As vendas de automóveis em Portugal aumentaram 3,2% no primeiro trimestre deste ano, apesar de em Março terem recuado 3%, anunciou hoje a ACAP. A Renault continua a ser a marca mais vendida, mas a Opel consegiu aumentar as vendas em quase 30%.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
As vendas de automóveis em Portugal aumentaram 3,2% no primeiro trimestre deste ano, apesar de em Março terem recuado 3%, anunciou hoje a ACAP. A Renault continua a ser a marca mais vendida, mas a Opel consegiu aumentar as vendas em quase 30%.
Em Março, foram comercializados 27.268 veículos automóveis, o que apesar de representar uma queda de 3% contra o mesmo mês do ano passado, representa o valor mensal mais elevado deste ano.
As vendas de veículos ligeiros de passageiros decresceram 1,4% em Março, para 20.857 unidades, enquanto as de comerciais ligeiros desceram 7,8% até 6.411 unidades.
Já no acumulado do ano, de Janeiro a Março, as vendas de automóveis ligeiros cresceram 3,2%, para 70.316 unidades. As vendas de ligeiros de passageiros aumentaram 4,8% no trimestre e as de comerciais ligeiros recuaram 1,1%.
«No ano transacto, Março foi o mês que apresentou os melhores resultados, quer em termos de veículos vendidos, quer em termos de taxa de crescimento nos vários segmentos, o que foi determinante para os resultados obtidos no presente exercício», explica a ACAP.
A associação refere que a subida no trimestre está em linha com a previsão de vendas para a totalidade do ano.
Vendas da Opel aumentam quase 30% no trimestre
A Opel conseguiu aumentar as vendas em 28,9% no primeiro trimestre deste ano, o que permitiu à marca encurtando a distância para a líder Renault. Na marca francesa as vendas desceram 2,1%, levando a sua quota de mercado a recuar para os 14,98%.
Depois, no «ranking» do trimestre, surge a Opel, com 11,94% (contra os 9,55% de 2004), e a Peugeot com 10,27%.
Só em Março as vendas da Renault desceram 18%, enquanto a Opel aumentou as vendas em 12,6%.
Entre as 20 marcas mais vendidas destacam-se as subidas trimestrais nas vendas da BMW (48,2%) e da Daewoo (224%).
Nas marcas comercializadas pela SAG, as vendas trimestrais da Volkswagen desceram 21,6%, as da Skoda aumentaram 22,7% e as da Audi cresceram 11%.