Caldeirão da Bolsa

Fusão HVB/Unicrédito abre portas ao BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Fusão HVB/Unicrédito abre portas ao BCP

por Rainmaker » 16/6/2005 11:43

Diário Económico (16 Junho 2005)

Fusão Unicredito/HVB abre a porta a novas aquisições do BCP na Polónia


O Banco Comercial Português poderá vir a rever a sua estratégia de expansão na Polónia, voltando a apostar no crescimento por aquisições. Uma alteração estratégica que poderá decorrer dos mais recentes movimentos de consolidação no sector da banca europeia, protagonizados pelo italiano UniCredito e o alemão HVB. Analistas internacionais consideram que estas duas instituições, que passarão a deter uma quota de 20% do mercado polaco (em depósitos e empréstimos), poderão alienar as suas operações na Polónia - Pekao e BPH -, abrindo o apetite a bancos com uma presença reduzida naquele país. O banco central polaco ainda não se pronunciou sobre a fusão do Pekao e do BPH, que resultará da aquisição do HVB pelo UniCredito.

O BCP detém, actualmente, uma quota de mercado de 4% na Polónia e o presidente da instituição nacional, Paulo Teixeira Pinto, admitiu, durante o 'Investor Day', que o grupo poderia vir a fazer aquisições na Polónia, se surgirem boas oportunidades em termos de preço. Uma posição que se enquadra na estratégia de fazer do BCP um "verdadeiro banco multi-doméstico de identidade supra nacional, reforçando a liderança em Portugal e alcançando uma posição significativa na Polónia e na Grécia".

Quando a fusão entre o UniCredito e o HVB estiver concretizada, o novo grupo será o maior banco da Croácia, Bulgária e Polónia. Assim, a instituição deverá alienar algumas operações por questões de concorrência, referia o Financial Times de segunda-feira. Analistas portugueses consideram, porém, que um reforço da posição do BCP na Polónia poderia ser concretizado juntamente com o belga-holandês Fortis, actual parceiro do Millennium bcp nos seguros bancários. "Não será fácil o BCP [sozinho] ganhar quota na Polónia. Mas juntamente com o Fortis, que tem músculo financeiro, pode ser uma possibilidade", defendeu um especialista contactado pelo DE.

A Fox-Pitt, Kelton, num 'research' de 26 de Maio, afirma que "apesar de a consolidação surgir como o próximo passo natural na Polónia, o grupo reiterou que considera remota a possibilidade de fazer uma 'joint-venture', uma vez que [o BCP] não quer perder o controlo da sua operação polaca, posição de que um eventual parceiro também não quererá prescindir". Por outro lado, os mesmos analistas sublinham que o banco reconheceu no 'Investor Day' que "a consolidação [na Polónia] deverá permanecer difícil devido à ausência de vendedores". Nesta data, 22 de Maio, ainda não se vislumbrava a fusão entre o UniCredito e o HVB.

Aquisições podem ser

mais fáceis na Grécia

O BCP poderá ter maior facilidade de crescer por aquisições na Grécia. Tal como sublinhou Teixeira Pinto na reunião com investidores e analistas, o mercado grego "apresenta um crescimento rápido, sem uma presença relevante de bancos estrangeiros e com um ambiente económico favorável". Além disso, o Estado grego mantém posições accionistas significativas em várias instituições bancárias, que poderá alienar no médio prazo.

Os objectivos do BCP apontam para que a contribuição das actividades internacionais para os lucros consolidados do grupo cresça dos actuais 9% para 20% em 2007. No médio prazo, o grupo pretende que as operações polaca e grega gerem 30% dos resultados. Tanto na Polónia como na Grécia, o BCP tem privilegiado o crescimento orgânica. Para os analistas, em ambos os mercados há margem para crescer. No mercado polaco, o crédito à habitação representa apenas 4% do PIB e na Grécia 20%. Em média, o peso do financiamento hipotecário na economia é de 34% na zona euro e de 25% em Portugal, sublinha uma nota recente do Caixa Banco de Investimento sobre o BCP.
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 41
Registado: 7/6/2005 11:12

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google Adsense [Bot], jat19001900, jprgodinho, Kiko_463, latbal, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, Rolling_Trader, yggy e 652 visitantes