Página 1 de 1

4 meses depois

MensagemEnviado: 31/8/2005 14:12
por Emanuel Santos
Eu diria que sim, agora vai lá, sem ser um falso break, Marco... 8-)

MensagemEnviado: 22/4/2005 15:54
por MarcoAntonio
Este gráfico abrange apenas os últimos dois anos e encontramos dois casos em que após atingir estes níveis a SON subiu na ordem dos 20% e um terceiro caso onde subiu na ordem dos 40%.

No último movimento encontramos diversas idas do RSI a estes níveis, intercaladas por correcções muito discretas, mas no fundo a SON foi praticamente sempre a subir até aos 1.20€...

Se recuarmos, encontramos o mesmo tipo de situação durante as subidas entre 96 e 2000.

Chamo atenção a este aspecto sempre que esta questão vem a discussão: o RSI quando atinge estes níveis tem dificuldade em subir mais mesmo que a cotação o faça. Isto cria a ilusão de que a cotação não pode ou tem dificuldade em subir e que os topos do RSI coincidem os topos da cotação. Não é verdade, no entanto. Os topos do RSI tendem a antecipar os topos da cotação e em títulos mais voláteis e mais do tipo «momentum» (como a SON ou a PAD, por exemplo) o RSI tende a «decapitar» a melhor parte dos movimentos. Subidas de 20, 30 e até 50% ou mais que se dão já depois do RSI atingir níveis ditos de «sobrecompra».

Tenho para mim também esta regra: um RSI sobrecomprado não é motivo de venda per si mas antes motivo para repensar a compra (isto é, pode já ser tarde ou arriscado comprar mas pode ser ainda demasiado cedo para vender).

MensagemEnviado: 22/4/2005 15:43
por MarcoAntonio
XP, penso que pretendias dizer sobrecomprada mas, relativamente a esse aspecto, não concordo com a utilização do RSI na SON dessa forma, pelo menos tomando como referência esses valores.

A SON tem um historial relativamente ao RSI tal que encontramos frequentes idas aos 80pts e superior durante os movimentos de alta e, mais importante, esses valores não impedem o papel de continuar a subir. Na realidade, algumas das maiores valorizações da SON deram-se já depois de o RSI ter atingido os 75 e 80pts...

Guiar-se pelo RSI na SON normalmente leva a que se perca o melhor ou a parte principal dos movimentos. Aliás, costumo dizer que na SON quando o RSI entra nessa gama de valores quer dizer que a SON está em grande e que provavelmente vêm aí mais subidas...

Daqui a nada coloco um gráfico onde assinalo esse aspecto.

MensagemEnviado: 22/4/2005 15:29
por XP
Parece-me que a sonae esta a essitar na quebra dos 1.27.É certo que no intraday de hoje já chegou aos 1.28,mas tambem já chegou aos 1.25.

Podemos considerar os 1.26/1.27 uma resistência?

Tendo em conta o estado de sobrevendida(RSI_14=68.73,dados de ontem)da acção, torna esta essitação arriscada.

Pessoalmente estou pronto para vender aos 1.27.

Re: Trader AT

MensagemEnviado: 22/4/2005 8:28
por TraderAT
Bom dia

Não tinha reparado que o comentário era sobre o meu Post...
Emanuel Santos Escreveu:Assim sendo parece-me normal que a nossa bolsa em períodos de expansão tambem não suba tanto como as suas congéneres, já que o potencial das suas empresas é mais limitado, não concordas?

Sem dúvida que sim, a nossa Bolsa e o seu indice são o reflexo desse fraco potencial :cry: . Só lamento que assim seja...e lamento essencialmente pelas nossas empresas. E essas empresas (as do PSI20) são das maiores que temos (claro que existem outras igualmente grandes e que não tem o capital disperso em Bolsa), quantas há por aí ainda economicamente mais débeis...

Um bom dia de trabalho

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:43
por MarcoAntonio
Pois, já desconfiava que não era mas nem reparei no cabeçalho...
:wink:

Marco

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:40
por Emanuel Santos
Não, era para o Trader AT como podes ver no cabeçalho. Sobre a tua observação do lag do PSI concordo em absoluto, conforme se pode facilmente constatar pela sobreposição dos gráficos.

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:35
por MarcoAntonio
Não sei se esta última questão é para mim, mas se era a minha resposta é que não concordo.

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:32
por MarcoAntonio
Emanuel, para os outros índices (como o S&P por exemplo, o Nasdaq não é comparável) encontramos o mesmo tipo de situação.

O PSI não traça exactamente o mesmo caminho dos restantes passando, por norma, ao lado de movimentos mais bruscos: aqueles que são rapidos e inconsequentes em termos de medio/longo-prazo o nosso índice filtra-os (podem não chegar a ter expressão cá); os mais prolongados tende a reagir a eles com atraso.

