Pressupostos :
O GAB está a referir-se ao valor imaterial, não contabilizável, comummente referido como GoodWill.
Resposta simples :
-O GoodWill é na realidade BadWill. Algo com que as empresas, de certas áreas e os investidores, convivem, não por querer, mas por não haver alternativas. Induz incerteza extra e dificulta a avaliação das empresas.
- A capacidade de determinar o GoodWill, aumenta de importância com o aumento dos prazos a analisar.
- Em relação a exercícios passados (já encerrados) o GoodWill deixa de ter significado, pois já foi incorporado nos resultados. Relativamente ao exercício presente, também tem um valor pequeno, pois provávelmente já se reflectiu toda a sua influência de curto prazo. Todos os processos têm certa inercia, quer no aumento, quer na diminuição de resultados.
Se calhar basta estar-se informado acerca da empresa e respectivo sector. O GoodWill estará implicito nessa observação. Acho que não só não é possível, como não tem interesse isolar-se o factor GoodWill.
GAB Escreveu:Como posso explicar:
O real valor da empresa, não o valor que mercado atribui.
Como sei o valor intrinseco de Pad, SON, PTM?
O valor real é o do mercado, pois é aquele a que a empresa é transaccionada. O valor potencial não é só real + GoodWill, pois em cada instante a empresa incorpora sempre uma certa quantidade de GoodWill. A bolha das TIs deveu-se exactamente ao facto de a certa altura algumas cotações reflectirem quase só GoodWill ...
Para a SON SGPS, sendo uma holding, devia bastar analisar as contas.
p.s.
Não detenho PAD actualmente, mas prevejo vir a tomar posição no 2º sem/2005. No entanto vou esperar para ver se há algum AC forte, com recurso ao mercado, para ver se os .36 abanam.