Caldeirão da Bolsa

Escola de Gestão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por desempregado1 » 11/4/2005 9:45

Valves,

eu não disse que a melhor escola de gestão é o Indeg, disse que era a melhor escola de finanças, é muito diferente.
Não sei qual é a tua escola, mas a que está melhor colocada no ranking internacional é a Nova, se bem que isso vale o que vale. :P

Abraço,

Alex

Registado: 9/6/2004 21:06

por valves » 10/4/2005 22:17

Boas disseste

Se frequentei e continuo a frequentar estas acções de estudos pós graduados é por uma imensão paixão á gestão e também á academia e não tanto com o objectivo de uma valorização curricular

bom nesse caso qualquer metodo quantitivo de analise custo/beneficio não é utilizavel tu proprio afirmaste que é a paixão á academia que te move a fazer esses cursos e paixões não são indicadores mensuraveis :mrgreen:

PS : Já agora a melhor escola de Gestão pode ser o Indeg mas como se comprova no analise aos mercados é da minha escola que saiem os melhores :P

Um abraço :wink:

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por desempregado1 » 10/4/2005 22:02

Valves,

o raciocinio até nem é mau de todo, mas concerteza sabes melhor do que eu que existem métodos bem mais apropriados para fazer uma analise de investimento, o Val ajustado, o método MEL, etc.

De qualquer das formas, tenho de pedir desculpa por não me ter explicado bem. Existe efectivamente um mini mba de seis dia, em regime intensivo, que custa 2500 euros, na escola onde eu tb estou a fazer um programa de estudos avançados, que não o mini mba, o Indeg / Iscte.

Ja tive oportunidade de falar com o Henrique no msn e o que lhe disse foi que recomendo somente a escola, porque a considero, e só por isso fui para lá, a melhor escola do pais na area de finanças.

Quanto ao resto, admito que o nick possa induzir em erro, mas não sou desempregado de facto, sou gerente de uma pequena empresa, o estar desempregado é mais um estado de alma, mas isso já seriam outras nupcias.
Se frequentei e continuo a frequentar estas acções de estudos pós graduados é por uma imensão paixão á gestão e também á academia e não tanto com o objectivo de uma valorização curricular.

Abraço,

Alex

por valves » 10/4/2005 21:38

Boas noites gostaria aqui de comentar uma frase do desempregado que me parece importante reflectir :

existe agora um mini-mba onde eu tb estou a estudar, no Indeg/Iscte. Dura seis dias e custa 2500 euros. É um bocadinho para o carote, mas sem duvida que a formação é mesmo de excelência

Bom e partindo do principio que o desempregado está a frequentar este mini curso para se valorizar e eventualmente voltar ao mercado de trabalho existe uma forma muito clara de perceber se este tipo de formações vale apena ou não que é nem mais nem menos que o metodo já velhinho do VAL . Valor actualizado liquido que neste caso será o seguinte :

Investimento no curso - Cash Flow negativo os 2500 Euros

Quanto aos cash Flows de retorno serão nem mais nem menos os vencimentos mensais inerentes ao emprego que eu conseguir obter derivado de ter frequentado o curso deduzido do subsidío de desemprego que vou deixar de auferir por começar a trabalhar.

Subsiste aqui uma duvida qual será a taxa que vamos actualizar os vencimentos porque ela não pode ser a taxa sem risco ... terá que ser superior pois o investimento neste tipo de cursos é normalmente arriscado :wink:

Fica então com uma ideia se valeu ou não apena fazer o curso :P

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por desempregado1 » 9/4/2005 21:22

Carissimo Henrik,

existe agora um mini-mba onde eu tb estou a estudar, no Indeg/Iscte. Dura seis dias e custa 2500 euros. É um bocadinho para o carote, mas sem duvida que a formação é mesmo de excelência.
Se preferir uma coisa mais elaborada existe o executive mba que tem a duração normal dum mba, é lecionado entre Lisboa e Barcelona e custa cerca de 11000 euros.
Recomendo vivamente a possiveis interessados.

