SPX - acinzentado.
Oi zelareca
Deixo-te aqui um grafico com um uptrend marcado com as "minhas trendlines" pois há muita maneira de as marcar e isso pode gerar sempre algumas confusões.
Não vou aqui agora expor todas as regras de como negociar um trend destes pois o tempo é curto e verdade seja dita, as regras ainda não estão concluidas e naturalmente que nem tudo pode ser exposto publicamente.
Posso dizer que quem tivesse entrado em Agosto o sinal de saida apenas teria sido dado em Dezembro, onde se situa a seta. Poderiamos aqui discutir se era possivel aguentar posições longas durante tanto tempo visto que 4 meses para a maioria de nós é uma eternidade mas isso já é outra historia.
Eu faço a leitura de um trend da maneira que está desenhada no grafico. Um uptrend é igual em todo o lado, higher highs, higher lows. As trendlines que marcam o uptrend, so podem ser marcadas assim, não há outra maneira.
Marcando trendlines destas em dezenas de graficos, começas a ver os mesmos padrões vezes sem conta. Começas a ditar as regras de negociação facilmente visto que muitas delas são importadas de Gann, Livermore e Elliot.
As linhas podem falhar, claro que podem, é para isso que servem os stops. Tu sabes até onde toleras a quebra, ou não, da linha, no meu caso, 25% de extenção do ultimo range. Já marcaste tanta coisa destas que sabes onde reside a probabilidade de uma quebra ser real ou não.
Com o passar do tempo, vais afinando o sistema. Vais melhorando os sinais que são dados, vais incorporando novas ideias. Isto é um ciclo de aprendizagem sem fim.
The trend is your friend.
Este deve ser o maior cliché que existe mas o que mais interessa aprender no mercado é o funcionamento de um trend. Nada mais. Um trend é constituido por varias ondas, um up swing, um downswing, um upswing, um downswing e assim sucessivamente. Apenas necessitamos de aprender o seu funcionamento. É tão simples.
Basta uma meia duzia de trendlines num grafico de barras e temos um trend em desenvolvimento.
Agora resta estudar o uptrend e começar a escrever as regras da sua negociação.
E como sempre, já me alonguei em demasiado
um abraço
arnie
PS: peço desculpa pelo tamanho do grafico mas neste PC não tenho nada com que tratar a imagem
Deixo-te aqui um grafico com um uptrend marcado com as "minhas trendlines" pois há muita maneira de as marcar e isso pode gerar sempre algumas confusões.
Não vou aqui agora expor todas as regras de como negociar um trend destes pois o tempo é curto e verdade seja dita, as regras ainda não estão concluidas e naturalmente que nem tudo pode ser exposto publicamente.
Posso dizer que quem tivesse entrado em Agosto o sinal de saida apenas teria sido dado em Dezembro, onde se situa a seta. Poderiamos aqui discutir se era possivel aguentar posições longas durante tanto tempo visto que 4 meses para a maioria de nós é uma eternidade mas isso já é outra historia.
Eu faço a leitura de um trend da maneira que está desenhada no grafico. Um uptrend é igual em todo o lado, higher highs, higher lows. As trendlines que marcam o uptrend, so podem ser marcadas assim, não há outra maneira.
Marcando trendlines destas em dezenas de graficos, começas a ver os mesmos padrões vezes sem conta. Começas a ditar as regras de negociação facilmente visto que muitas delas são importadas de Gann, Livermore e Elliot.
As linhas podem falhar, claro que podem, é para isso que servem os stops. Tu sabes até onde toleras a quebra, ou não, da linha, no meu caso, 25% de extenção do ultimo range. Já marcaste tanta coisa destas que sabes onde reside a probabilidade de uma quebra ser real ou não.
Com o passar do tempo, vais afinando o sistema. Vais melhorando os sinais que são dados, vais incorporando novas ideias. Isto é um ciclo de aprendizagem sem fim.
The trend is your friend.
Este deve ser o maior cliché que existe mas o que mais interessa aprender no mercado é o funcionamento de um trend. Nada mais. Um trend é constituido por varias ondas, um up swing, um downswing, um upswing, um downswing e assim sucessivamente. Apenas necessitamos de aprender o seu funcionamento. É tão simples.
Basta uma meia duzia de trendlines num grafico de barras e temos um trend em desenvolvimento.
Agora resta estudar o uptrend e começar a escrever as regras da sua negociação.
