Penso que este tópico é muito oportuno porque dá para discutir mais além do que a semana ou o mês corrente.
Desde o início do ano que defendo a possibilidade de 2005 ser uma excepção ao que se passa desde a "temporada" 2001/2002 !!
Seguindo o padrão registado na década de 80, quando do último grande "bear market", em que também após 3 anos de quedas tivemos um ano de recuperação seguido de mais 3 de quedas, podemos repetir tal comportamento, sobretudo porque a alta do EUR/USD foi substancial em 3 anos, embora não se possa considerar exagerada.
A somar a esta razão técnica, temos algumas mudanças fundamentais de relevo a somar a outras questões em permanência, caso do dito duplo défice.
A mais importante mudança de momento será a questão dos juros de longo prazo. Como vão eles reagir aos dados mais recentes e como vão reagir ao aumento do défice orçamental que se prevê e que implica já esta semana fortes vendas de novos papéis de dívida pública, em forte quantidade.
Se o USD não reagir em alta a subidas de juros que possam advir do aumento da oferta de dívida, podemos pôr em causa a força do USD.
Se este ano não for de excepção, portanto se o USD não conseguir romper fortemente os indicadores técnicos que são verdadeiras barreiras de longo prazo, é de esperar que o segundo semestre venha novamente a ser problemático para a divisa norte-americana.
Se o ano for de excepção, é de esperar que o EUR/USD possa atingir valores abaixo de 1.25, podendo mesmo evoluir até ao espaço 1.17 - 1.20 onde encontra novos suportes de relevo para o longo prazo.
É o que se oferece dizer por agora
Abraço
djovarius