Abraço,

Alex

Não era para continuar, mas...

por LePrince » 9/4/2005 10:05

Aqui estou pela manhazinha, enquanto a maior parte do pessoal está ainda na caminha (9:15, da manhã!).
O assunto anterior para mim está encerrado, mas não é por ter MEDO de qualquer resposta, seja ela verbal ou física. Simplesmente já disse sobre o assunto aquilo que tinha a dizer.

Volto para clarificar a explicação para a forma como ligamos com o sucesso dos outros e que é mal interpretada em geral por quase todos nós portugueses, e que me parece não ter ficado bem explicitada.

O que escrevi, não é teoria minha, como é evidente, é a interpretação psicológica da coisa (de manual) e aplica-se a TODOS nós em geral.

Talvez não tenha ficado claro um aspecto:
O alvo dos nossos maus pensamentos, normalmente, são os OUTROS, o que é natural e acontece com todos nós (existem formas da pessoa lidar com o assunto, mas é da natureza humana ter aquele tipo de comportamento).
Mas o alvo dos nossos maus pensamento também podemos ser NÓS PRÓPRIOS, e é neste caso que o sucesso dos outros é percebido como o nosso próprio insucesso e dá cabo da nossa auto-estima (aqui é que de fugir a sete pés!)

No início da minha carreira profissional, o meu grupo de trabalho tinha duas funções: dar aulas e desenvolver projecto. Se quanto às aulas não existiam aqueles problemas relacionais comuns (pois cada um tinha os seus alunos), já no desenvolvimento do projecto existiam os problemas relacionais e outros, entre os quais a quantidade de trabalho era a mais importante.
Eu, que tecnicamente me posicionava na primeira linha, enfurecia-me constantemente contra os que não faziam quase nada e com habilidade se valorizavam com o trabalho desenvolvido junto do chefe, muitas vezes com parca participação pessoal. Desapareciam, quando lhe apetecia, iam de fim-de-semana na maior e muito prolongado e depois vinham contar as felizes pericécias e histórias, que me deixavam interiormente revoltado.
Um dia enchi-me daquilo e fui falar ao chefe, e a conversa abriu-me a porta da visão (eu estava "cego").

O meu chefe, ouviu pacientemente as lamentações sem uma palavra. Do que disse a seguir fica um pequeno registo:- "XXXXXXX, tu olhas muito para o lado, perdes a tua enorme energia pessoal na luta intestina contra os teus maus pensamentos e quando não andas às curvas, estás sempre indeciso sobre o caminho que deves seguir, quando mesmo à frente do teu nariz tens uma estrada recta. Deixa os outros seguir o seu caminho, trabalha, utiliza as tuas capacidades pessoais, segue o teu caminho na linha recta dos teus objectivos e triunfarás".

Ele estava correcto. No final, foram escolhidos três assistentes para ficar no departamento e eu estva entre eles. Hoje muito distante dessa vida recordo e partilho com o fórum algo que para mim foi muito positivo e me ajudou a chegar onde estou hoje (feliz e a fazer aquilo que gosto).

Um grande abraço para o fórum.

Registado: 16/2/2005 16:51

E para quem n é da área

por hclaudino » 9/4/2005 9:20

:) para quem n é da área , há alguma sugestão de "mini-curso", MBA, .... na zona de Lisboa?

Registado: 10/3/2005 18:56

por valves » 8/4/2005 23:19

Ora boas noites eis aqui a minha modesta opinião :

Nunca fiz qualquer MBA ou curso de pós Graduação nem me parece que para se criar uma PME seja necessário obrigatoriamente um MBA ou coisa que o valha acho quem aproveita bem os 5 anos ou 4 anos que lá estudou depois é uma questão de se ir reciclando porque não de tempos a tempos ir ás bibliotecas das facudades dar uma vista de olhos naquilo que de novo tem saído ??? Não quer dizer que quem gosta de salas de aula não possa fazer um Pos Graduação.