E como sempre, já me alonguei em demasiado
um abraço
arnie
PS: peço desculpa pelo tamanho do grafico mas neste PC não tenho nada com que tratar a imagem
- Anexos
-
- ADBE_uptrend.png (16.66 KiB) Visualizado 579 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
zelareka Escreveu:arnie,
o problema com as linhas de q tu falas e q muitas vezes parecem resultar melhor do q realmente resultam pois o olho humano ignora sem querer todas as vezes em q a coisa falhou no passado e favorece as situacoes em q resultou. depois do facto e tudo "obvio". o q tu dizes pode resultar mas para isso nao podemos estar a ver o q aconteceu a seguir
e temos q seguir a disciplina de nao olhar para as velas seguintes.
Concordo com o zelareka nesse aspecto.
Mas diz me experiência que a melhor forma de ter a percepção do mercado é através da análise discricionária e o estudo a olho de padrões passados, embora algumas vezes este pregue partidas.
Após esta fase, e para um estudo mais rigoroso, nada melhor que elaborar um conjunto de regras base, e proceder à sua análise estatística, que poderá ser através de um script ou à unha.
He who knows not what he risks...risks all!
arnie,
o problema com as linhas de q tu falas e q muitas vezes parecem resultar melhor do q realmente resultam pois o olho humano ignora sem querer todas as vezes em q a coisa falhou no passado e favorece as situacoes em q resultou. depois do facto e tudo "obvio". o q tu dizes pode resultar mas para isso nao podemos estar a ver o q aconteceu a seguir
re
zelareka Escreveu:caro fproenca,
a sua resposta nao explica a razao da sua opiniao ser a mais provavel para o futuro do mercado.
o senhor tem q quantificar a situacao e depois mostrar a partir de varios exemplos como as probabilidade o favorecem e como o resultado esta longe de ser aleatorio. fazer as coisas de outra maneira e qs sempre entrar no jogo da adivinhacao, e aproxima o trading ah leitura do horoscopo
O meu tópico acima foi precisamente para mostrar que não negoceio com base em opiniões (nem minha nem de ninguém) mas sim com factos, a regra mais básica da AT é que o mercado move-se em tendências, se para mim factos são quebras ou rompimentos das Linhas de Tendência então para negociar só tenho de me preocupar em seguir as mesmas, é dificil entrar na tendência certa mas depois é muito fácil segui-la, principalmente se entrar bem porque é mais fácil fechar posição em caso de falha.
Quanto ao futuro mais provável, a Análise Técnica não é uma ciência exacta nem existe um método universal, por isso existem as mais variadas opiniões e as mais diversas formas de analisar, na óptica de cada um de nós as opiniões (apesar de algumas serem divergentes) acima estão justificadas.
Devido ao reflexo e intervenção humana (emoções) nos mercado, estão constantemente em mutação e como tal eu não acredito na mecanização de sistemas com base em probabilidades, nem em cálculos com base em estudos estatísticos, nesse capitulo acredito apenas nas projecções efectuadas com base em figuras técnicas porque se baseiam em padrões que se repetem com relativa frequência.
Por acaso tenho um pequeno sistema que se baseia apenas na velocidade dos movimentos (acelarações e desacelarações), com ele tento obter o melhor momento para entrar ou sair do mercado, no fundo não é mais do que um indicador ligeiramente modificado para o meu time-frame.
A referência ao jogo da adivinhação ou horoscópio é desprezar ou diminuir as nossas opiniões, nesse caso para avaliar melhor a perfomance das opiniões sugiro ir ao topo da página do Caldeirão, clicar em busca e escolher o nome da pessoa, ler vários tópicos (não é com um ou dois que se avalia) escritos no passado por essa pessoa e confronta-los com o que se passou à posteriori, obviamente tendo em mente que ninguém acerta sempre. O nosso objectivo aqui (falo por mim) é partilhar e trocar ideias e não provar nada a ninguém, porque se cada um de nós já tem o seu método de trading defenido pouco ou nada vai mudar no nosso dia a dia.
Independentemente das opiniões futuras (que devem ser consideradas) o mais importante é o presente, e para mim quem conseguir olhar para último gráfico acima (semanal) e não ver que a Linha de Tendência no médio/longo prazo (LT verde) foi quebrada e que SÓ acima desta é que o mercado volta a estar “BULL” é um HEROI ! Isto não significa que no curto prazo se possa entrar “longo” de forma aproveitar os pequenos ciclos até porque é sabido que os mercados não se movem em linha recta, mas isso depende do “time frame” de cada um.
