Caldeirão da Bolsa

Alvaro Cunhal , afinal quem era .......

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 14/6/2005 18:32

Acho que percebem o porquê de rapidamente trancarmos posts políticos no Caldeirão. :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por zelareka » 14/6/2005 18:30

AC, a tua conversa e q soa a fascismo ao quereres calar a discordancia q ate agora tem sido educada.

provavelmente nao perdeste ninguem da tua familia nos gulags sovieticos, onde o stalin mandou matar milhoes de pessoas inocentes com a conivencia e silencio do pcp. silencio esse q continua ainda hoje em dia em relacao a paises como a coreia do norte, q ate lugar de honra tem ao lado do carvalhas no discurso anual q faz na festa do avante.

Registado: 3/1/2004 16:34

Bill Gates,

por AC » 14/6/2005 18:26

este tópico foi por mim prepositadamnte colocado para ver quem realmente sente orgulho destes defensores dos interesses Portuguese que esta semana partiram.
Se muitos dos forenses ( sem querer ofender ninguém ) respondem quase como se fossem defensores do fascismo, é que certamente nunca perderam os seus familiares ou tiveram mesmo os seus Pais a Lutar na Guerra Colonial, aliás nem nunca sentiram na pele a dor de serem reprimidos pelo anterior regime ao 25 Abril.
Enfim todos nós temos direito á opinião, tudo o resto é conversa da TRETA.
PORTUGAL está de LUTO :

PERDEU um grande politco, um grande militar e grande Poeta, nesta hora todos devemos louvar os seus feitos, mas enfim, a cobardia de certos cidadãos é expressa na critica nestes precisos dias.

FASCISMO NUNCA MAIS !!!!!!!!FASCISMO NUNCA MAIS !!!!!!!!FASCISMO NUNCA MAIS !!!!!!!!FASCISMO NUNCA MAIS !!!!!!!! =;
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por zelareka » 14/6/2005 18:25

"Acima de tudo admiro o Dr. Álvaro Cunhal por ter defendido os seus ideias com toda a força que tinha."

tb o hitler, q ate heroi de guerra foi

alvaro cunhal era o homem q queria acabar com a democracia partidaria e substitui-la por uma ditadura q eufemisticamente chamava de centralismo democratico (leninismo).

os verdadeiros herois sao os homens e mulheres q felizmente lhe fizeram frente.

Registado: 3/1/2004 16:34

por alexandre7ias » 14/6/2005 17:23

Ignorância meu caro neste caso serve a quem procura centrar a história numa ou em poucas personagens mediáticas. A verdade reside nos factos e a história relata-nos que a liberdade foi conquistada pela vontade do povo. A vontade e o desejo de mudança era tanta que quando pegaram nas armas não havia resistência, nem uma gota de sangue foi derramada, só tiros de salva para festejar.

Tem toda a razão!!!!!! Mas na minha opinião foi precisamente por isso que Portugal continuou e continua a ser dos piores países da Europa.
Quanto ao passado nunca dei muita importancia, gosto mais do presente e do futuro.
Porque será que os Humanos só são reconhecidos, ou acusados de serem o melhor ou o pior, quando já cá não estão? Que descanse em paz é o que eu desejo para ele ou para quem todos os dias nos deixa.

Pelo contrário no nosso vizinho, houve sangue, mortes, e tudo o resto....entretanto vivem melhor, mais felizes, e mais importante que isso, olham para o futuro com esperança :wink:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por cayenne » 14/6/2005 16:23

Confesso que sou um menino da mamã, com muito orgulho e gosto. :mrgreen:
Os meus Pais com uma educação equlibrada, fizeram de mim um homem em que os valores morais e a honra da personalidade devem ser qualidades intrínsecas ao Homem social e cívico.
É por essas e por outras, que aos 27 anos, me posso considerar um homem feliz, com uma vida social e profissional bem sucedidas.

Em relação ao Sr. Dr. Cunhal, apenas dei a minha opinião. Não quis ofender ninguém. Peço desculpa se esse foi o caso.

Um abraço a todo o pessoal do forúm, na esperança que em futuros topics possamos ter uma discussão livre, salutar e acima de tudo constructiva.

