Página 1 de 1

MensagemEnviado: 18/4/2005 14:07
por MarcoAntonio
LePrince, nem sempre há uma razão/intenção por detrás das ocorrências, ou melhor, por vezes a razão/intenção é coisa nenhuma.

Estou certo que a ausência de respostas terá que ver com as diferentes orientações dos investidores em determinado momento.

Em todo o caso, eu aproveito para responder embora creio que já conheces a minha abordagem por alto: o meu money management não recorre a médias móveis (nem sou grande adepto de médias móveis).

Sobre o meu método de money management em particular já falei no Forum diversas vezes, trata-se de um money management discricionário (tal como o trading, refira-se) e que se baseia quer na minha experiencia, quer no meu perfil de investidor quer na minha sensibilidade ao risco. Apesar de discricionário, segue algumas regras básicas quanto ao numero mínimo e máximo de títulos que detenho, pesos respectivos no global da carteira, etc. Tudo muito simples... porque as coisas simples também funcionam.
:wink:

Como a questão era se utilizo médias móveis volto a frizar que não e estou convicto que são dispensáveis (sobre as médias móveis em particular também já lhes dediquei bastantes tópicos).

Isto, note-se, não quer dizer que A ou B não as consiga utilizar com sucesso. Dispensáveis não é sinónimo de inúteis...

MM

MensagemEnviado: 17/4/2005 23:26
por Emanuel Santos
Acho que foi casualidade. Por acaso tenho este espaço como excelente no auxílio de qualquer solicitação que aparece, desde gráficos às mais diversas explicações ou opiniões. Até acho curioso porque por exemplo a nível de programação já me fizeram várias vezes alusão ao facto de nos foruns internacionais se obter ajuda preciosa, enquanto que nos espaços nacionais a grande maioria das questões fica por responder, por não haver grande vontade de ajudar os iniciados que provavelmente serão futuros concorrentes, num mercado relativamente pequeno. Mas na bolsa as coisas funcionam de forma bem diferente, o espírito é outro até porque quanto mais pessoas utilizarem a análise técnica, mais fiável ela se torna, a meu ver. Agora permite-me acrescentar que sejam as MA, o SO, MACD, whatever, em nada disto reside a galinha dos ovos de ouro, nem em complexos sistemas mecânicos. Eu pessoalmente gosto de os ver inseridos nos gráficos, mas como mera informação, o que conta para mim, é mesmo o próprio gráfico e um pouco de feeling que é sempre subjectivo e intrínseco ao próprio trader...

MM's e ... outras coisas.

MensagemEnviado: 17/4/2005 22:35
por LePrince
Para algumas ideias sobre este tema, visite a mensagem no forum do site:

http://finance.groups.yahoo.com/group/e ... sage/17242

O problema que lá coloquei sobre GTMA já o resolvi, porque o Jose Silva é uma sumidade mundial em metastock, mas vive na Austrália e lá o fuso horário é diferente. É pá, e partilha a informação...

Uma questão geral a este forum:
quando coloquei aqui uma questão sobre EMA's e estratégia não obtive feedback (só uma resposta evasiva)... se ninguém utiliza MM's então deve utilizar outro tipo de estratégias de entrada/saída... mas "tudo nas covas, não é?!"

Assim não vale!
Ainda que ache ser o segredo a alma do negócio, em bolsa, parece-me não ser este tipo de informação que faz ganhar dinheiro, mas sim o M.Mng.


Um abraço.

MM

MensagemEnviado: 17/4/2005 0:52
por Emanuel Santos
Maravilha, obrigado Marco.

MensagemEnviado: 16/4/2005 19:01
por MarcoAntonio
Define-se uma razão conforme o prazo que se pretende «simular» - as médias móveis exponenciais não cobrem um prazo específico, na realidade todas as sessões entram para o cálculo mas com pesos distintos tendo as sessões «antigas» um peso virtualmente nulo - e efectua-se o seguinte cálculo iteractivo:

M n = M n-1 x (1-r) + C x r

em que M é o valor da média movel

r a razão que atrás referi

e C o fecho da última sessão...


Explicando a formula, para se determinar o valor actual da média movel soma-se o valor anterior multiplicado por (1-r) ao valor da última sessão multiplicado por r...

Ou dito ainda de outra forma, o novo valor da média móvel é o valor actual da cotação com um determinado peso (r, por exemplo 0.8 ou 80%) somado ao valor antigo da média móvel com o restante peso (0.2 ou seja 20%).


Exemplificando para r=0.8 (80%)

M n-1 = 10 (valor da média movel ontem era 10)
C = 11 (valor do fecho de hoje é 11)

Então

M n = 10 * 0.2 + 11 * 0.8

portanto, a média movel passa a valer hoje 10.8.

MM

MensagemEnviado: 16/4/2005 18:48
por Emanuel Santos
Já agora, como se calculam as médias móveis exponenciais? As simples basta somar a cotação de n dias e dividir por n, as exponenciais não sei.

MensagemEnviado: 16/4/2005 14:54
por Antonio Vieira
Ok,obrigado Marco António. Abraço

MensagemEnviado: 16/4/2005 14:48
por MarcoAntonio
É apenas substituir o E por um S.

Programação - MM

MensagemEnviado: 16/4/2005 14:47
por Antonio Vieira
Por acaso alguem sabe em programação como se insere uma media movel simples? Vou dar um exemplo:

C> Mov(C,150,E)AND Mov(C,50E)......se quiser uma mm simples como se faz?
O sistema não aceita :C> Mov(C,150)AND Mov(C,50).
Obrigado