Cumprimentos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Caro zelareca
digamos que nem tudo é assim tão linear
pode-se dizer que estudo grafico e estudo numérico é a mesma coisa mas existem algumas diferenças
pegamos no OHLC e fazemos mil e uma coisa com eles. Escolhemos 1 time frame e começamos a correr scripts que nos digam quantas vezes fechou a cima da MM50, quantas vezes abriu em gap, etc...etc...etc...
Pegamos num grafico e começamos a desenhar trendlines, abrimos outro e desenhamos mais trendlines, no final do dia, temos 280 graficos marcados. No final de meia duzia de meses, a continuação da marcação de graficos, começa a dar-nos imagens como que scanizadas, começamos a reconhecer certos padrões.
sim, há quem consiga transpor esses padrões para linguagem de programação e assim testa-los automaticamente. Mas qual a diferença relativamente a quem siga esses padrões à meses, mentalmente, e que tenha ganho a capacidade de poder ver a probabilidade de sucesso ou mesmo se o padrão possa ser confirmado, ver se o risco compensa?
uma coisa é adivinhar o sentido, dizer, amanhã sobe. Outra coisa é saber de antemão que aquele padrão especifico no passado fez isto se não passar deste valor e fez aquilo se não passar daquele valor.
cumprimentos
PS: quando fala em "...capacidade de ver se..." não´me refiro a algo sobrenatural
mas sim reconhemos cada barra feita no padrão e sabermos como este deveria reagir a XPTO suporte e/ou resistencia desse padrão
digamos que nem tudo é assim tão linear
pode-se dizer que estudo grafico e estudo numérico é a mesma coisa mas existem algumas diferenças
pegamos no OHLC e fazemos mil e uma coisa com eles. Escolhemos 1 time frame e começamos a correr scripts que nos digam quantas vezes fechou a cima da MM50, quantas vezes abriu em gap, etc...etc...etc...
Pegamos num grafico e começamos a desenhar trendlines, abrimos outro e desenhamos mais trendlines, no final do dia, temos 280 graficos marcados. No final de meia duzia de meses, a continuação da marcação de graficos, começa a dar-nos imagens como que scanizadas, começamos a reconhecer certos padrões.
sim, há quem consiga transpor esses padrões para linguagem de programação e assim testa-los automaticamente. Mas qual a diferença relativamente a quem siga esses padrões à meses, mentalmente, e que tenha ganho a capacidade de poder ver a probabilidade de sucesso ou mesmo se o padrão possa ser confirmado, ver se o risco compensa?
uma coisa é adivinhar o sentido, dizer, amanhã sobe. Outra coisa é saber de antemão que aquele padrão especifico no passado fez isto se não passar deste valor e fez aquilo se não passar daquele valor.
cumprimentos
PS: quando fala em "...capacidade de ver se..." não´me refiro a algo sobrenatural
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
caro fproenca,
a sua resposta nao explica a razao da sua opiniao ser a mais provavel para o futuro do mercado.
o senhor tem q quantificar a situacao e depois mostrar a partir de varios exemplos como as probabilidade o favorecem e como o resultado esta longe de ser aleatorio. fazer as coisas de outra maneira e qs sempre entrar no jogo da adivinhacao, e aproxima o trading ah leitura do horoscopo
zelareka Escreveu:mas qual e a prova q tu tens de q esse tipo de analise resulta ? por ex eu posso dizer q se amanha chove entao a mercado sobe para a semana. mas o melhor e testar a coisa primeiro, nao?
A pergunta não foi dirigida a mim, mas se me permites tomo a liberdade de dizer algo sobre o assunto.
Antes de mais, foi com muito agrado que li as opiniões acima, não me interessa se são identicas ou opostas à minha, para os mercados funcionárem plenamente tem de haver oferta e procura, logo, as opiniões não podem ser todas iguais, de uma forma ou de outra justificaram as mesmas e deveremso respeita-las.
Cada um de nós deve ter a sua forma de analizar, os seu sistema ou o seu método, sou da opinião que cada um deve criar o seu próprio sistema e não divulga-lo porque o que dá para um investidor pode não dar para outro, depende de muitos factores, quero eu dizer com isto que por trás de cada opinião há mais qualquer coisa (falo por mim) que suporta as nossas opiniões.
