Melhores instituições mundiais de MBA estão em Lisboa
Márcia Galrão
Está em Lisboa o World MBA Tour (WMT), a maior feira mundial itinerante de MBA. Na terceira visita à capital portuguesa, o evento conta com a participação de seis instituições portuguesas e 36 internacionais, entre elas algumas das mais prestigiadas escolas do mundo, como o INSEAD ou a Bocconi.
O encontro está marcado para esta quinta-feira, com a presença das portuguesas AESE, Escola de Gestão do Porto (EGP), INDEG/ISCTE, Universidade Católica (UC) ISEG e Universidade Nova de Lisboa (UNL). Algumas estreiam-se este ano, como é o caso da EGP, mas muitas destas instituições não limitam a sua presença a Lisboa. A UC já esteve em São Paulo, Budapeste, Rio de Janeiro e Varsóvia, e a UNL também já participou numa feira do Brasil.
O WMT é da responsabilidade da QS Network, rede mundial de escolas de MBA, e vai já na sua 12ª edição, com presença em mais de 50 cidades em cerca de 40 países. Embora entre 2001 e 2003 se tenha registado uma quebra no recrutamento de MBA, a QS Networdk prevê um crescimento de mais de 15% para este ano. O aumento dos salários foi de 9% em 2004 e a rede prevê que este ano haja uma nova subida. Hoje em dia, a média salarial dos MBA é de cerca de 64 mil euros nos EUA e na Europa. O WMT é uma oportunidade para os candidatos pesquisarem sobre as diversas instituições e fazerem as suas escolhas com base em informações sobre a educação e as carreiras. Este ‘tour’ acaba deste modo por ser também uma óptima montra para as ‘business schools’ darem a conhecer os seus MBA em todo o mundo. Quem pretender visitar a feira enquanto esta estiver em Lisboa deverá preencher um formulário disponibilizado em
www.topmba.com.