Em Termos de Mercado de Capitais falando acho que muito pouco se aprende nas faculdades e o que se aprende é tudo muito teorico e sem qualquer aplicação practica não sei se é por falta de vontade dos Professores Universitarios ou se é por inepcia não faço ideia

Cumpts

Vasco

por Stratega » 8/4/2005 22:53

Falcao Escreveu: Apenas fiz uma pergunta tal como o Stratega referiu...mas deu nisto. Pena pois utilizo o caldeirão para tirar algumas dúvidas e questões e não para me aborrecer. Sendo assim espero que estas atitudes não se repitam senhor LePrince para não ser obrigado a responder-lhe à letra.
Obrigado e bons negócios.

1º Tive fora e só cheguei agora...

2º Correcção essencial... é A StrategA e ñ o Stratega... (será q tenho q voltar a por fotos de meninas pra pararem de me tratar por Senhor?... :lol: :lol: :lol: :lol: )

3º Ñ se chateiem q o Caldeirão ñ é sítio pra isto e ñ há necessidade de respostas à letra... Existe a hipótese de resolver assuntos por mensagem privada, logo dêem-lhe uso. É mais sensato.

E vamos deslocar os olhos pros gárficos q eles tão a mexer e a dar hipóteses de investir e/ou aprender. (Mesmo sendo 6ªfeira à noite, eheheheh)

Cumprimentos

A StrategA ( :lol: :lol: :lol: 8-) 8-) 8-) )
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por Falcao » 6/4/2005 22:24

Face ao teor e à forma da resposta do senhor [size=12][size=24]LePrince[/size][/size] apenas tenho um comentário a fazer: ..................... sem comentário.........(merecia bem mais mas não vale a pena entrar por aí)
É preciso ter calma, algo que parece não ser comum a certas almas!!! Apenas fiz uma pergunta tal como o Stratega referiu...mas deu nisto. Pena pois utilizo o caldeirão para tirar algumas dúvidas e questões e não para me aborrecer. Sendo assim espero que estas atitudes não se repitam senhor LePrince para não ser obrigado a responder-lhe à letra.
Obrigado e bons negócios.
"Always follow the trend and you will see that the market will be your friend"

Registado: 12/3/2005 13:06

por Stratega » 6/4/2005 14:27

Heiiiiiiiiiiiiii!

Haja calma gente... O tópico tinha uma questão.
Alguém que frequenta este forúm frequenta alguma pos graduação, mestrado ou MBA da Escola de Gestão Empresarial situada no Porto?

E já viram no q foi descambar?.... :shock:
Tenham calma pq de certeza ñ vem aqui ninguém com intenção de coiso e tal e pronto e isso mesmo... :lol: (E quem vem q tenha vergonha e se pisgue logo...)

O Caldeirão prima por ser um sitío diferente de tantos outros q por aí andam...
Convém q quem o vem usar contribua pro seu enriquecimento e ñ o desvirtue em confusões desnecessárias...

Há muito boa gente q vem pra aqui pra aprender. Eu já o fiz e como tal, sinto a obrigação de o manter em "bom estado" pra quem está a chegar... Isto é uma espécie de escola... :)

(Considerem isto um puxãozito de orelhas, mas ñ me levem a mal... :lol: E aplica-se a todos e ñ exclusivamente a vocês... )

Com os meus cumpts aos dois,

Strat

por LePrince » 6/4/2005 12:46

Às vezes há cada uma!?

Uma pessoa vem aqui contribuir para a valorização dos posts e muitas vezes ajudar (no meu caso dou sempre e apenas a minha visão do problema/tema e nunca de forma dogmática ou arrogante).
Ao post, eu poderia responder da seguinte forma: mas quem é você para questionar o meu entendimento das coisas? Por acaso perguntei-lhe alguma coisa?, etc., etc..

