Página 1 de 1

Taxas de juro no imobiliário continuam a baixar

MensagemEnviado: 13/4/2005 14:43
por marafado
Taxas de juro no imobiliário continuam a baixar

DE


As taxas de juro propostas na Zona Euro para a aquisição de casas continuam a baixar, segundo os dados hoje publicados pelo Banco Central Europeu (BCE), preocupado com o risco de "bolha" imobiliária.

As taxas para empréstimos imobiliários, com uma duração inicial de 5 a 10 anos, recuaram em Fevereiro, para 4,39% em média, contra 4,43% no mês anterior, 4,49% em Dezembro e uma média de 4,74% no segundo semestre de 2004.

Estas estatísticas deverão agravar os receios do BCE de formação de bolhas imobiliárias em vários países da Zona Euro, fonte de tensões inflacionistas, que corre o risco de rebentamento quando as taxas de juro voltarem a subir.

No seu último relatório mensal de conjuntura, o instituto de Frankfurt via assim "o nível excepcionalmente baixo das taxas de juro" na Zona Euro como uma das principais causas "da forte dinâmica dos preços do imobiliário em várias regiões" da zona.

Ao mesmo tempo e contrariamente ao que se passa no Reino Unido, por exemplo, o BCE não pode actualmente encarar um endurecimento da sua política monetária para travar a febre imobiliária, uma vez que uma subida das taxas directoras enfraqueceria o crescimento económico, já muito fraco, num contexto de petróleo cada vez mais caro.