Caldeirão da Bolsa

Trading de fundos ???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Fidelity

por Fibonacci » 18/3/2005 13:17

Bluenet,

Quanto à tua questão, não tenho qualquer dúvida. Sim. Deves usar todas as regras de trading nos fundos de investimento, principalmente se estás a apostar em fundos mais agressivos (como os que referiste).

Já agora, nunofaustino, a grande gestora de fundos Fidelity já chegou a Portugal, pela mão do Banco Best (www.best.pt). Os fundos são excelentes.

Cumps,

Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

Gosto de romantica mas não sou um romantico.

por BlueNet » 16/3/2005 23:20

Caro Valves não sou um romantico e essa conversa que não devo vender para proteger e/ou impedir que o mercado caia..., sinceramente não havia necessidade.

Vamos falar a sério !

Registado: 10/3/2005 13:01

por valves » 16/3/2005 21:28

Boas noites ...

Tal como quando está a negociar em acções deve adoptar a mesma postura do que se tiver a negociar em acções a unica consequencia é que se todos procedessem como você os gestores de fundos teriam que proceder a mais vendas o que ampliaria as quedas especialmente dos titulos que hoje são considerados mais solidos cuja volatilidade aumentaria ...

Cumpts~

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por nunofaustino » 16/3/2005 20:49

Já agora, há empresas (como a Fidelity - fidelity.com) que tem vários fundos com taxas muito baixas. Para além disso penso que se pode movimentar o $$ de um fundo para outro da mesma companhia sem se pagar taxas (ou então com taxas mais reduzidas).

Mas a movimentação do $$ de um fundo para o outro é muito importante pois o melhor fundo do ano passado n necessáriamente será o melhor este ano ou nos próximos anos...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por A330-300 » 16/3/2005 20:08

mais 1%.....

Registado: 30/1/2005 12:51

por BlueNet » 16/3/2005 18:01

Esqueci-me de referir as comissões. Neste caso são 2,5% sobre os lucros, mas tenho por principio não apostar assim tão curto, mas sim num espaço temporal suficiente para poder desprezar a comissão e até porque esses percentagens são muitas vezes atingidas para cima ou para baixo num ou dois dias, por isso e com a inércia do trading característico dos fundos essa preocupação deixa de ter sentido.

BlueNet

por A330-300 » 16/3/2005 16:47

Tem que se pensar que ao dar ordem de resgate ,só vai vê-lo daqui a 3 a 5 dias,dependendo do fundo...

Também estou em um europa de leste e sei do que fala...,mas será que o cenário futuro é assim tão mau???

Até gostaria de um comentário/análise de quem tem mais experiencia do que eu por estas andanças....

Registado: 30/1/2005 12:51

por Devilxpto » 16/3/2005 16:11

Fazer trading de fundos quando são os "outros que o fazem" parece-me sobreposição de tarefas. Porém, estou totalmente de acordo com quem disse que regras de trading podem-se perfeitamente aplicar às "posições" que detemos nos fundos.

Penso que racionalmente deveriamos sempre confrontar os gestores dos fundos com as questões que exactamente se estão a pôr. Se não obtiver resposta satisfatória ou eles por e simplesmente forem inacessíveis, penso que deveria optar por fazer o trading pessoalmente ou confiar o valor dos seus investimentos a outras empresas gestoras de fundos que estejam mais viradas para as preocupações dos clientes.

Vejamos, o trading é deles e por isso também devem ser eles a responder pelo que andam e pensam fazer.

Abraços,
To trade or not to trade

Registado: 17/1/2005 1:29

por CAFLX » 16/3/2005 14:22

BlueNet estou a reconhecer o tema de conversa :)

Sabe que o mundo é pequeno. Já lhe ligo :)

Registado: 1/2/2005 10:28

por maisum_CALD » 16/3/2005 14:00

Quando as dúvidas são muitas e as certezas são poucas, manda a razão fechar uma parte, por ex. 1/2 (o consolo não é total, mas o descosolo pode ser pior)

Registado: 23/9/2004 1:02

Regras do Trading

por Razao_Pura » 16/3/2005 13:45

Eu acho que as regras do trading valem para todo o trading.

