AC Escreveu:Surfer - Lembras-te do último post que nós nos debatemos. Será que és pessoa para me dizer qual é a tua empresa?? É que eu por coincidência tb trabalho no mercado de componentes para automóveis, num excelente cargo de relações internacionais com fornecedores e gostava de poder-te saudar caso fosse verdade que pagas 4 vezes o ordenado minimo nacional a todos os teus empregados. Cumpres a tua palavra ???? ou vais deixar o assunto cai em saco roto......

Até vou fazer mais a ti e a outros que possam estar interessados em saber mais sobre este exemplar sector da industria nacional, entre outros. Deixo aqui alguns links com informação sobre a industria e as empresas dos moldes para plásticos em Portugal, deste modo é fácil aos interessados analisarem e terem um conhecimento geral
sobre um sector industrial que é um bom exemplo das poucas mais-valias que Portugal ainda possui.
Cefamol - Associação Nacional da Industria dos Moldes
www.cefamol.pt
Directório de A a Z sobre as empresas que constituiem a associação nacional do sector (Na qual a minha empresa é associada)
http://www.cefamol.pt/website/index.php?id=20&lang=pt
Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (Na qual a minha empresa é associada)
www.centimfe.com
Relatório resumido sobre a Industria dos Moldes até 2003
http://www.cefamol.pt/website/pt/files/f16.1.pdf
Com base nos dados que aqui deixei no ultimo post a que te referes e juntamente com alguma analise e estudo á lista de empresas que fazem parte daquele directório, poderás encontrar a empresa da qual faço parte. Se o teu interesse é assim tão grande, certamente que um pouco de trabalho não te impedirá de satisfazeres a tua curiosidade.
Desde 2000 que ferquento e escrevo (já não tanto como gostaria) em foruns de bolsa, nomeadamente neste e noutro da concorrência, ferquentei alguns dos eventos de convivio realizados por ambas administrações e tive a oportunidade de conhecer inumeras pessoas, assim como trocar informações e experiências de ambito profissional e da actividade dos mercados de capitais.
Quem privou comigo nesses eventos teve oportunidade de me conhecer a mim pessoalmente e profissionalmente assim como eu fiz em relação a outros membros.
Portanto, estou relativamente à vontade para falar e a minha identidade não se resume a um teclado de computador.
Ainda sobre a questão da renumeração 4x acima do salário minimo nacional aos colaboradores das empresas deste sector industrial, confesso que "pequei" por baixo!! Se o confessa-se de imediato valores médios mais elevados em algumas destas empresas, dificilmente alguém me levaria a sério.
A média salarial depende da empresa e do sector da propria empresa que analisamos, mas regra geral o sector productivo de uma empresa com dimensão acima dos 40 a 50 colaboradores, o valor é a 4x acima do salário minimo nacional, com tendência ascendente clara, com poucas excepções. Mas se por um lado este facto poderá servir de orgulho a um sector industrial que renumera desta forma os colaboradores, é também um facto inequivoco que o sector sofre já das consequências do elevado custo de mão-de-obra relativamente a outros paises com custos imcomparavelmente mais baixos (China, Coreia do Sul, India, Paises de Leste,etc...) e mais productivos, a Qualidade e Know-How é que continua a ser uma mais-valia nossa....Por enquanto!
E conforme escrevo e comento sobre o que eu efectivamente conheço do sector industrial do qual faço parte, outros também o poderam de igual forma fazer.
Bons exemplos na industrial nacional felizmente não faltam, outros sectores certamente que apresentam igual exemplo ou até superior em relação à industria dos moldes em Portugal.
O problema é que em Portugal, o Estado que é a maior entidade patronal constitui o que temos de pior no pais e como os portugueses gostam de criticar, julgar e falar, de preferência em praça publica, até daquilo que desconhecem, comete-se a insensatez e o "pecado" de generalizar a Desgraça Nacional.
Assim desta forma gasta-se mais tempo a olharmos para aquilo que possuimos de mau, em vez de pegarmos no que temos de bom e agirmos a pensar no futuro.
Enfim, para alguns deve dar um gozo especial olhar ao espelho e passar o tempo admirar as "nodoas negras"!
Cumps