Página 1 de 1

MensagemEnviado: 18/4/2005 12:12
por desempregado1
Sem duvida que foi uma resposta bastante simples. :P

Recolector, a questão aqui é muito facil, existem duas perspectivas de análise. Uma que recorre a instrumentos clássicos de contabilidade e outra que utiliza métricas de medição de valor com critérios económicos.
Aquilo que tu disseste está certissimo mas utiliza uma lógica de gestão completamente ultrapassada, não leves a mal dizer-to. :)

Abraço,

Alex

Valor intrinseco da PAD - Resposta simples

MensagemEnviado: 18/4/2005 12:00
por Recolector
Pressupostos :
O GAB está a referir-se ao valor imaterial, não contabilizável, comummente referido como GoodWill.

Resposta simples :
-O GoodWill é na realidade BadWill. Algo com que as empresas, de certas áreas e os investidores, convivem, não por querer, mas por não haver alternativas. Induz incerteza extra e dificulta a avaliação das empresas.

- A capacidade de determinar o GoodWill, aumenta de importância com o aumento dos prazos a analisar.

- Em relação a exercícios passados (já encerrados) o GoodWill deixa de ter significado, pois já foi incorporado nos resultados. Relativamente ao exercício presente, também tem um valor pequeno, pois provávelmente já se reflectiu toda a sua influência de curto prazo. Todos os processos têm certa inercia, quer no aumento, quer na diminuição de resultados.

Se calhar basta estar-se informado acerca da empresa e respectivo sector. O GoodWill estará implicito nessa observação. Acho que não só não é possível, como não tem interesse isolar-se o factor GoodWill.


GAB Escreveu:Como posso explicar:
O real valor da empresa, não o valor que mercado atribui.
Como sei o valor intrinseco de Pad, SON, PTM?


O valor real é o do mercado, pois é aquele a que a empresa é transaccionada. O valor potencial não é só real + GoodWill, pois em cada instante a empresa incorpora sempre uma certa quantidade de GoodWill. A bolha das TIs deveu-se exactamente ao facto de a certa altura algumas cotações reflectirem quase só GoodWill ...
Para a SON SGPS, sendo uma holding, devia bastar analisar as contas.


p.s.
Não detenho PAD actualmente, mas prevejo vir a tomar posição no 2º sem/2005. No entanto vou esperar para ver se há algum AC forte, com recurso ao mercado, para ver se os .36 abanam.

MensagemEnviado: 18/4/2005 11:46
por desempregado1
Gab,

relativamente á questão da qualidade é dificil responder, porquanto este é um conceito subjectivo. Como diz Yuri, a qualidade é a adequação ao uso, e portanto se existe uma empresa que comercializa um mouse desenhado para "canhotos" esse produto não terá grande qualidade para mim mas sim para pessoas que utilizem a mão esquerda no manuseamento do rato.
É certo que se fizeres uma busca por qualidade ou por normas de qualidade ( ISO 9001 ) encontrarás definições bem mais complexas, mas esta é aquela de que gosto mais.

Ralativamente ao valor, aqui também estão presentes uma série de conceitos de gestão.
Se a empresa está cotada em bolsa podemos usar o MVA, Market Value added, para sabermos o seu valor. Este MVA não é mais do que a soma dos EVA's da empresa descontados para o momento 0, o que se comprova matemáticamente, e assim podemos também calcular o valor de empresas não cotadas.

Já agora, o EVA é ígual á margem de contribuição residual menos o imposto sobre o rendimento para o segmento.

Se te puder esclarecer em mais qualquer coisa diz.

Um abraço,

Alex

MensagemEnviado: 18/4/2005 11:30
por GAB
GAB Escreveu:Como posso explicar:
O real valor da empresa, não o valor que mercado atribui.
Como sei o valor intrinseco de Pad, SON, PTM?

Pode explicar o que é o processo yuri(para conseguir-mos analisar a qualidade )?

Pondo a questão desta maneira:

Quero comprar a PAD, :lol: :lol:

Devo saber o valor intrinseco, analisa-lo e compara-lo com o valor mercado, devo ainda ter conhecimento profundo da empresa, e analisar qualidade da empresa(yuri?)

MensagemEnviado: 18/4/2005 11:28
por GAB
Como posso explicar:
O real valor da empresa, não o valor que mercado atribui.
Como sei o valor intrinseco de Pad, SON, PTM?

Pode explicar que processo yuri(para conseguir-mos analisar a qualidade )?

Pondo a questão desta maneira:

Quero comprar a PAD, :lol: :lol:

Devo saber o valor intrinseco, analisa-lo e compara-lo com o valor mercado, devo ainda ter conhecimento profundo da empresa, e analisar qualidade da empresa(yuri?)

MensagemEnviado: 15/4/2005 19:03
por desempregado1
Gab,

o que é que queres saber ao certo? Valor contabilistico? é fácil, ve-se nas demontrações financeiras.. :P
Mas cheira-me que não é isso, pois nao?

Relativamente a qualidade, a melhor definição que coinheço é que a qualidade é a adequação ao uso - Yuri. :)

Alex

Valores intrínsecos empresas

MensagemEnviado: 15/4/2005 15:37
por GAB
Alguém me sabe dizer como saber o valor intrínseco de determinadas empresas.
Estou interessado em saber: Pad, SON, PTM.

Já agora como determinam a QUALIDADE da empresa.

OBRG