O facto de ter uma opinião não significa que negoceie com base nela, eu por exemplo, para negociar beseio-me em factos concrectos, e para mim factos concrectos são as LT's que originam os suportes e as resistencias, sem isso não negoceio. Para negociar também há que ter em conta os prazos, quem está no longo prazo não pode negociar da mesma forma de quem está no curto prazo.
E já agora porque se tem falado em longo prazo (eu apenas negoceio no curto prazo) aproveito para relembrar os tais factos que consumados que parecem estar a ser ignorados.
Com um gráfico mensal, fui procurar uma LT que desse com o minimo de 2002e foi preciso recuar até finais de 1990 para obter a LT, por sua vês verifica-se uma fortissima resistencia na zona dos 2000 e ainda temos uma LT verde que nasce em finais de 2002 quebrada
Com um gráfico semanal, temos a mesma LT a verde com a LT's quebrada mais ampliada e quem olha para aqui não deve ter a menor dúvida que após a quebra o mercado perdeu a força da subida, só tem dúvidas quem quer. Por sua vez ainda existe boa possibilidade de se formar um H&S de inversão qeu só deverá fazer sentido falar nele após quebra na Necline (LT a azul)
Posto isto temos os factos, e contra facto não há argumentos a hipotese do mercado não cair ou mesmo de vir a subir deve ser considerada, mas isso já não é um facto, aliás não vejo nada que suporte essa tese ...
Fica a minha opinião de longo prazo, respeitando as todas as outras
Abraço
- Anexos
-
- loooggoooo.gif (24.96 KiB) Visualizado 1077 vezes
-
- w.GIF (23.79 KiB) Visualizado 1083 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Uauuuu !!!!!!
Caro amigo Arnie você fala nos 550 pts no S&P será que eu percebi bem ou houve algum engano ???
Um abraço.
Um abraço.
- Registado: 2/6/2005 18:39
por acaso ainda n tinha reparado no que o soxx tem andado a fazer assim num prazo tão alargado
no longo prazo, esse padrão aparenta ser extremamente bullish. A dificuldade que está a encontrar em testar o anterior september 2004 swing low é indicada pelo aparente 3 thrusts down pattern em que se encontra neste momento.
num grafico semanal tem-se uma visão mais simplificada do padrão, com menos ruido. O padrão completo trará o indice abaixo dos 376 pts, fazendo este um falso break, tal como em Janeiro 2005. Um teste abaixo dos 367 pts deitará por terra o padrão e novo low será esperado abaixo dos 350 pts.
Um higher low com apenas 2 thrusts down, tal como o SPX fez em 2003 indicará que a situação é mais bull que a prevista e o indice poderá facilmente testar valores nos 550 pts.
Convém é não esquecer que para o indice mexer é necessário que os seus constituintes também mexam
São eles: ALTR, AMAT, AMD, BRCM, IFX, INTC, KLAC, LLTC, MRVL, MU, MXIM, NSM, NVLS, STM, TER, TSM, TXN e XLNX
só mais uma coisita, no 1º movimento up teríamos antes 7 ondas e no 2º, 5 ondas, com 24 e 23 dias respectivamente.
Um abraço
arnie
no longo prazo, esse padrão aparenta ser extremamente bullish. A dificuldade que está a encontrar em testar o anterior september 2004 swing low é indicada pelo aparente 3 thrusts down pattern em que se encontra neste momento.
num grafico semanal tem-se uma visão mais simplificada do padrão, com menos ruido. O padrão completo trará o indice abaixo dos 376 pts, fazendo este um falso break, tal como em Janeiro 2005. Um teste abaixo dos 367 pts deitará por terra o padrão e novo low será esperado abaixo dos 350 pts.
Um higher low com apenas 2 thrusts down, tal como o SPX fez em 2003 indicará que a situação é mais bull que a prevista e o indice poderá facilmente testar valores nos 550 pts.
Convém é não esquecer que para o indice mexer é necessário que os seus constituintes também mexam
São eles: ALTR, AMAT, AMD, BRCM, IFX, INTC, KLAC, LLTC, MRVL, MU, MXIM, NSM, NVLS, STM, TER, TSM, TXN e XLNX
só mais uma coisita, no 1º movimento up teríamos antes 7 ondas e no 2º, 5 ondas, com 24 e 23 dias respectivamente.
Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Pois
Ter um ,nem que ligeiro seja ,apontamento do Arnie é uma honra imensa. Agora ter uma extensa e elaborada análise é um raro previlégio
Na busca de hipóteses ( sem testes de significância), lá me lembrei daquilo que muita gente falava - do SOX estar a ser o motor do movimento. E Então lá dei comigo a traçar umas coisas e não é que encontrei um - Three Thrusts Down. Pois é , se o Arnie fizer o favor de concordar, e a ser verdade , essa coisa do Sox andar à frente a abrir caminho, então sempre iremos ao fundo do canal
Boa semana .
Cinzento
Na busca de hipóteses ( sem testes de significância), lá me lembrei daquilo que muita gente falava - do SOX estar a ser o motor do movimento. E Então lá dei comigo a traçar umas coisas e não é que encontrei um - Three Thrusts Down. Pois é , se o Arnie fizer o favor de concordar, e a ser verdade , essa coisa do Sox andar à frente a abrir caminho, então sempre iremos ao fundo do canal
Boa semana .
Cinzento
- Anexos
-
- Arnie.png (26.45 KiB) Visualizado 1185 vezes
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
oi cinza
bonito chart, simples e com tudo o que é necessário
permite-me fazer uns rabiscos
o padrão semelhante que apontas dão-lhe o nome de 3 thrusts pattern (5 wave move)
pode ser uma consolidação como uma distribuição. Neste caso foi claramente uma consolidação. Até nos deu um higher low reforçando a sua validade
podes observar este mesmo padrão entre july/october 1999 e june/august 2003. Este ultimo apenas produziu 2 thrusts down, fazendo logo um higher low e lançando o indice para o ultimo movimento de alta, terminando este em março 2004.
se o indice voltar a consolidar com este tipo de padrão, espera-nos uns meses de quedas até que novos máximos acima dos 1280 possam ser atingidos.
uma coisa podemos saber nós de antemão, como este padrão pode ser resolvido e com isso podermos posicionarmo-nos no momento certo.
Olhando para algumas big caps de movem o indice, a GE a MSFT estão sob suportes importantes, bases de médio prazo, que se forem quebras em baixo podem trazer a pressão vendedora suficiente para que o indice em si inicie o retracement. A PFE está na mesma situação, a XOM e a CVX recuperam mas ainda é cedo para saber se retomam a tendencia, a IBM e a VZ estão também a criar uma base de medio prazo mas sem sinais de a querem confirmar pesando tb no indice.
Por sua vez a MO continua forte, em maximos historicos mas infelizmente está com um movimento de 5 ondas e a testar os 25% de extenção do ultimo range (tal como referi à umas semanas relativamente à ADSK, PGR e TEVA. Posso dizer que a CAT está na mesma situação). Este facto pode gerar o topo do movimento o que também pesará no indice.
Resumindo, o indice está numa posição bastante interessante. Olhando para o SPY podemos ver a "escandalosa" divergencia que existe no volume. Cada novo máximo tem sido acompanhado por uma diminuição do volume. As big caps estão sob valores importantes a medio prazo. Apesar de sustentarem as suas bases, estes ultimos dias mostraram uma fraqueza preocupante.
Sabendo a reacção destas big caps que falei e de outras, facilmente saberemos o caminho que o indice fará
um abraço
arnie
bonito chart, simples e com tudo o que é necessário
permite-me fazer uns rabiscos
o padrão semelhante que apontas dão-lhe o nome de 3 thrusts pattern (5 wave move)
pode ser uma consolidação como uma distribuição. Neste caso foi claramente uma consolidação. Até nos deu um higher low reforçando a sua validade
podes observar este mesmo padrão entre july/october 1999 e june/august 2003. Este ultimo apenas produziu 2 thrusts down, fazendo logo um higher low e lançando o indice para o ultimo movimento de alta, terminando este em março 2004.
se o indice voltar a consolidar com este tipo de padrão, espera-nos uns meses de quedas até que novos máximos acima dos 1280 possam ser atingidos.
uma coisa podemos saber nós de antemão, como este padrão pode ser resolvido e com isso podermos posicionarmo-nos no momento certo.
Olhando para algumas big caps de movem o indice, a GE a MSFT estão sob suportes importantes, bases de médio prazo, que se forem quebras em baixo podem trazer a pressão vendedora suficiente para que o indice em si inicie o retracement. A PFE está na mesma situação, a XOM e a CVX recuperam mas ainda é cedo para saber se retomam a tendencia, a IBM e a VZ estão também a criar uma base de medio prazo mas sem sinais de a querem confirmar pesando tb no indice.
