado se daqui a 2 ou 3 dias tivermos o EUR acima do seu anterior swing high, nos 1.2329
E prontos, resta-vos investigar em mais profundidade este conceito de falso break na maior lista de graficos possivel.
Podem medir a % media de rallie que um falso break gera se quebrar em alta o anterior swing high em menor espaço temporal, podem contar a media de dias que esse rallie dura, enfim, o que não falta é possiveis testes
um abraço
arnie
PS:Existe aí nesse grafico um outro padrão que por norma, pode anteceder a um forte e rapido movimento e que neste caso, se concretizou. Vamos no entanto deixar essa discussão para outro dia
