Re: Tartaruguinhas... não tem pulguinhas! :-)
stella maris Escreveu:Creio que o que procura, Leprechaun, é um sistema completo de trading.
As componentes essenciais de um virtuoso sistema dos 80s são descritas de forma acessível neste documento:
- http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf
Pode gostar ou não do documento, mas a descrição da forma como os diversos componentes do sistema interagiam é no minimo preciosa.
Bella Stella... mia Sorella!
Cá continuo com as lindas tartarugas - e eu que só tive gatos em casa! - estudando-as muito bem, a ver se aprendo os seus bons hábitos.
Estou agora a rever os capítulos acerca dos pontos de Entrada, Stop e Saída dos trades. Infelizmente, não é possível copiar texto do Acrobat Reader, ou é a versão que eu tenho que não o permite ou então o documento está protegido contra cópia.
É que logo no início do capítulo 5 acerca dos Stops, está condensado justamente aquilo que eu penso ser a regra mais importante para ser bem sucedido nos mercados financeiros: manter as perdas pequenas e controladas.... sempre!
Vou então transcrever algumas frases cruciais do início do capítulo:
"There are old traders and there are bold traders, but there are no old bold traders".
Olha... outro adivinho! Como é que ele sabia que eu até já sou velhinho? Sim, que do JAS sou o maninho... e também com bigodinho... só um pouco mais pretinho!
The Turtles always used stops.
For most people, it is far easier to cling to the hope that a losing trade will turn around than it is to simply get out of a losing position and admit that the trade did not work out.
Let us make one thing very clear. Getting out of a losing position is absolutely critical. Traders who do not cut their losses will not be successful in the long term.
The most important thing about cutting your losses is to have predefined the point where you will get out, before you enter a position. If the market moves to your price, you must get out, no exceptions, every single time. Wavering from this method will eventually result in disaster.
É isso mesmo!!! Nada de hesitações e poucas contemplações: se o trade não corre bem... corta-se-lhe a cabeça... ai ó mãe!
Porém, eu concordo com o método do Nichols de dar uma pequena folga nos valores dos índices. Mas negociando no intraday, de facto não há muito espaço para folgas. O máximo que me posso permitir fazer é, em momentos de alguma lateralização e quando os indicadores inverterem, indicando a saída num trade já negativo, talvez esperar uns breves minutos a ver se posso ainda obter um preço melhor. 1 ponto a mais é 1 cêntimo de prejuízo a menos e eu aqui sou pescador e muito aproveitador!
Anyway, não vou usar o método dos breakouts, embora também possa vigiar o máximo, mínimo e midpoint de velas significativas, bem como os correspondentes valores opostos da sessão. O Cárpatos, por exemplo, dá sempre muita importância à quebra de um dos extremos da 1ª vela de 30 minutos. Bem, nesta altura já eu vi meia dúzia... que fica mais baratinho... isto é que é ser poupadinho!
Aguardemos pois o dia de amanhã...
...e será cor de alface ou de romã?
leprechaun
(...sem a Mamã!
