Caldeirão da Bolsa

BCP marco ou ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GAB » 29/3/2005 17:47

:wink: "Mercado não dá BORLAS..." :wink:
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por MarcoAntonio » 29/3/2005 17:21

Mas artista, não me lembro que tenha ocorrido alguma vez o mercado não corrigir pelo menos na abertura o dividendo, mesmo quando é pequeno (isto em papeis liquidos).

Depois o mercado pode anular a correcção (o que acontece de facto muitas vezes quando os dividendos em causa são pequenos).

Faço notar que estou a falar de papeis liquidos como é o caso do BCP pois em papeis pouco liquidos as aberturas podem ser muito estranhas. Mas em papeis como o BCP, mesmo que o dividendo seja de uns meros 3 centimos, reflecte-se sistematicamente numa primeira fase (na abertura em particular) na cotação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por artista_ » 29/3/2005 17:14

MarcoAntonio Escreveu:Artista, o mercado corrige sempre o dividendo (inclusivamente todas as ordens pre-existentes no sistema aos valores antigos são anuladas)

Ok, as ordens são anuladas não são corrigidas o mercado depois colocará as ordens que entender e algumas vezes a cotação não é corrigida relativamente à sessão anterior à ex-dividend...

No fundo estamos a falar do mesmo... :lol: :lol: :lol:

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 29/3/2005 17:10

josema Escreveu: Qual a probabilidade mais provável?

Esta é uma pergunta difícil de responder... quem analisa tecnicamente os mercados fá-lo sobretudo para determinar tendências e "linhas ou níveis de força" que são bons pontos de entrada/saída conforme a estratégia que se tem...

Dizer que acho que sobe ou desce, que este suporte aguenta ou não, tem a ver sobretudo com feeling!! como é para não se investir através do feeling que se usa a AT...

1 abraço

por MarcoAntonio » 29/3/2005 17:09

Artista, o mercado corrige sempre o dividendo (inclusivamente todas as ordens pre-existentes no sistema aos valores antigos são anuladas).

Entretanto, o que pode ocorrer é o mercado anular a correcção.

Provavelmente era a isso que te estavas a referir mas pareceu-me importante deixar este pequeno esclarecimento em todo o caso.

Josema, eu vou actualizar daqui a pouco os gráficos e respectivos comentários (incluindo ao BCP) e entretanto deixo lá a minha opinião relativamente ao BCP (ainda tenho de actualizar primeiro a minha BD pois estou afastado dos mercados desde quinta-feira passada).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por artista_ » 29/3/2005 16:59

O Ulisses resumiu bem a posição a ter em relação ao BCP...

Adiantando mais um pouco (ou tentando fazer de adivinho) não me parece que seja pelo dividendo que este suporte será quebrado, mesmo que a cotação esteja muito perto dos 2,08 o dividendo é tão pequeno que o mercado pode muito bem não o corrigir...

de qualquer forma o suporte dos 2,08 é de curto prazo e se for quebrado não prejudica em nada a tendência de alta de médio/longo prazo!

por josema » 29/3/2005 15:15

Olá, Marco, muito prazer em "ler-te". Respondendo à pergunta do Ulisses "porque entrei no título" e tentando entender o que escreveste, diria:
Entrei a 2,16 porque, segundo a minha leitura - que os factos se encarregaram de mostrar que estava errada -, o BCP iria romper os 2,20, mais ou menos até meados de Maio. Ora, como desceu, estou como o tolo no meio da ponte: vai aos 2,20 ou aos 2,04? Qual a probabilidade mais provável? Se puderem, agradecia a vossa opinião ainda hoje.

Nota: Infelizmente ainda não conheço o Ulisses, mas pelo que já "sei" a seu respeito, quer pelo que escreve aqui, quer pelo que oiço dizer, será um grande prazer para mim quando tal acontecer.

A prepósito, mestre, para quando o almoço dos caldeireiros?

Um abraço de amizade e agradecimento para os dois

Registado: 11/2/2004 18:30

por MarcoAntonio » 29/3/2005 13:44

O comportamento face aos 2.08€ após o desconto dos dividendos é uma incógnita dado que a cotação está muito em cima desse valor.

A experiência diz-me que quando a cotação está a alguma distância do suporte ou resistência em questão, este tende a manter-se válido (principalmente se em termos proporcionais a correcção do dividendo for discreta). Mas se a correcção for muito significativa (altos «dividend yield») ou a correcção se der muito em cima do valor, eventualmente até provocando uma quebra artificial do suporte, qualquer coisa pode acontecer.

Por vezes serve de catalizador para uma quebra válida, outras não tem qualquer impacto relevante.
Imagem

Administrador Fórum

por josema » 29/3/2005 12:51

Parece que os 2,08 a estão a aguentar bem. Aquela barreira de mais de 2 milhões parece constituir um bom/forte! suporte.

por Ulisses Pereira » 29/3/2005 12:17

Este é o problema de darmos opiniões usando métodos diferentes. Quando o BCP chegou à zona de resistência nos 2,18/2,2 era aconselhável sair das posições longas, respeitando a resistência, sobretudo depois do PSI não mostrar força acima dos 8000. Aliás, enquanto o PSI não mostrar essa força quebrando novamente os 8000 pontos considero arriscada qualquer entrada no nosso mercado.

Mas ambos têm posições na acção. O que é importante perceber é por que tem essa posição. Se o motivo que vos fez entrar na acção se mantém válido, não devem sair. Se ele deixou de existir, a a vossa posição deve ser desfeita.

Estão na acção por crerem na força do suporte dos 2,08? (na minha opinião é um mero suporte de curto prazo) Se a resposta é sim, então devem sair caso ele seja quebrado em fecho, independentemente da circunstância que o levar a ser quebrado. Mas isto digo eu que defendo que os dividendos não devem ser descontados nos gráficos, pois outras pessoas têm opinião diversa e aí já não faria sentido aquilo que eu estou a dizer.

Já justifiquei várias vezes aqui no site as razões que me levam a defender o não ajuste aos dividendos, pelo que não vale a pena repetir-me.

Mas volto à questão chave que procuro sublinhar sempre neste género de decisões: Porque entraram no papel?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: F

por JCS » 29/3/2005 12:05

luis lobs Escreveu:Alias hoje nao estou a gostar nada, ou obrigam a vender por baixo, ou vai mesmo cair...

Parece estar a apoiar-se nos €2,08. Quanto à primeira questão que colocou... Venham daí os AT's :)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

F

por luis lobs » 29/3/2005 11:40

Alias hoje nao estou a gostar nada, ou obrigam a vender por baixo, ou vai mesmo cair...

Registado: 22/12/2004 11:38

por josema » 29/3/2005 11:39

A dúvida do Luís e também minha. Quem ajuda? Só temos hoje para decidir. Os 2,08 parecem-me estar fragilizados. Será que aguentam?

BCP marco ou ulisses

por luis lobs » 29/3/2005 11:00

Caros amigos dado o aproximar ja na quinta dos dividendos, tirando os 3 centimos do dado , como ficaria a situacao dos suporte dos 2.08?
perdera importancia ou irao mantela nos 2.11 para ficar mesmo la em cima?

Registado: 22/12/2004 11:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, SerCyc e 1006 visitantes