PTM tem historial remunerar accionistas, não ficará com cash
PTM tem historial remunerar accionistas, não ficará com cash
20/06/2005 14:10
MADRID, 20 Jun (Reuters) - A PT Multimedia (PTM) tem um historial de remuneração dos seus accionistas e não ficará com o cash que não precise, mas qualquer nova decisão de melhorar o retorno destes teria de ser aprovada pelo board, disse Luis Pacheco de Mello, Chief Financial Officer (CFO).
Alguns analistas têm salientado que a PTM poderia lançar uma nova operação de share buy back, como forma de melhorar mais a remuneração dos seus accionistas, mas Pacheco de Mello salientou que o board --responsável por decidir o timing e a forma de uma hipotética operação de melhorar a remuneração dos accionistas -- "ainda não tomou nenhuma decisão".
Lembrou que, nos últimos 13 meses, a PTM remunerou os seus accionistas -- em dividendos e share buyback -- em cerca de 181 milhões de euros (ME).
A PT Multimedia detém, actualmente, 2.348.514 acções próprias correspondentes a 1,50 pct do respectivo capital social e equivalente a 46 pct das acções que podiam ser objecto de aquisição no âmbito do programa de recompra de acções.
"Nós não ficaremos com o dinheiro, se não precisarmos dele. Tendo dito isto, será sempre uma decisão da Administração e o board ainda não decidiu", disse Luis Pacheco de Mello, na conferência 'Iberian Small & Mid Caps', organizada pelo BPI.
"A PTM tem um historial de remuneração dos seus accionistas", disse, posteriormente aos analistas, à margem desta conferência.
Acerca do objectivo do grupo Portugal Telecom de querer alcançar um milhão de clientes em Internet de banda larga até ao final de 2005, Pacheco de Mello adiantou: "destes, nós (TV Cabo da PTM) queremos 40 pct".
Actualmente, a TV Cabo tem à volta de 350.000 clientes em banda larga.
O CFO escusou-se a comentar o objectivo da Sonaecom de querer alcançar 200.000 clientes -- ou quota estimada de 10 pct -- no final de 2006 através da sua plataforma de 'triple play'.
"A tecnologia não nos impedirá de lançar o triple-play", adiantou.
Acerca da recorrente acusação dos concorrentes do incumbente PT, de que esta deve alienar a posiçao accionista na TV Cabo uma vez que detém o cobre também, o CFO realçou: "do ponto de vista legal, não há nenhum argumento para que alguém possa separar uma coisa da outra".
Vincou que o grupo não abusou da sua posicão dominante e que nunca impediu a entrada da sua concorrência, que é 'visível pelos preços que têm, comparando -- já em Paridades de Poder de Compra -- com outros operadores europeus.
((---Sergio Goncalves, 00351.21.3509204 Lisboa Editorial, sergio.goncalves@reuters.com)))
20/06/2005 14:10
MADRID, 20 Jun (Reuters) - A PT Multimedia (PTM) tem um historial de remuneração dos seus accionistas e não ficará com o cash que não precise, mas qualquer nova decisão de melhorar o retorno destes teria de ser aprovada pelo board, disse Luis Pacheco de Mello, Chief Financial Officer (CFO).
Alguns analistas têm salientado que a PTM poderia lançar uma nova operação de share buy back, como forma de melhorar mais a remuneração dos seus accionistas, mas Pacheco de Mello salientou que o board --responsável por decidir o timing e a forma de uma hipotética operação de melhorar a remuneração dos accionistas -- "ainda não tomou nenhuma decisão".
Lembrou que, nos últimos 13 meses, a PTM remunerou os seus accionistas -- em dividendos e share buyback -- em cerca de 181 milhões de euros (ME).
A PT Multimedia detém, actualmente, 2.348.514 acções próprias correspondentes a 1,50 pct do respectivo capital social e equivalente a 46 pct das acções que podiam ser objecto de aquisição no âmbito do programa de recompra de acções.
"Nós não ficaremos com o dinheiro, se não precisarmos dele. Tendo dito isto, será sempre uma decisão da Administração e o board ainda não decidiu", disse Luis Pacheco de Mello, na conferência 'Iberian Small & Mid Caps', organizada pelo BPI.
"A PTM tem um historial de remuneração dos seus accionistas", disse, posteriormente aos analistas, à margem desta conferência.
Acerca do objectivo do grupo Portugal Telecom de querer alcançar um milhão de clientes em Internet de banda larga até ao final de 2005, Pacheco de Mello adiantou: "destes, nós (TV Cabo da PTM) queremos 40 pct".
Actualmente, a TV Cabo tem à volta de 350.000 clientes em banda larga.
O CFO escusou-se a comentar o objectivo da Sonaecom de querer alcançar 200.000 clientes -- ou quota estimada de 10 pct -- no final de 2006 através da sua plataforma de 'triple play'.
"A tecnologia não nos impedirá de lançar o triple-play", adiantou.
Acerca da recorrente acusação dos concorrentes do incumbente PT, de que esta deve alienar a posiçao accionista na TV Cabo uma vez que detém o cobre também, o CFO realçou: "do ponto de vista legal, não há nenhum argumento para que alguém possa separar uma coisa da outra".
Vincou que o grupo não abusou da sua posicão dominante e que nunca impediu a entrada da sua concorrência, que é 'visível pelos preços que têm, comparando -- já em Paridades de Poder de Compra -- com outros operadores europeus.
((---Sergio Goncalves, 00351.21.3509204 Lisboa Editorial, sergio.goncalves@reuters.com)))