Por sua vez a MO continua forte, em maximos historicos mas infelizmente está com um movimento de 5 ondas e a testar os 25% de extenção do ultimo range (tal como referi à umas semanas relativamente à ADSK, PGR e TEVA. Posso dizer que a CAT está na mesma situação). Este facto pode gerar o topo do movimento o que também pesará no indice.
Resumindo, o indice está numa posição bastante interessante. Olhando para o SPY podemos ver a "escandalosa" divergencia que existe no volume. Cada novo máximo tem sido acompanhado por uma diminuição do volume. As big caps estão sob valores importantes a medio prazo. Apesar de sustentarem as suas bases, estes ultimos dias mostraram uma fraqueza preocupante.
Sabendo a reacção destas big caps que falei e de outras, facilmente saberemos o caminho que o indice fará
um abraço
arnie
- Anexos
-
- spx_cinza.gif (22.82 KiB) Visualizado 1239 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
opsssss
Esqueceu-me de colocar no post anterior o grafite que evidencia o padrão anterior.
Cinzento
Cinzento
- Anexos
-
- semelhante.png (19.06 KiB) Visualizado 1262 vezes
Update
Ok malta,
Aparentemente estamos todos de acordo. Quer dizer, esteremos provavelmente a falar em time diferentes . Ou seja, eu também concordo que se está a formar um padrão de consolidação de alta, a exemplo do que aconteceu à uns meses e que muito provávelmente será rompido em alta projectando o SP para máximos relativos. Entretanto até lá, considero existir uma forte possibilidade de o padrão precedente se repetir. E então teríamos um canal composto por 6 ondas. Sendo que esta , a cumprir o toque na base do canal , daria sensilvelmente 100 pontos. Se porventura o padrão não se repetir e o canal for de imediato cortado em alta, ok, lá vamos todos em romaria. Sendo o FProença o primeiro do cortejo,como é hábito
. Portento, LePre, sem stress, que a coisa lá subirá, não sem antes fazer o tal padrãozito das 6 onditas
.
Abraço e bons negócios
Cinzento
Aparentemente estamos todos de acordo. Quer dizer, esteremos provavelmente a falar em time diferentes . Ou seja, eu também concordo que se está a formar um padrão de consolidação de alta, a exemplo do que aconteceu à uns meses e que muito provávelmente será rompido em alta projectando o SP para máximos relativos. Entretanto até lá, considero existir uma forte possibilidade de o padrão precedente se repetir. E então teríamos um canal composto por 6 ondas. Sendo que esta , a cumprir o toque na base do canal , daria sensilvelmente 100 pontos. Se porventura o padrão não se repetir e o canal for de imediato cortado em alta, ok, lá vamos todos em romaria. Sendo o FProença o primeiro do cortejo,como é hábito
Abraço e bons negócios
Cinzento
You are completely right!!!
WHITE CANDLE Escreveu:nao costumo acompanhar muito o dow, mas tendo em conta o padrao que ele desenhou entre meados de fev. e meados de março (1º circulo), teve como resposta uma descida consideravel, ate aos 10.000 pontos.
curiosamente está a desenhar o mesmo padrao mas vindo do sentido inverso do primeiro. inicio em meados de maio e está precisamente em meados de junho (altura para esclarecer o rumo). nao é menos curioso o facto desta figura estar a formar-se tambem dentro dos mesmissimos valores que a anterior... a confirmar-se este padrao, podera levar o dow até aos 11.000 pontos. mais ou menos os pontos conseguidos na anterior figura apos o disparo. sao tantas as cuirosidades, lol.
Correctíssimo, ó White Candle, correctíssimo!!!
Eu não sigo muito o Dow e nem sequer o Nasdaq. Atenho-me sobretudo ao S&P, o mais representativo de todos os índices americanos. Mas essa visão é perfeitamente coincidente com a ideia que defendo de um teste aos máximos do ano e sua provável quebra.
Entretanto, marinamos... já que tudo o vento leva...
leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Pois...
O problema é que fazer um estudo estatistico disto é muito complicado...
Se bem que algumas coisas sejam possiveis de mecanizar, outras tem demasiadas variaveis para controlar...
Recordo-me que uma vez encontrei um estudo estatístico sobre candles... (Poderei procurar se estiveres interessado)
Quanto aos outros aspectos aí o estudo estatistico é mais complicado... dada a subjectividade. (por exemplo das figuras). (O estudo das figuras tem sido a minha ultima "empreitada")
O certo é que históricamente estamos continuamente a verificar que se repetem os efeitos das figuras.