Este tipo de argumentação eu rejeito completamente. Nem devia estar ali!

Agora a pessoa não é de ferro e às vezes custa a entender a ironia que matricia uma resposta como a sua.

E porquê?

Em primeiro lugar está o nome LePrince (escreveu em destaque, não foi?!). Depois está o sucesso (as pessoas, em Portugal, abominam quem têm sucesso, veja-se o caso Mourinho, Vicaima/Finibanco, Sonae, etc.).

Depois ter formação (neste caso MBA ou outra treta qualquer) não é fundamental para ter sucesso na profissão/vida, porque o que conta são as qualidades da pessoa, mas ter uma especialização ou mais, ajuda, isso pode registar. Quem tiver qualidades triunfa, seja nas empresas ou na bolsa. Mas, como se aprende com a vida, há lugares para todos, em diferentes lugares e posições, e muitas vezes o triunfo/sucesso é relativo. A idade também ajuda!

Obrigado pelo desejo de sucesso, que é extensivo em geral, porque pessoalmente fico contente com o sucesso dos outros. No mundo empresarial funciona mais o mutualismo ou o comensalismo, onde podem ganhar ambos ou ganha um e o outro não fica prejudicado. Na bolsa penso que não, para um vencer, alguém (outros) tem de perder.

LePrince aparece porque o nome do dono da empresa francesa (AFS) que monta as operações financeiras da minha empresa em França é Eric LePrince, e como sou seu amigo e admirador, e na altura andava à procura de um nickname e ao conversarmos a rir sobre a fidalguia do nome “lePrince” ele disse-me algo do género: - Não é príncipe quem quer, mas eu sou para toda a vida!” Enfim, da conversa ficou o registo e o nome. Sem qualquer outra ordem de razões. É só, mas podia não ser!
Este é o seu site: www.afservices.fr

Finalmente o porquê das pessoas rejeitarem o sucesso ou a sua manifestação pessoal.
O alvo dos nossos maus pensamentos, normalmente, são os outros.
A inveja, traição, o prazer no mal alheio, o insucesso de quem não gostamos, etc., reflectem a contradição que todos experimentámos alguma vez, entre os princípios ideais que devem reger a nossa vida e os maus pensamentos ou ideias negativas (em relação aos outros) que nos passam pela mente, e nos fazem sentir envergonhados e culpados.
Como o sucesso dos outros é percebido como o nosso próprio insucesso, então, a pessoa pode castigar-se a si própria com ideias DESTRUTIVAS do tipo, - “sou um inútil”, “não tenho competências para isto”, “não sou capaz!”, “quem me dera morrer” -, que acabam por se ENRAIZAR no subconsciente e MINAR a capacidade para ser FELIZ.
Esta baixa auto-estima crónica é o principal factor de DEPRESSÃO. A depressão manifesta-se por um conjunto de comportamentos auto-punitivos, depreciativos do “eu” e outros tipos de “TIRANIAS AUTO IMPOSTAS” que conduzem a uma personalidade PESSIMISTA que não é mais que uma INAPTIDÃO de reconhecer e valorizar as nossas REAIS capacidades.
Todos temos a possibilidade de o perceber. É um critério pessoal.

Cumpts.

por Falcao » 6/4/2005 0:42

Bem nao era minha obter logo uma resposta mas imaginei que se ninguém tinha respondido durante toda a tarde é porque não havia ninguem. A minha intenção não era saber em que medida isso contribui para a sucesso da negociação em Bolsa mas antes saber se algum colega meu da pos-graduação em finanças da EGE frequenta o caldeirão dado que alguns tem a cargo gestao de carteiras entende LePrince?
Além disso estou de acordo que um MBA tem interesse principalmente para quem não é formado em ciências económicas, mas daí até ser o principal contributo para o sucessso empresarial ponho as minhas dúvidas.
Um abraço e desejo-lhe o maior sucesso para a sua PME assim como desejo para as que a mim me pertencem pelo menos de forma indirecta.
"Always follow the trend and you will see that the market will be your friend"

ESCOLA DE GESTÃO

por LePrince » 5/4/2005 22:31

Como diz Stratega os "end of day" aparecem pela noitinha, (sem qualquer conotação negativa!), pela simples razão que de dia tem outros afazeres e ... a prudência aconselha tratar cada assunto de cada vez.

