Página 1 de 1

Português escolhido para liderar projecto Galileo

MensagemEnviado: 2/5/2005 20:37
por luiz22
Português escolhido para liderar projecto Galileo

O português Pedro Pedreira foi eleito esta segunda-feira, em Bruxelas, director executivo da empresa que vai montar e gerir o projecto europeu Galileo que irá concorrer com o GPS norte- americano na área do posicionamento por satélite.




Este engenheiro de 48 anos com grande experiência em telecomunicações, actualmente a exercer funções na PT Comunicações, foi eleito numa votação do conselho de administração da Autoridade Europeia que vai supervisionar a instalação do projecto Galileo.

Nesta última fase de selecção, a lista reduzida de candidatos ao lugar de director executivo incluía também dois franceses e um austríaco.

O projecto Galileo, que vai criar uma alternativa europeia ao Global Positioning System (GPS) norte-americano, está actualmente em fase de desenvolvimento, prevendo-se que entre em funcionamento dentro de três anos.

A Autoridade Europeia de Supervisão do GNSS (Global Navigation Satellite System) irá ser a proprietária do futuro sistema de satélites europeus.

Esta agência ficará instalada em Bruxelas enquanto não for decidida qual será a sua sede definitiva.

O sistema Galileo assentará numa constelação de 30 satélites colocados em órbita a 24.000 quilómetros de altitude, cobrindo a totalidade do globo terrestre, com uma rede de estações de controlo em terra.

Cada satélite permitirá localizar a posição de qualquer tipo de objecto, fixo ou móvel, com uma margem de erro inferior a um metro.

O projecto desenrola-se em três fases: a primeira destas, a fase de definição, terminou no final de 2000; a partir de 2001 e até ao fim de 2005 decorre a fase de desenvolvimento e validação do projecto; de 2006 a 2007 será a fase de aplicação.

A entrada em pleno funcionamento dos satélites encontra-se prevista para 2008.

Diário Digital / Lusa

02-05-2005 19:57:00