Assim como estão continuamente os activos a bater nos retracements, projeções, angulos...
Mas fazer um estudo estatístico é algo herculeo... porque dificilmente poderá ser automático...
Se bem que algumas coisas sejam possiveis de mecanizar, outras tem demasiadas variaveis para controlar...
Recordo-me que uma vez encontrei um estudo estatístico sobre candles... (Poderei procurar se estiveres interessado)
Quanto aos outros aspectos aí o estudo estatistico é mais complicado... dada a subjectividade. (por exemplo das figuras). (O estudo das figuras tem sido a minha ultima "empreitada")
O certo é que históricamente estamos continuamente a verificar que se repetem os efeitos das figuras.
Assim como estão continuamente os activos a bater nos retracements, projeções, angulos...
Mas fazer um estudo estatístico é algo herculeo... porque dificilmente poderá ser automático...
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Boas Zelareca
Zelareca...
Claro que isto é adivinhação..
Atão imaginas que a gente anda a fazer o que!? Tentamos adivinhar... Ja que mais nada podemos fazer...
Eu bem gostava de ter uma bola de cristal para os mercados.
Na nossa adivinhação, usamos em especial um pedacinho de psicologia (de longo e de curto prazo) e de estatistica.
Ora, se tiveres paciencia para fazer um estudo estatistico, vais ver que, gann, eliot, fibonacci e as figuras... grande parte das vezes pelo menos insinuam um caminho... (resultando em ciclos que é possivel tentar antecipar).
Claro que é sempre stressante por o nosso $ em figuras ou em valores esquesitos...
Mas olha que por fundamentais tb não vais muito mais longe...
Os mercados não são racionais! Para sorte de alguns e azar de outros.
Mas dá lá sugestões! Que metodologia usas relativamente aos mercados!?
Ps: Muitas vezes com aqueles estudos so queremos estar lo lado certo do mercado na altura certa... Claro que isto não é o mais simples....
Claro que isto é adivinhação..
Atão imaginas que a gente anda a fazer o que!? Tentamos adivinhar... Ja que mais nada podemos fazer...
Eu bem gostava de ter uma bola de cristal para os mercados.
Na nossa adivinhação, usamos em especial um pedacinho de psicologia (de longo e de curto prazo) e de estatistica.
Ora, se tiveres paciencia para fazer um estudo estatistico, vais ver que, gann, eliot, fibonacci e as figuras... grande parte das vezes pelo menos insinuam um caminho... (resultando em ciclos que é possivel tentar antecipar).
Claro que é sempre stressante por o nosso $ em figuras ou em valores esquesitos...
Mas olha que por fundamentais tb não vais muito mais longe...
Os mercados não são racionais! Para sorte de alguns e azar de outros.
Mas dá lá sugestões! Que metodologia usas relativamente aos mercados!?
Ps: Muitas vezes com aqueles estudos so queremos estar lo lado certo do mercado na altura certa... Claro que isto não é o mais simples....
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
ola, eu sei que este topico deveria ser sobre o SPX, mas como o caro nunofaustino abriu uma brexa para falar um pouquinho sobre o nas, o amigo Cinzento que me desculpe, como nao ha duas sem tres fica aqui o que penso para o dow.lol.
nao costumo acompanhar muito o dow, mas tendo em conta o padrao que ele desenhou entre meados de fev. e meados de março (1º circulo), teve como resposta uma descida consideravel, ate aos 10.000 pontos.
curiosamente está a desenhar o mesmo padrao mas vindo do sentido inverso do primeiro. inicio em meados de maio e está precisamente em meados de junho (altura para esclarecer o rumo).nao é menos curioso o facto desta figura estar a formar-se tambem dentro dos mesmissimos valores que a anterior... a confirmar-se este padrao, podera levar o dow até aos 11.000 pontos. mais ou menos os pontos conseguidos na anterior figura apos o disparo. sao tantas as cuirosidades,lol.
cumps.
nao costumo acompanhar muito o dow, mas tendo em conta o padrao que ele desenhou entre meados de fev. e meados de março (1º circulo), teve como resposta uma descida consideravel, ate aos 10.000 pontos.
curiosamente está a desenhar o mesmo padrao mas vindo do sentido inverso do primeiro. inicio em meados de maio e está precisamente em meados de junho (altura para esclarecer o rumo).nao é menos curioso o facto desta figura estar a formar-se tambem dentro dos mesmissimos valores que a anterior... a confirmar-se este padrao, podera levar o dow até aos 11.000 pontos. mais ou menos os pontos conseguidos na anterior figura apos o disparo. sao tantas as cuirosidades,lol.
cumps.
