Caldeirão da Bolsa

o conceito de um falso break - miniEUR

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Kooc » 26/6/2005 23:18

Boas:

A questão dos comprdores controlarem o mercado até onde querem, é sempre polémica.

Se no psi isso é possivel, apesar de nas acções mais "robustas" não ser fácil (uma PTC a negociar 8 ou 9 milhões de acções, não é para todos), no forex, e então no euro-dolar, os valores são tão elevados, que tenho dúvidas. Não quer dizer que não aconteça, mas terá alguém arcaboiço para tentar controlar um mercado destes?

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

por arnie » 26/6/2005 20:43

oi Galrito

Eu até me esqueço que ainda tenho a pagina online :oops:

O culpado de ter parado com as analises na minha pagina chama-se Ulisses e Caldeirão de Bolsa :P

Relativamente à PTC como já disse, deixei de a negociar já lá vai um bom par de anos. Não valia a pena estar a analisar regularmente algo que não negociava e como tal, era tempo desperdiçado. Quiçá, se ela vier a 7.20 não compre uma quantas para levar para os proximos 2 anos ou então descobrir um fundo europeu de telecoms, ver a sua constituição e ver os graficos das mesmas. Se todas estiverem no mesmo trend, descendente, aquando de um sinal de inversão destas, comprar esse fundo :pray:

O SPX e os states são a minha vida agora mas como já disse, analises agora será escasso mas nunca direi nunca :mrgreen:

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por galrito » 26/6/2005 20:16

Eu digo que o trading torna-se por vezes mais facil sem análises.

Só regras!

Segui-las "cegamente" :shock:

Um abraço, Arnie

Já agora, estive a ver a tua pagina na net
Porque paraste com as análises à PT e ao S&P??
Um jogo de probabilidades através do reconhecimento de padrões....
Position sizing it´s not the most important thing, it´s the only thing!

Registado: 31/12/2003 20:51

por BullPower » 26/6/2005 19:15

Sim, claro Arnie, estava a brincar quando falei em aulas :wink:. Realmente, analisar e negociar são coisas completamente distintas. Penso que a melhor análise é aquela a que se assemelha a um plano de trading. É que durante uma sessão acontecem tantos movimentos que se não tivermos a calma suficiente podemos fazer exactamente o contrário às nossas ideias iniciais.
Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por arnie » 26/6/2005 15:15

Oi BP

Mais importante que as analises propriamente ditas, são as regras das mesmas que terão como unico objectivo as regras do nosso sistema de negociação.

À mais de 4 anos que escrevo analises nos foruns e olhando para trás vejo que percorri um enorme caminho. Defendi que um analista podia ser um trader e o tempo mostrou-me que estava errado. Analisar e negociar são 2 coisas totalmente diferentes. Cada vez mais tenho dificuldade em analisar um titulo e depois negociar esse mesmo titulo.

Chegou o tempo de subir mais um degrau. Estes ultimos 2 anos têm servido para explorar outro tipo de leitura grafica que resultou numa mão cheia de regras que estou agora a organizar.

O tempo das analises extensas acabou. Agora será somente discutido as "regras basicas". Tentarei sempre que puder, deixar aqui algum padrão para ser acompanhado em "tempo real".

Não irei dar aulas a ninguém. Quero apenas deixar um desenho no grafico que depois poderá ser usado por quem quiser, para ser explorado, testado, etc...
Não sei mais que os outros, não sou o dono da palavra, sou somente um estudante de AT, um estudante dos mercados.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por BullPower » 26/6/2005 12:35

Boas Arnie. Decidiste dar umas aulas ao pessoal. Ainda bem. Tenho andado a seguir as tuas análises e tentar aprender os teus estudos. Parabéns pela entrevista :). Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

o conceito de um falso break - miniEUR

por arnie » 26/6/2005 12:12

Vamos hoje explicar o conceito de um falso break, pelo menos, um dos conceitos por detrás de um falso break.

Vou usar o miniEUR pois o actual padrão assemelha-se ao de Abril e não há nada melhor para explicar um conceito quando este pode ser acompanhado em "tempo real".

Up swings são gerados pela força compradora (procura) e down swings são gerados pela força vendedora (oferta). No entanto, um down swing, apesar de ser "feito" pelos vendedores, pode ser controlado pelos compradores.

Olhemos para o gráfico, mais propriamente, Abril deste ano.
Temos um rallie (marcado a vermelho) que não consegue testar o swing high anterior. Reage em baixa e quebra o anterior swing low.

:arrow: Pergunta - Quem está a tomar conta do EUR? Os compradores ou os vendedores?

Reparem que a quebra do anterior swing low não foi além dos 12.5% de extenção, tendo de imediato invertido no dia seguinte. O EUR demorou 3 dias a cair mas em apenas 2 dias de rallie já estava acima do ultimo swing high. Um claro sinal de força.

Ou seja, um "mercado" cai com a força vendedora mas esta mesma força pode e é muitas vezes, controlada pelos compradores, que deixam cair um "mercado" até determinados valores, valores esses que, podemos dizer, são o seu limite para a acumulação de posições.
Se os compradores não conseguirem absorver toda a oferta nesses determinados valores,a situação poderá complicar-se pois com o fim da procura podemos ver movimentos de panico com os antigos compradores tornarem-se os novos vendedores, despejando, literalmente, toda a carteira que possuem. Daí se dizer que movimentos de queda são sempre muito mais fortes e rapidos que os movimento de subida.

Neste momento temos o EUR, os mini futuros, com 4 dias de queda e um teste aos 12.5% de extenção do ultimo rallie. Iremos ver uma repetição de Abril? Serão os compradores a controlar neste momento o EUR?
O sinal será dado se daqui a 2 ou 3 dias tivermos o EUR acima do seu anterior swing high, nos 1.2329

E prontos, resta-vos investigar em mais profundidade este conceito de falso break na maior lista de graficos possivel.
Podem medir a % media de rallie que um falso break gera se quebrar em alta o anterior swing high em menor espaço temporal, podem contar a media de dias que esse rallie dura, enfim, o que não falta é possiveis testes :wink:

um abraço
arnie

PS:Existe aí nesse grafico um outro padrão que por norma, pode anteceder a um forte e rapido movimento e que neste caso, se concretizou. Vamos no entanto deixar essa discussão para outro dia :P
Anexos
miniEUR_26-06.gif
miniEUR_26-06.gif (11.64 KiB) Visualizado 555 vezes
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 678 visitantes