Esta semana, não houve um único dia em que eu seguisse o DAX com atenção. Mas continuo a escrever acerca do seu comportamento, que tem, aliás, vindo a ser bem previsível. Ou seja, acompanhando a fulgurante subida dos índices americanos nas duas últimas semanas, o DAX até está melhor do que qualquer um deles, tendo já atingido e superado os máximos do ano, nas duas últimas sessões da semana. Contra factos não há argumentos e a tendência é soberana.
Ainda assim, é delicado entrar do lado longo após tanto dias seguidos de velas brancas e fechos progressivamente superiores. Mas apesar do estado sobrecomprado dos índices, eles não dão mesmo sinal de abrandar, logo tem-se revelado fútil esperar por alguma retracção significativa. Que talvez ainda aconteça, é claro.
Já aqui disse várias vezes como estas tendências muito definidas me desagradam, simplesmente porque as não sei negociar, é claro. Para quem faz position trading e utiliza sistemas mecânicos, o regime tendencial é o ideal, se bem que até seja relativamente raro, isto é, o mercado encontra-se a maior parte do tempo em lateralização... e ainda bem para mim! Tanto na negociação dos índices como das acções, os intervalos de negociação relativamente bem definidos, entre algum suporte e resistência importantes, por exemplo, são o meu paraíso. O swing trading adapta-se bem ao meu estilo de pequenos ganhos, porque quase sempre defino o meu ponto de saída uma vez efectuada qualquer compra. E é claro que tal nunca inclui nenhuma tendência muito acentuada.
Mas já incorporei no meu método, ainda meramente teórico, dos TW do DAX esse factor das tendências prolongadas no tempo, como parece ser o caso daquela que está agora a desenvolver-se e pode vir a durar vários meses. Baseado apenas nas projecções do Nichols e outros para o S&P, julgo plausível que o DAX atinja, talvez num par de meses, a zona dos 4800 pontos e é para aí que aponto os meus planos de negociação em warrants simples. Bem, mas também continuo à espera da correcção que nunca mais surge!!!
Contudo, os míticos 5000 podem mesmo ser superados, caso o S&P vá mesmo muito além dos 1300 pontos para os quais se parece dirigir, pelo menos segundo os optimistas, que talvez até nem sejam assim muitos! Mas isto é tudo futurologia, até ver. De facto, ainda nem superámos a barreira dos 1200, muito menos os máximos do ano, algures na zona dos 1230. Nesta altura, já o DAX deveria estar bem acima dos 4500, a sua força relativamente aos índices americanos é notória e indesmentível, como o comprova qualquer gráfico comparativo.
Logo, creio que vou ter mesmo de aprender a gostar das tendências, ou seja, saber negociá-las. E, claro, reconhecê-las. Na negociação de warrants isso pode ser uma excepcional mina de ouro. E o mesmo se passa nas acções, mormente os vulcões explosivos junto aos quais agora me abrigo... I hope not to be blown away by some sudden unseen burst!
OK... back to DAX!
Hoje foi um dia óbvio de lateralização, com o índice a oscilar uns meros 21 pontos e a terminar, mesmo assim, 8 pontos acima de ontem, nos 4445. Como era de prever, toda a negociação foi feita bastante acima do Pivot point (4423), não se tendo porém atingido a 1ª resistência (4357), com o máximo 4 pontos abaixo. De resto, esta semana apenas a segunda-feira e o dia de ontem foram de clara subida, tendo o DAX avançado 93 (!!!) pontos só nesses dois dias! Nos outros 3, nunca variou mais de 10 pontos, tendo perdido apenas 9 no total. Ou seja, devolveu uns míseros 10% da subida, o que diz tudo quanto à força desta.
Estes são os factos, quanto aos argumentos... I simply ain’t got none! Pelo menos, tenho a vantagem da total ignorância, que pode ser de facto positiva, ao significar ausência de preconceitos ou noções muito enraizadas que só atrapalham porque fazem perder a flexibilidade sempre essencial para bem negociar.
Não percebo de economia e não sei nada de factores técnicos ou fundamentais, mas apenas daquilo que os gráficos e os números me mostram. Logo, não me posso escudar debaixo de conhecimentos que não possuo, isto é, estou livre de ideias preconcebidas quando à direcção do mercado... melhor dizendo, guio-me pelos outros! Volto aqui uma vez mais a referir que gosto imenso das crónicas do David Nichols. Não importa sequer se ele acerta ou não nos seus prognósticos, acho simplesmente delicioso o modo muito sensato e comedido como ele analisa os índices e a sua possível evolução. And I hope he is right... porque confesso que me desagrada profundissimamente a sobranceria e a desfaçatez de certos Permabears cá do burgo, os quais, aliás, parecem estar em hibernação... no Verão?!... já que não tenho tido o supremo desprazer de ler nada dos seus sombrios e sobranceiros prognósticos. Mas parece-me que devem regressar dentro de alguns meses, porque ora se sobe ora se desce. Para já, subimos, outro dia desceremos.
E tenho um fim de semana para meditar mesmo muito sobre aquilo que devo ou posso fazer. Milagres, se possível... há quem diga que temos mesmo esse poder! 20% ao mês afigura-se-me quase um feito milagroso, ou prodigioso, mas é mesmo isso que me vai ser exigido a partir do próximo mês, se quero conservar intacto o pequeno capital de que vou poder dispor. A dificuldade principal ao estabelecer um objectivo tão alto é que há pouquíssimo espaço para falhas, não tenho mesmo direito a muitos trades perdedores já que, por norma, estes são bem mais vultuosos do que os ganhadores. E a extrema atenção e tensão que isto implica, a qual só senti pela primeira vez esta semana, não é muito benéfica para a equanimidade e paz mental que o verdadeiro trading requere. A única vantagem desta situação no fio da navalha é que o meu desejo de vencer, ou seja, sobreviver, é agora total e toda a minha atenção está agora focada a 100% nos mercados. I do nothing else than breathe trading every single minute os every single day! Like I once said...
I trade therefore I live!
Still I’m not flowing, there is too much tension built-in. I am betting all my money, as little as it can be, and my stakes are growing higher and higher everyday. 100% de especulação pura é toda a minha componente de trading. Ainda assim, medindo os riscos tanto quanto possível.
Ah, a paciência... o dar tempo ao tempo...Eis um luxo que me está vedado, para já. Os meus resultados têm de ser literalmente instantâneos... aqui e agora... hoje e não amanhã! E estou a falar, pois, de 1% em cada dia de trading. Bem, não parece muito, e até seria canja se fosse possível eliminar as perdas muito avultadas. Is it too hard for me to recognize defeat? Onde está esse estado de equanimidade que eu tanto louvo? Muito arredado de mim nesta semana bastante atípica, em que só o fortíssimo desejo de ser bem sucedido me tem mantido por aqui.
For I am still not earning enough, really. So, I’ve got to set my goals much higher and go for it... all the way! As difficult or even impossible as it may seem. Porque o impossível é apenas a escusa dos preguiçosos e indisciplinados... como eu!
Mas se busco agora o céu
leprechaun
(...almejo tudo o que é meu!

)