- Anexos
-
- DOW.JPG (18.95 KiB) Visualizado 1314 vezes
White Candle
estava eu a pensar em colocar o meu grafico qdo vejo que o Fernando ja aqui tem um com o que eu queria indicar...
Entao nao parece que o nasdaq esta a formar uma bandeira em alta?
A quebra da linha superior rosa sera o primeiro sinal, sendo confirmado nos 2110 (mais coisa menos coisa)...
O target dessa formacao serao os 2300 pontos.
Um abraco e bons negocios
Nunofaustino
Entao nao parece que o nasdaq esta a formar uma bandeira em alta?
A quebra da linha superior rosa sera o primeiro sinal, sendo confirmado nos 2110 (mais coisa menos coisa)...
O target dessa formacao serao os 2300 pontos.
Um abraco e bons negocios
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Update
Com algum congestionamento no topo do canal, mas sem o quebrar em alta, mantêm-se em perpectiva a vinda ao fundo do canal. A ser assim espera-nos 6 semanas de queda, até atingir os 1100 pontos, mais coisa, menos coisa, com um intervalo por volta dos 1160/70, par aliviar
.
Pode não ser assim. Mas eu acho que vai ser!
BFS
Cinzento
Pode não ser assim. Mas eu acho que vai ser!
BFS
Cinzento
- Anexos
-
- godown.png (20.1 KiB) Visualizado 1365 vezes
Olá,
Antes de ir dar um passeio vim ver se fechava ou não o meu "short" ainda que a entrada tenha sido prematura (corte da LT verde, circulo vermelho).
Deixo a posição aberta com a convicção que o mercado ciotinua a dar boas perpectivas de queda, apesar de estar custar a cair.
Actualmente as divergências no MACD e oscilador estocastico na zona overbought estão ainda mais evidentes, daí que a estar investido, na minha opinião o lado menos perigoso é o de estar curto (short), de resto continuo a concordar com o cizento.
Abraço
Antes de ir dar um passeio vim ver se fechava ou não o meu "short" ainda que a entrada tenha sido prematura (corte da LT verde, circulo vermelho).
Deixo a posição aberta com a convicção que o mercado ciotinua a dar boas perpectivas de queda, apesar de estar custar a cair.
Actualmente as divergências no MACD e oscilador estocastico na zona overbought estão ainda mais evidentes, daí que a estar investido, na minha opinião o lado menos perigoso é o de estar curto (short), de resto continuo a concordar com o cizento.
Abraço
- Anexos
-
- 60.GIF (15.51 KiB) Visualizado 1425 vezes
-
- d.GIF (20.56 KiB) Visualizado 1415 vezes
Update
Em jeito de actualização, deixo o gráfico horárior com os valores da sessão de hoje. Dado que o comportameno foi em tudo semelhante ao previsto, não justifica repertir-me.
Ao amigo Nasdaq, por razõe óbvias, a pergunta que fez, já foi respondida.
Para o caro Vincente, deixo um gráfico diário para justificar o valor do target de 1.100 pontos. Ou seja, a intenção é negociar o padrão detectado enquanto este se mostrar fiável. Ora por enquanto mantenho a minha convicção inicial. Coerentemente tenho como target o fundo do canal que será pelos 1 100 pontos, mais coisa menos coisa.
Um abraço e bons negócios
Ao amigo Nasdaq, por razõe óbvias, a pergunta que fez, já foi respondida.
Para o caro Vincente, deixo um gráfico diário para justificar o valor do target de 1.100 pontos. Ou seja, a intenção é negociar o padrão detectado enquanto este se mostrar fiável. Ora por enquanto mantenho a minha convicção inicial. Coerentemente tenho como target o fundo do canal que será pelos 1 100 pontos, mais coisa menos coisa.
Um abraço e bons negócios
- Anexos
-
- adiado.png (16.38 KiB) Visualizado 1473 vezes
-
- proença.png (21.83 KiB) Visualizado 1469 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google Adsense [Bot], jat19001900, jprgodinho, Kiko_463, latbal, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, Rolling_Trader, yggy e 651 visitantes