Um bem haja a toda gente. :wink:

Registado: 17/4/2004 10:24

por jabreu » 14/6/2005 16:01

Porquê é que neste forúm, os participantes não podem ter as mais variadas e diversas opiniões sem serem apelidados de indecentes, ignorantes ou que estão a leste disto ou daquilo... haja paciencia...
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

Re: Também quero escrever num jornal...

por BILL_GATES » 14/6/2005 15:50

Desempregado1 Escreveu:... se o Sérgio figueiredo escreve, com uma cadência impressionante, textos que são um perfeito disparate e ainda por cima lhe pagam para isso, eu também gostava muito de escrever num jornal.
De manhã quando ligo o PC, na ânsia de uma boa gargalhada, vou logo ao negócios.pt a ver se saiu mais algum texto do Sérgio

Caro desempregado, subscrevo por inteiro o que escreveu!
Em relação aos restantes posts: Ulisses não será melhor bloquear este tópico pois infelizmente não existe decência para admitir por parte de alguns membros que enquanto o Álvaro Cunhal lutava pelo fim do Antigo Regime esses membros andavam a borrar-se nas fraldas. Para os mais velhos e saudosistas do tempo de Salazar nem comento pois a maioria deles tem medo das teclas do computador! :mrgreen:
Como sempre existem esquerdistas e fascistas. E neste post podem ver-se alguns! Será que o Hitler morreu mesmo? Decerto que alguns entrariam nas suas fileiras!

Registado: 19/4/2003 21:59

por tava3 » 14/6/2005 15:15

A onde é que voce estava no 25 de abril de 74?

:lol:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

Também quero escrever num jornal...

por desempregado1 » 14/6/2005 15:12

... se o Sérgio figueiredo escreve, com uma cadência impressionante, textos que são um perfeito disparate e ainda por cima lhe pagam para isso, eu também gostava muito de escrever num jornal.
De manhã quando ligo o PC, na ânsia de uma boa gargalhada, vou logo ao negócios.pt a ver se saiu mais algum texto do Sérgio ou do Baptista Bastos, sendo que os do segundo ainda são mais engraçados por este se afirmar como uma nulidade em ecónomia e escrever precisamente no Jornal de negócios... :P
Há ai algum job aqui para o boy? :mrgreen:

Registado: 9/6/2004 21:06

por Lion_Heart » 14/6/2005 14:33

Bem,Álvaro Cunhal podia ser muita coisa mas democrata não seria de certeza.Se calhar dou-lhe mais valor pois nunca queimou uma Bandeira Portuguesa como o fez outra personagem desse tempo,e defendeu sempre os seus ideais,mas democracia e comunismo nao sao coisas que se misturam!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por marafado » 14/6/2005 14:32

Sérgio Figueiredo
Cunhal perdeu. E nós?
sf@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

Cruel ironia a da História. Álvaro Cunhal morre um dia depois de Vasco Gonçalves. E ambos resistiram poucas horas após a celebração, em sessão solene, de duas décadas da adesão de Portugal à CEE. Assim, de repente, o país regressou à bifurcação de outros tempos. A bifurcação, em que aquelas duas figuras históricas se separaram do caminho que Portugal seguiu.
Vasco Gonçalves estatizou a economia, decapitou os grupos económicos, marcou o capitalismo português até aos nossos dias. Ainda hoje o responsabilizam. Ainda hoje é lembrado o «trauma» das nacionalizações, para justificar os centros de decisão nacional.

É impossível especular sobre o que teria sido o companheiro Vasco, as nacionalizações, o Verão quente, sem Álvaro Cunhal. Um exercício impossível e serôdio.

Mas já é possível imaginar o que teria acontecido ao país se eles tivessem triunfado. O «companheiro Vasco» e o MFA. O «camarada Álvaro» e o Partido Comunista. Ou, então, o que não teria acontecido.

Não teria havido a opção europeia, porque os comunistas foram contra a adesão, foram contra o mercado único, foram contra a união monetária, contra o euro e continuam contra tudo o que signifique o aprofundamento da nossa integração.