Trader AT

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:31
por Emanuel Santos
Se pensares que a nossa economia é a mais débil de toda a europa, que o estado está tecnicamente falido ou pelo menos na corda bamba, desde os descobrimentos, e consequentemente não consegue amortecer os períodos menos bons, logicamente concluis que as empresas nacionais como um todo tambem não têm o mesmo potencial de gerar os lucros das empresas de outros mercados (tambem como um todo). Assim sendo parece-me normal que a nossa bolsa em períodos de expansão tambem não suba tanto como as suas congéneres, já que o potencial das suas empresas é mais limitado, não concordas?

Mercados

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:26
por Emanuel Santos
Eu tb não disse que eras tu que estavas "empolgado" ! :mrgreen:

Eu falei no DAX porque é aquele que sigo habitualmente. Mas as quedas de 2% não se resumiram ao DAX que dias antes testava os máximos do ano, como tambem nos índices americanos que não andavam nem lá perto, conforme sabes.

...

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:22
por TraderAT
...e acima de tudo tem muito pouca liquidez (hoje até não esteve mal nesse aspecto). :(

Re: SON

MensagemEnviado: 21/4/2005 23:21
por TraderAT
Boa noite

Pois é...tem razão quando diz:

MarcoAntonio Escreveu: :arrow: O PSI é um índice muito particular, segue os restantes mercados mas com alguma distância e assincronia. O facto de ter passado ao lado do «cataclismo» é pouco significativo pois se notares, também tinha passado ao lado dos testes aos máximos do mesmo DAX em Março e Abril.


Como é usual dizer nestas alturas: Para mal dos nossos pecados, o "nosso" PSI tem realmente um comportamento distinto do DAX...não permite os mesmos ganhos, nos mesmos intervalos de tempo. Eu diria que é menos especulativo. :(

Cumprimentos

Re: SON

MensagemEnviado: 21/4/2005 22:58
por MarcoAntonio
Emanuel Santos Escreveu:...
eu justifico a questão, é que torço sempre o nariz quando o ppl começa a ficar empolgado com as subidas, e ainda por cima o PSI quase passou ao lado do cataclismo no DAX e demais...


Bom, dois pontos...
:lol:

:arrow: Eu não estou empolgado (não é propriamente a minha forma de estar no mercado);

:arrow: O PSI é um índice muito particular, segue os restantes mercados mas com alguma distância e assincronia. O facto de ter passado ao lado do «cataclismo» é pouco significativo pois se notares, também tinha passado ao lado dos testes aos máximos do mesmo DAX em Março e Abril.

SON

MensagemEnviado: 21/4/2005 22:44
por Emanuel Santos
Gostei da resposta :mrgreen:

Agora a sério: eu justifico a questão, é que torço sempre o nariz quando o ppl começa a ficar empolgado com as subidas, e ainda por cima o PSI quase passou ao lado do cataclismo no DAX e demais... Neste momento estou dividido e confesso que tenho posições abertas à perto de um ano que estiveram prestes a ser fechadas, o ponto crítico eram mesmo os 7.700 pontos que andaram muito tempo para ser quebrados e agora funcionaram como suporte. Se por um lado é hábito depois deste cenário andarmos a lateralizar enquanto as outras bolsas recuperam, por outro, a vela do outro dia, em que o PSI ganhou 1%, quando não tem continuação imediata, costuma ser resumida, ou seja, a tendência retomada, passadas 1 ou 2 semanas...

MensagemEnviado: 21/4/2005 22:30
por MarcoAntonio
Emanuel, um falso break out (no fundo, um falhanço) é algo que pode sempre acontecer mas não é algo que eu parta do princípio que vai acontecer.

É um pouco como equacionar um dia de chuva no verão. Equacionar, equaciono. Não parto é do principio que vai chover...

A SON tem bom aspecto, é um título que tem vindo a ter um excelente comportamento técnico ao longo dos últimos 2 anos (obviamente com correcções e consolidações pelo meio) e tem estado quase sempre na dianteira das subidas. É um dos papéis em que mais confio actualmente.

Se pode falhar e nos deixar ficar mal desta vez?

Sim, pode...

SON

MensagemEnviado: 21/4/2005 22:25
por Emanuel Santos
Marco, não equacionas a probabilidade de um falso break out, e consequente correcção?

NOVO ARTIGO - Sonae SGPS, perspectivas positivas

MensagemEnviado: 21/4/2005 18:32
por MarcoAntonio
Disponível na homepage análise técnica actualizada à Sonae SGPS.