O caldeirão, para mim é como ir ao café, onde aparecem os amigos, nos cumprimentamos e conversamos, onde, felizmente se pode aprender, ..., e no meu caso especial porque existe uma ligação a um professor dum curso de AT (normalmente não falo disto, enfim há sempre uma primeira vez!) que também é administrador deste site e com quem dei os primeiros passos (aos 4o e tais anitos!) neste negócio e com quem aprendi as bases disto e que aconselho a quem quer começar. Depois, já não sei, cada um é cada qual.

No meu caso, durante a longa jornada de trabalho deixo de lado a bolsa (literalmente!), mas atenção que alguns gurus americanos e não só, afirmam que só se ganha neste mercado fazendo day-trading.
Apareço pela noitinha, aplico a minha estratégia e ... (vai haver quem não acredite!) ganho bastante bem (também) neste negócio. E ai daquele que não olhar para isto como um negócio.

Quanto às escola de gestão. Bem, primeiro para negociar neste mercado não é necessário ter um curso superior, muito menos uma pós-graduação.

Já não digo o mesmo se pretende gerir uma empresa ou desempenhar um cargo de relevo numa empresa ou seguir a vida académica.

E lá chegámos!
No Porto frequentei o MBA, na altura, do IEP/ESADE, hoje penso que se chama EGP (mas não tenho a certeza). Não vou dizer mais nada sobre a importância do curso na minha vida, apenas isto, do ZERO, construí uma empresa que hoje ocupa a posição 1023 entre as principais PME's portuguesas, com uma facturação superior a dez milhões de euros.
Como os professores eram quase todos do ESADE-Barcelona, deixo aqui o link:

http://www.esade.edu/home.php

A ligação da escola ao ESDADE mantém-se e se existir disponibilidade, na altura era possível, há facilidade de dar o "salto" para lá.

Tenho também uma pequena experiência, apenas por frequentar um seminário, do INSEAD em Fontainebleau (França) e que é muito, muito bom. E se gostar de cavalos está em casa. Se gostar de árvores e campo, também.

Bem, eu estou a falar de um MBA executivo, para quem já está no mundo do trabalho.
Para quem pretende defender tese e seguir a carreira académica, penso ser conveniente outro tipo de MESTRADO/PÓS-GRADUAÇÂO.

Para quem aparece agora é mais fácil complementar a graduação superior com pós-graduações, MBA's e afins, mas há alguns anos não era nada assim. Era muito dificil e não existiam aos pontapés como agora.

Mas, se existe a oportunidade é de aproveitar, sem pestanejar. Os dividendos aparecem (SEMPRE) mais tarde!

Cumprimentos.

por Stratega » 5/4/2005 19:57

Tenha calma q mt gente ñ tem a disponibilidade pra responder logo......

Talvez logo à noite quando vierem ler o caldeirão ou amanhã de manhã....

Tenha paciência q se houver alguém q possa ajudar, sem dúvida o fará.

Cumps.

Strat

por Falcao » 5/4/2005 19:46

Parece que não! Foi só por mera curiosidade.

Escola de Gestão

por Falcao » 5/4/2005 14:56

Alguém que frequenta este forúm frequenta alguma pos graduação, mestrado ou MBA da Escola de Gestão Empresarial situada no Porto?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carvman, eurowire.financeiro, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, jprgodinho, malakas, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, PXYC, SerCyc, trilhos2006, VALHALLA, Xacal, yggy e 247 visitantes