Caldeirão da Bolsa

A insustentável leveza do ... Dax

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Kooc » 10/6/2005 16:12

boas:

Uma pequena achega...

O bump and run (BAR), é uma figura de inversão. ocorre nos extremos de uma tendencia, logo pode ser de topo ou de fundo. Neste caso estamos a falar de topo.

A cotação, segue uma LT, normalmente com inclinações não superiores a 45º(azul escuro). De repente, essa tendencia aumenta a inclinação, passando a seguir uma linha que pode com inclinações perto dos 60º (amarelo).
Como a inclinação é demasiada, mais tarde ou mais cedo, cai. Em 19% dos casos NÃO cai, a figura falha.Quando cai, cai até à primeira linha (azul escuro) e muitas vezes continua as quedas.

Uma maneira de negociar isto, é constituir uma linha de aviso (azul claro), que é a parte superior de um canal, e que serve caso seja quebrada, para nos avisar que está a iniciar-se um BAR. De seguida marcamos outra com a mesma distancia (a lilás), que é a linha de venda (os tais 4600 que o GPinto falou).
Aí será o ponto onde devemos começar a pensar em vender. Mas não é obrigatório. Muitas vezes a cotação passa essa linha, e devemos deixar correr. Caso volte a quebrar (para baixo), aí sim, É OBRIGATÓRIO, vender.

Ou seja: Não devemos vender já. Dedo no gatilho, sim, mas vamos ver onde é que ele para. Se quebrar a linha a lilás, optimo, só pensaremos em vender na sua quebra novamente, mas em baixa. Até lá, vamos montados em call, mas sempre atentos

cumps
Anexos
dax-1005.png
dax-1005.png (14.13 KiB) Visualizado 332 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Dax

por jarc » 10/6/2005 12:47

GPinto, pode até parar para respirar, mas se os states vão para cima e se o euro tem caído forte e feio porque é que o dax tem que cair forte e feio? Faz sentido uma aposta na correcção mas pode muito bem dar mais um esticãozinho e queimar algumas entradas curtas precipitadas.

Registado: 23/7/2003 16:05

Bump and run... that is not fun!!! :o)

por leprechaun » 10/6/2005 12:41

Ó Pinto!

De AT nada percebo nem me sinto muito motivado para a compreender, pelo menos para já. Claro que utilizo as noções rudimentares das resistências, suportes, médias móveis, linhas de tendência, alguns indicadores... e pouco mais!

Sim, já ouvi falar nesse B&R mas mal sei o que isso é. E, contudo, se me disseres que pode haver alguma correcção mais significativa quando o DAX atingir a zona dos 4650 - afinal, é só mais 1% acima! - aí eu estou de acordo, sim!

Mas essa afirmação tão pessimista de que o Dax deverá cair forte e feio, ou seja, igualmente sem respirar, caso seja activada a tal figura... whatever that means... deixa-me muitas dúvidas, ou seja, não creio ser esse o cenário mais provável.

Ainda assim, sabemos bem que nada é impossível, claro. E no trading limitamo-nos a procurar jogar do lado que nos oferece maiores probabilidades de acerto... verdade?

Contudo, é provável que hoje até tenhamos uma sessão bastante volátil e imprevisível nos States. Ou seja, talvez esta sexta-feira corresponda a essa "fibrilação" dos mercados que o Nichols por vezes refere e que costuma preceder algum movimento significativo, de subida neste caso. De resto, não baseio esta minha previsão em mais nada... just plain intuition, that's all! 8-)

Por fim, até me agradava muitíssimo que a tua previsão estivesse certa... desde que a tal descida não fosse assim tão violenta!!! No máximo dos máximos, um reteste ao anterior máximo quebrado nos 4435 seria aquilo que eu consideraria ainda aceitável, numa manutenção de um target de subida até aos 4800, lá para Setembro. E já não creio, aliás, que uma correcção tão acentuada seja possível. Numa perspectiva mais fria e realista, não estou a ver o DAX quebrar sequer os 4500. Será mesmo a minha derradeira oportunidade de ainda apanhar o comboio da subida, se tal se verificar.

Enfim, sem gráficos nem nada, aqui deixo a minha visão... um simples plágio adaptado do excelente e gentilíssimo David Nichols, afinal. E de novo repito como gosto imenso das suas análises e do seu estilo muito sereno, prudente e reflexivo. Sim, nem sempre se acerta... mas está-se sempre alerta!!! :P

Good luck for you and everyone!!!

leprechaun

(...it's a beautiful sun! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

A insustentável leveza do ... Dax

por Gpinto » 10/6/2005 8:52

E lá vai ele, em grande euforia, sem respirar.

Deixo o gráfico porque me parece que o Bump&Run está em fase crucial, ou seja, toca a imaginar uma paralela equidestante da LTA Azul e Rosa, passará, grosso modo, nos 4.600 pts (onde estamos hoje.

Caso a figura esteja correcta, e o Bump & Run seja activado (tem todos os ingrdientes necessários), o Dax deverá cair forte e feio, ou seja, igualmente sem respirar.

Esta figura tem uma boa probabilidade de acerto.

Será?

Abraço,

Gpinto
Anexos
Dax10062005.png
Dax10062005.png (32.22 KiB) Visualizado 438 vezes
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 161 visitantes