...e a previsão do tanso!
Pois isto não está lá com grande aspecto, não... Pelo menos, para quem pensava, como eu, que às violentas quedas se deveria seguir uma ligeira recuperação. Ora esta, tanto ontem como hoje, ficou-se pelos 4224-26 pontos, o que é uma ínfima fracção desta descida que já vai nos 223 (!!!) pontos em apenas quatro dias, isto contabilizando apenas os valores de fecho, desde a passada quinta-feira (4402) até hoje (4179).
Com este fecho estamos, portanto, em mínimos do ano, e da maneira como prosseguiu o after-hours, com o L-DAX a fechar nos 4259, mais a onda sanguinolenta que coloriu os índices americanos, não iremos seguramente ficar por aqui. Já agora, falando em after-hours, a cor muito verde regressou ao Nasdaq. Quer-me pois parecer que os resultados das empresas continuam a ser bons, mas isso de pouco está a servir agora. Bem, sempre deve amortizar a queda, talvez o DAX não acorde amanhã tão negativo...
Vi na minha tabela que a última vez que o índice cotou abaixo dos 4100 pontos, foi a de 22 Novembro, quando fez um mínimo nos 4089. Curiosamente, este foi também o último fecho do DAX abaixo dessa marca, no dia 10 do mesmo mês. Ora pela cotação no site do Citibank (4139) estamos a escassos 50 pontos, cerca de 1,2%, desse valor de há 4 meses atrás. Talvez não seja atingido amanhã, mas se o S&P tem mesmo encontro marcado com os 1125, então é provável que o DAX revisite esses números muito em breve, talvez mesmo ainda esta semana.
E, contudo, sabe-se lá se ele até não arrebita... e faz figura bonita?

Cada dia é sempre um novo dia e renovado, muitas variáveis se entrecruzam e pouco se pode prever do que vai acontecer. Mesmo assim, podem balizar-se alguns cenários, é claro.
E os números do Pivot point continuam a mostrar alguma eficácia, se bem analisados e melhor utilizados! Como já comentei sumariamente, no post anterior, a sessão de hoje, vou agora deixar uma antevisão do que poderá suceder amanhã de manhã. Para já, eis os números do Pivot point:
P: 4.190 R1: 4.213 R2: 4.247 S1: 4.155 S2: 4.132 H: 4.201 L: 4.144
Caso tenhamos nova abertura em gap down, esta deverá situar-se, com grande probabilidade, nessa zona dos suportes, 4132-4155. Se o segundo suporte aguentar, os mais arriscados... ou viciados... poderão tentar a sorte no novíssimo
call que está em perigo de vida... coitado, ainda bebé...

Como já não tenho lucros para arriscar... fico quieto a mirar...
Estas são mesmo as únicas referências que considero, dadas as condicionantes antes expostas. Ainda assim, devo lembrar que ontem também só olhava para a zona entre as resistências, e o DAX não só nem venceu a primeira como, afinal, veio visitar os longínquos suportes... e até quebrou momentaneamente o segundo! Logo, poucas certezas, algumas dúvidas e muita atenção... é a fórmula do sermão!
E nada mais há a dizer, não...
leprechaun
(...em dia de perdição...)
PS: O Nikkei abriu mais de 2% negativo... isto é um perigo!!!
Entretanto, decidi estudar também os TW do Nasdaq, à falta do S&P, que os não há...

É que isto do DAX já me soa a clone... e de fraca qualidade!

E tal como tenho feito para tudo quanto olho – an ugly voyeur!

– deixarei aqui os resultados das minhas observações, esperando, como sempre, a contribuição e a correcção dos sábios!
