Acções prevêem-se cair penalizadas PT
02/06/2005 08:01
LISBOA, 2 Jun (Reuters) - O mercado accionista deverá abrir em queda, em linha com as principais praças na Europa, com a Portugal Telecom (PT) a cair após ter sido alvo de dois downgrades.
A JP Morgan baixou a sua recomendação para a PT para underweight de neutral e desceu o preço alvo para 8,7 euros de 9,1 euros, enquanto a UBS desceu o seu preço alvo para 9,2 euros de 9,5 euros, mantendo a recomendação de neutral.
* Os mercados na Europa deverão abrir em queda com o crude em Nova Iorque a cotar acima dos 54 dólares o barril e após a Holanda ter seguido a França no 'não' ao tratado constitucional europeu.
* O euro, no entanto, recupera algum terreno após o mínimo dos últimos oito meses, num dia em que o Banco Central Europeu deverá anunciar a manutenção da taxa de juro na zona euro nos dois pct. A decisão será anunciada às 1145 TMG.
* O crude corrige ligeiramente após a forte subida, estando a descer 0,64 pct para 54,25 dólares o barril. Esta tarde serão divulgados os stocks de crude nos EUA, na passada semana.
* A PT deverá abrir em baixa e pressionar o mercado após os downgrades da UBS e da JP Morgan.
Ontem a PT anunciou que em 2005 o seu investimento em capex na área móvel deverá ser entre 200 a 220 ME, sendo que grande parte será na tecnologia 3G. O EBITDA da TMN, este ano, deverá cair entre cinco a 10 pct, face ao ano anterior, e as receitas deverão descer até cinco pct devido à queda dos preços de interligação.
* Os futuros do Nasdaq cedem 0,03 pct e os futuros do Dow Jones recuam 0,02 pct.
((---Vanessa Chazan, Lisboa Editorial 351 21 3509205
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
vanessa.chazan.reuters.com@reuters.net))