Jarc, aquela é a tabuada do 9, escrita... dita fica assim... 9x1= a si próprio, pq qq valor multiplicado por 1 é igual a si mesmo (regra nº1 da Mat.)
9x2= 9+9 = 18...
9x3= 9+9+9= 18+9 = 27 pq se fosse 18+10 era igual a 28...
e etc....
A ideia de ensinar por sequências é mt boa... mas tens q explicar como funciona a sequência... 3,6,9 é 3+3=6; 6(3+3)+3=9 e etc...
oscarcoelho Escreveu:Se perguntarem a um jovem, desses que só sabem fazer uma conta simples puxando pelo telemóvel, como é que tem a certeza de que não é enganado numa loja quando compra n unidades de qualquer coisa a x euros, ele responde que acredita na máquina registadora.
Nem mais nem ontem!!!!
Sempre detestei ter q decorar coisas... por isso é q fiz Biologia com 12.... ter q decorar os nomes todos de todos os reinos e filos e etc., ñ era pra mim...
E ñ sei a tabuada de cor, se bem q ma fizeram aprender assim... Claro q fui esquecendo tudo, como acontece com tudo o q decoramos... Mas fui aprendendo a fazer contas de cabeça, logo, a safar-me do papão do decoranço
É verdade q são bons treinos pra memória, mas tem muitos contras....
Mas vale decorar matrículas de carros pra exercitar a memória.
Ahhhh, e tb ñ sei fazer contas de dividir no papel... Já ñ tem conta a quantidade de gente q me tentou explicar... mas claro q ñ consigo fixar isso... pq ñ me interessa... basta fazer a conta de cabeça...
Já as gerações de hoje em dia, são exímias a usar as calculadoras e os telemóveis... São ensinados assim... É o facilitismo. Já ñ é preciso saber pensar...