Textos como este podem hoje ser livremente escritos. E, livremente, pode concordar, discordar, insultar, passar a comprar outro jornal. Para que isso fosse assim, Cunhal viveu uma vida inteira. E outros morreram.

Mas felizmente que o projecto de Cunhal e de Vasco Gonçalves morreu muito antes deles. A nação prestou-lhes um tributo à coerência, suspirando de alívio por eles não terem falecido como vencedores da História.

No adeus de Cunhal, há orgulho na democracia que temos. Senão, o que leva Sócrates e Sampaio celebrarem a União Europeia e, dois dias depois, decretar luto nacional pelo líder comunista? E, em simultâneo, ouvir elogios de uma confederação dos agricultores, enquanto comunistas alentejanos o recordavam pela reforma agrária?

Em 48 horas, o país percebeu aquilo que evoluiu e amadureceu em 30 anos. A Europa, que Cunhal, não queria ajudou-nos na prosperidade - e, sim, somos mais prósperos do que há vinte anos. A democracia, pela qual Cunhal lutou, é irreversível e, neste momento, está a prestar-lhe a mais justa das homenagens.

E este regresso ao passado, que fizemos com duas mortes e uma efeméride, tem curiosamente um efeito regenerador. Não tanto porque, olhando para trás, somos capazes imaginar que poderia ter sido pior. Mas, sobretudo, para olhar para a frente com maiores convicções.

Porque a crise da Europa é grave. Porque a nossa situação é mais complicada ainda. Porque estão em causa muitos dos direitos sociais, que a esquerda conquistou, mas são um património de todos. E a convicção que não há alternativa, de facto, a tudo isto: estar Europa, repensar a nossa vida, proteger os mais fracos.

Os seguidores de Cunhal continuam sem perceber isto. Fazem greve. É cruel. Sem qualquer ironia.

Registado: 5/10/2004 16:59

Re: alvaro cunhal....

por charles » 14/6/2005 14:15

resposta a Jameson
teriamos uma guerra civil (Norte/Sul) primeiro, com a participação de Espanhóis e Americanos para ajudar[/quote]por isto que escreveu é que eu digo que foi bom portugal não ter virado á esquerda com cunhal, um abraço.

Registado: 9/6/2005 12:24

Calma, pessoal...

por Toninho,o pedreiro » 14/6/2005 13:09

Estou a descansar um bocado, que de tarde vai ser duro...tenho que andar com um compressor a abrir um pedaço do túnel de Ceuta...bem, já dei uma ordem de compra para 500K de pad, a 0,28 e vamos ao que interessa... concordo com tudo o que foi dito e não foi dito, porque só daqui a 50 ( ou mais) anos é que a História vai dizer, preto no branco, quem foi, como foi e o que aconteceu com todas as personagens actuais de A a Z...até lá tudo é aceitável e o OMO lava sempre mais branco, lembram-se da Catarina Eufémia, sempre pensei que tinha sido morta grávida, li há pouco que era uma montagem lendária e não estava grávida... fiquei triste, isto é complicado, o que vale é que tudo é efémero.
Quanta verdade pode um espírito suportar, quanta pode arriscar. F. Nietzche

Registado: 5/12/2002 15:32

Re: alvaro cunhal....

por Jameson » 14/6/2005 12:18

charles Escreveu:... portugal podia ter virado á esquerda e ai não sabemos o que podia ter acontecido nem que país teriamos hoje, é a minha opinião.

portugal virou á esquerda ! 8-)

não virou foi para o Comunismo...o povo assim decidiu nas eleições....e na minha opinião um Portugal Comunista seria impossivel...teriamos uma guerra civil (Norte/Sul) primeiro, com a participação de Espanhóis e Americanos para ajudar

Registado: 1/5/2005 20:31

alvaro cunhal....

por charles » 14/6/2005 11:59

é com respeito que o vemos partir, quanto ao resto ainda bem que este senhor tirando questão do 25 de abril e uma participação rápida no governo na altura a seguir á revolução, nunca mais teve cargo nenhum para bem de portugal pois este senhor era o pior dos comunistas marxixtas leninistas que nem os comunistas da russias, portugal podia ter virado á esquerda e ai não sabemos o que podia ter acontecido nem que país teriamos hoje, é a minha opinião.

