Página 1 de 1

Enviado:
28/3/2005 13:35
por josema
O termo "perpétuo" tem raiz metafísica e a ciência, qualquer ciência, exclui, pela sua própria natureza, a metafísica. Foi precisamente para regeitar a interferência da metafísica nas explicações dos fenómenos físicos que Einstein elaborou a teoria da Relatividade. É da natureza de qualquer sistema - micro ou macro -, ser entrópico: tem um início, com o acumular de energia, e consequente estruturação desta energia. O factor tempo é o responsável pela perca, diria sistemática, dessa energia até à desagregação total. Mas esta visão do Cosmos - sistema a sistema - é redutora. De facto na natureza "nada se cria e nada se perde, tudo se transforma". Assim sendo, só é possível entender minimamente qualquer realidade física numa perspectiva de relatividade: nada é por si e em si, antes tudo devem. Não há pois movimentos perpétuos, nem realidades absolutas, nem sistemas fechados. Ao contrário, e em jeito de paradoxo, diria: o que foi ainda há-de ser e o que é já foi. Noutra dimensão, com outra estrutura, mas sempre a mesma energia.
Pois!

Enviado:
27/3/2005 23:25
por maya
Bem... de qq forma o certo é que temos assim uma serie de pseudo-movimentos perpéctuos que poderiam ser utilizados como fonte de energia para uma serie de coisas... claro que teria de ser podencializado este efeito por exemplo pela alavancagem...
Bem... teorias....
Obrigado!

Enviado:
27/3/2005 23:10
por habiplus
A questão está precisamente aí! Qualquer sistema é por naturez entrópico, ou seja sem qualquer entrada de energia flui para o caos! Assim, quando deixar de haver entrada de qualquer energia, a própria massa do sol vai ser alterada e daí ... o caos, ou seja a entrada em colapso de todo o sistema solar!
Ok!

Enviado:
27/3/2005 22:08
por maya
Faz lógica essa ideia de entrada ou não de energia para determinar se temos ou não movimento perpétuo. Contudo a energia que leva a que os planetas andem sempre na mesma elipse é a força da gravidade, não é!? E essa não se mantêm sempre igual!? (Sim é certo que as manchas solares... etc levam a que haja tempestades magneticas solares (ou assim qq coisa! Agora não me lembra bem o nome) Ma será que o facto de termos algo que cria um movimento pseudo-eterno (Porque um dia o sol vai desaparecer)... não seria movimento perpétuo!?

Enviado:
27/3/2005 21:59
por habiplus
Penso que não se pode afirmar tal, pois o movimento perpétuo implica a inexistência de entrada de energia no sistema, coisa que não se verifica no nosso sistema solar.
Off Topic - Movimento Perpétuo

Enviado:
27/3/2005 21:26
por maya
Será que se pode dizer que na gravitação dos planetas existe Movimento Perpétuo!?
(Que o sol está destinado a desaparece já sabemos! Mas se ele não desaparecesse...

)
Esta pergunta esta deslocada... mas como me lembrei de perguntar por causa de uns estudos sobre Gann e a Teoria da Vibração...