Neste caso vejo três questões:
- o time range
- a disciplina
- a protecção dos lucros
- exposição ao risco

Se tens um time range definido para negociar deves cumpri-lo, e isso requer disciplina.
Por outro lado, se estás a ganhar e há correcção, 10%já me parece um valor razoável para mera correcção, deves proteger os teus lucros. É tudo uma questão de risco.
E isso faz-me pensar que negociar, seja fundos, seja acções, seja o que for, com um time range de médio-longo prazo, num sector ou mercado volátil - + 30% em seis meses e correcções de 10% em 5 sessões..... Eu cá pra mim punha um olho no boi e outro no cigano!!!!

Espero ter ajudado.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulisses Pereira » 16/3/2005 13:25

Bluenet, o ponto chave nesta discussão é mesmo a questão do resgate/comissões. Imagina que compras e vendes o teu fundo exactamente ao mesmo valor. Qual é o valor percentual que perdes por esses movimentos? Isso é fundamental para tomar esssas decisões e muitas vezes para decidir entre um ou outro fundo para quem quer fazer "trading".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Chamar os bois pelos nomes

por BlueNet » 16/3/2005 13:19

Olá,

Obrigado pelas respostas, mas para ser mais correcto e chamar os bois pelos nomes, estou a falar de fundos de acções da europa-leste (ML,JPMF, Schroder)que nos ultimos 6 meses e de uma forma linear desprezando a rugosidade já renderam na ordem dos 30% e que nos ultimas 5 sessões desceram quase 10%.

Diz o meu filing que (o devo tirar) e o meu gestor que devo manter porque só se trata de correções. Pergunto eu e pensando a curto prazo, porque diabo não aproveito as correcções a meu favor ???

Dai a pergunta Trading de fundos (curto prazo)???

por JN » 16/3/2005 12:27

Ainda mais uma achega.

Pense na sua carteira de acções como um fundo, em que você é o gestor.
Colocar a hipotese de vender toda a carteira de acções duma vez só pode correspoder a tomar uma decisão de venda de um fundo.
Não me parece ser muito lógico se pensar-mos em medio/longo prazos.

Mais lógico seria uma mudança de estratégia na sua carteira de acções. Por exemplo sair de determinados sectores e entrar noutros, sair de acções americanas e comprar europeias, etc. Isto nos fundos corresponde a diminuir ou mesmo sair de uns para aumentar outros ou adequiri novos fundos.

Tudo isto é correcto e deve ter como apoio à decisão a analise fundamental e a analise técnica.

Até porque a AF diz o quê... e a AT diz quando... o que as torna complementares.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

atenção

por vmerck » 16/3/2005 12:24

ai sera importante verificar os custos da compra e venda 1% é muito $$$$

Registado: 2/12/2002 0:22

por JN » 16/3/2005 12:12

Uma carteira de fundos pode e deve ser administrada como uma carteira de acções. Pode utilizar a análise técnica e ou a fundamental tal como se faz com acçoes.
O que deve ter em conta e será talvez o que o seu gestor lhe quer fazer ver, é que os fundos não podem ser analisados como invetimento de curto prazo.
A estratégia dos gestores de fundos deve ser clara e deve ser sempre publicada para que o investidor saiba em que time frame se deve movimentar.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Trading de fundos ???

por BlueNet » 16/3/2005 11:44

Pergunto faz sentido o trading de fundos??

Tenho algumas divergencias de opinião com o meu gestor de investimento. As minhas aplicações estão todas em fundos de acções e apesar do meu gestor discordar das minhas tentativas de rentabilizar os fundos como se fossem acções puras, Eu tenho dificuldades em refrear os meus impetos de venda porque acho que é possivel rentabilizar o meu investimento no(s) fundo(s) se sair e evitar algumas correcções.

Qual é a vossa opinião sobre.

Obrigado

BlueNet

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1065 visitantes