Registado: 9/6/2005 12:24

por tava3 » 14/6/2005 11:10

Foi com a vontade do povo, sem duvida, mas este precisou de um empurrao, pois caso contrario a ditadura nao nos tinha levado tantos anos. É verdade que foi um golpe "soft", em italia por exemplo, mataram o mussolini e penduraram-no de cabeça para baixo na rua. Até num golpe de estado somos um povo equilibrado, e ainda bem.

:)

Re: Só mesmo de meninos da mamã

por Surfer » 14/6/2005 10:58

Rocha Escreveu:Então um HOMEM que foi prEso várias vezes , PRESO!!!!!para poder dar liberdade aos portugueses tem este reconhecimento???Pobres e ignorantes.Acreditai na NªSª de Fátima que essa é que vos faz livres.Haja vergonha.Bem diz o outro que a IGNORÃNCIA domina o mundo.Quantos homens neste mundo lutaram tanto em prol dos outros como o GRANDE CUNHAL? quantos??????

Quantos?! Muitos, muitos mais, mais certamente que imagina, por cá não foi só Cunhal, muitos mais lutaram pela liberdade e nem sequer tiveram o "luxo" de serem reconhecidos, alguns morreram mesmo em prol da liberdade e da pátria. Cunhal só foi mais um entre muitos.

Ignorância meu caro neste caso serve a quem procura centrar a história numa ou em poucas personagens mediáticas. A verdade reside nos factos e a história relata-nos que a liberdade foi conquistada pela vontade do povo. A vontade e o desejo de mudança era tanta que quando pegaram nas armas não havia resistência, nem uma gota de sangue foi derramada, só tiros de salva para festejar.

Liberdade é uma palavra enorme, serve muitos fins e ideologias, por vezes é usada como uma "arma", Cunhal (como muitos) usou a para chegar ao poder, atravês dela sentiu a oportunidade de impor o regime comunista absoluto em que acreditava cegamente como se duma fé religiosa se trata-se. Foi essa inspiração e convicção que por muitos hoje é admirada que quase levou o pais à beira de uma guerra civil, só travada provavelmente pela enorme vontade de Liberdade do povo, Cunhal sentiu-se impotente.

Alguém pode acreditar que um homem desta natureza honra a palavra Liberdade?!

Preso?! Infelizmente existem muitas almas inocentes que estão presas ás piores condições de vida humana injustamente e não tem necessáriamente que ver o Sol nascer quadrado atrás de umas barras de ferro, para se sentirem presos e esquecidos sem qualquer luz de esperança. Esses sim, são verdadeiros Herois!

Cumps
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por tava3 » 14/6/2005 9:28

Ele foi preso porque era um incomodo ao antigo regime, e nao porque tirava liberdade ao povo. Realmente a ignorancia nao tem limites.

por jabreu » 14/6/2005 9:27

Não sou comunista e nem concordo com a sua ideiologia. Os bolcheviques provocaram mais mortes na União Soviética do que a segunda grande guerra. Mas admiro a pessoa de Álvaro Cunhal pois era carismático, ulta-inteligente e versátil em várias áreas. Quantos de nós se podem gabar disso? O azar dele, na minha perspectiva, foi de estar no lado errado da barricado. E claro que foi importantissimo na queda da ditadura, logo na liberdade. Se a seguir a queda do regime queria implementar outro tipo de ditadura, isso não sei, sei é que isso não aconteceu portanto, é e deverá ser considerado e respeitado como um baluarte da liberdade.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

Só mesmo de meninos da mamã

por Rocha » 14/6/2005 9:04

Então um HOMEM que foi prEso várias vezes , PRESO!!!!!para poder dar liberdade aos portugueses tem este reconhecimento???Pobres e ignorantes.Acreditai na NªSª de Fátima que essa é que vos faz livres.Haja vergonha.Bem diz o outro que a IGNORÃNCIA domina o mundo.Quantos homens neste mundo lutaram tanto em prol dos outros como o GRANDE CUNHAL? quantos??????

Registado: 25/5/2005 12:09

Re: Alvaro Cunhal , afinal quem era .......

por Surfer » 14/6/2005 1:01

AC Escreveu:Um muito Obrigado ..... :clap: :clap: :clap:

Pois...Fala por ti e podes bater as palmas até doer, porque felizmente uma maioria deste pais não comunga da mesma opinião.

Para mim um homem que se serve da palavra Liberdade com segundas intenções à posteriori, não é Homem, é algo que não me apetece aqui mencionar.

Pena que ele e os seus "camaradas" da luta revolucionaria de então, nunca tenham falado ao povo abertamente sobre o famoso...25 de Novembro! Sempre se sentiram incomodados e nervosos sempre esse dia de Novembro era mencionado, porque será?!:roll:

Cumps
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por BILL_GATES » 14/6/2005 0:52

cayenne Escreveu:Mas quem disse que Álvaro Cunhal lutou pela democracia?
Acho um piadão quando se fala que esse senhor lutou pela liberdade. Qual liberdade? A liberdade comunista soviética?
Vocês sabem o que é isso?

Sem ofensa, o seu pai era da PIDE? Digo isto sem qualquer intenção de ofender pois naquela altura quem era anti-comunista era da polícia politica. E acho bem que tenha essas ideias pois são tão legitimas como outras quaisquer.
Vou tomar nota na minha memória e decerto na memória de muitas centenas de membros do forum que o cayenne é facho (não porque saiba o que é isso mas herdou).
Lamento profundamente mas respeito embora sejam ideais diferentes dos meus.
viva a liberdade!

Registado: 19/4/2003 21:59

por nunofaustino » 13/6/2005 22:10

Acima de tudo admiro o Dr. Álvaro Cunhal por ter defendido os seus ideias com toda a força que tinha.

Quer se queira quer não queira, ele teve um papel importantíssimo durante a ditadura de Salazar, sendo muito importante na queda do regime e na instauração da liberdade.

No entanto, depois do 25 de Abril, ele não soube adaptar-se e continuou a defender ideias que são impossíveis de aplicar sem ser num regime ditactorial.

No entanto, foi um Grande Homem que sofreu imenso defendendo os seus ideiais, procurando sempre aquilo que ele pensava ser o melhor para Portugal...

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por cayenne » 13/6/2005 21:45

Mas quem disse que Álvaro Cunhal lutou pela democracia?
Acho um piadão quando se fala que esse senhor lutou pela liberdade. Qual liberdade? A liberdade comunista soviética?
Vocês sabem o que é isso?

Apenas vou deixar uma história que aconteceu com os meus pais que exemplifica bem o estado em que o povo soviético vivia.

Estavamos em Abril de 1987 (ainda em pleno regime soviético) quando os meus Pais, servindo-se do facto do FCP ir jogar as meias finais à URSS (contra o D.Kiev) resolveram fazer uma viagem a esse país.
Na altura tinha apenas 9 anos, e naturalmente pedi para me trazerem uma bola oficial adidas e umas chuteiras da mesma marca (não deveria ser tarefa muito difícil dada a tradição dos russos no desporto).
O certo é que depois de terem corrido de lés a lés toda a cidade de Moscovo, não descortinaram uma única loja de desporto, muito menos bolas de futebol oficiais. :mrgreen:
O povo fazia filas todas as manhãs para comprar pão e leite, pois os locais de abastecimento eram diminutos. Certas lojas apenas podiam ser frequentadas por turistas. As lojas de marca só em Marte :mrgreen: .Imensa KGB à paisana nas ruas. Uma pobreza medonha.
O sonho desse Sr. Dr. Cunhal sempre foi fazer de Portugal, uma segunda URSS.
A todas aqueles que apregoam o comunismo, ou não sabem o que ele simboliza, ou são intlectualmente incapazes.
O ideal comunista nada tem a ver com liberdade.

P.s.- os meus Pais acabaram por comprar a tão ansiada e prometida bola numa loja de desporto, aqui no Porto, no dia em que chegaram. :P

Registado: 17/4/2004 10:24

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google Adsense [Bot], jat19001900, jprgodinho, Kiko_463, latbal, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, Rolling_Trader, yggy e 654 visitantes