Página 1 de 1

Enviado:
19/3/2005 21:48
por fproenca
Corrijo:
...fez mais ou menos 50% retracção da subida,...
...fez mais ou menos 50% retracção da DESCIDA,...

Enviado:
19/3/2005 21:44
por fproenca
Boas,
Desculpem, mas acho que andam denasiadamente preocupados com Bull Market ou Bear Market, estas duas palavras são sinónimo de longo prazo, bastante longo, tal como já disse acima só assisti a dois Bull market e se formos a ver e a ser realistas, o que se estar a designar por Bull Market actualmente também pode ser considerado apenas uma retraccção da última queda violenta de 2000-2003 até porque fez mais ou menos 50% retracção da subida, se for o caso então esta terá sido uma pausa para voltar a cair novamnete de forma violenta, não sou eu que estou a dizer é o que está neste momento no gráfico, claro que entretanto a configuração do mesmo pode alterar-se e eu deixar de ter essa percepção, basta subir este ano até dezembro de forma constante.
Como se pode ver no gráfico de velas semanais, há a esperança de não quebrar a LT porque a retracção da subida já foi feita (quadrado rosa) penso que a pertir daqui tudo ainda é posível, mas se olharem para o grafico de velas mensais e verem a mesma LT a ser quebrada estão a ver bem o que pdoe acontecer ? Sejam isentos ... se não quebrar a conversa é completamente outra.
Eu estou a falar isto tudo porque sinto que de certa forma fui forçado, porque tal como já disse muitas vezes eu só me preocupo com o curto prazo, posso ir vendo algo mais mas é só para ter uma idea mas nunca trasaccionei com base no longo nem médio prazo, sempre curto prazo e muitas vezes o que se designa nos fórums de curtissimo prazo (5,10,15 dias)
Há que ter calma, deixar rolar o presente e tentar andar um pequeno passo à frente o que acho não ser muito dificil para os meios que dispomos nos tempos de hoje.
Abraço
Fernando Proença

Enviado:
18/3/2005 14:10
por Vic
Eu acho que estamos num momento bear, dentro do bull market, por isso estou mais para o lado do JAs do q do Fernando, mas na minha humilde opinião, esta todo muito relacionado com o petroleo.
Quanto ás quedas ate aprecio, pois sempre dá para reforçar, com as mais valias obtidas nos fundos do Europa Emergente.
Quanto ao futuro, há um fundo UBS FUT ENERGY B, que esta com um desempenho deveras interessante e penso que no longo prazo podera umas boas mais valias e ainda ontem:
"La empresa de equipos de energía solar Conergy ha cerrado hoy en la Bolsa de Fráncfort su primer día de cotización bursátil en 66,05 euros, con una subida del 22,31% respecto al precio de colocación. La firma llegó a alcanzar un alza del 32,41% en su mejor momento, hasta 71,50 euros por acción, frente a los 54 euros del precio de referencia fijado en la Oferta Pública de Venta (OPV). El importe total de la operación ascendió a 243 millones de euros y la oferta, de 4,5 millones de títulos, fue sobresuscrita 29 veces."
bem como o MLIIF WORLD MINING E
ainda hoje:
Las compañías dedicadas a las materias primas son las que lideran los avances en las bolsas europeas, ya que el mercado descuenta que la demanda permanecerá fuerte gracias a China. Acerinox avanza un 1,21%, hasta los 12,55 euros por acción Otros valores con notables revalorizaciones son BHP Billiton (1,3%) y Coros (3%)." Todas fazem parte do portfolio do fundo.
bem como esta:
"GLOBAL STEEL se dispara un 50,17%, hasta los 4,34 euros por acción.

Enviado:
18/3/2005 11:00
por heterocedastico
Exacto, eu queria dizer mínimo de um período de 18 meses...
Percebi perfeitamente. Obrigado pela resposta.
Um abraço

Enviado:
17/3/2005 22:40
por fproenca
heterocedastico Escreveu:Caro fproença,
Podia-me explicar como é que com uma quebra de uma linha de tendência ascendente de 5 meses projecta imediatamente o índice para novos mínimos dos últimos 18 meses?
No curto prazo concordo consigo. Vai haver uma correção que vai levar os índices para dentro dos canais de lateralização mas apartir daí não consigo ver mais à frente...
Um abraço
Boa noite,
Deve estar a haver um lapso qualquer, não me lembro de falar em novos minimos dos 18 meses, por acaso tenho uma opinião acerca disso mas porque tenho dúvidas, e quando escrevo aqui digo o que ecfectivamente penso, para já não vou emitir opinião, apesar de não sermos responsáveis pelo que escrevemos aqui há que ter um certo cuidado.
O que tenho dito e já há um bom tempo (presumo que desde esta lateralização até porque é principalmente nela que me baseio e não na LT) eu conto com novos minimos anuais em relação ao ano passado, como estamos em 2005 refiro-me obviamente ao minimos minimos obtidos mais ou menos em outubro o que dá 5 meses
Por outro lado lado vejo grande obsessão por esse facto, estamoa falar de um longo caminho e até lá muita coisa pode acontecer e duvido que haja muitos investidores a pensar no que vai acontecer nos próximos 5 meses ou mais tal como tenho opinado acho que andar na bolsa no longo prazo é perder dinheiro, há investimentos mais seguros e rentáveis, quem não acompanha a sua carteira pelo menos uma vez por semana mais vale comprar um apartamento e aluga-lo
Quanto á forma como faço projecções eu espero que não se confunda projecções com opiniões, e eu tal como muitos de nós nem sempre justificamos completamente a nossa opinião porque há sempre algo que se só é possivel adquir com o passar dos anos
Abraço e corrige-me onde referi os 18 meses, embora como disse acima, por acaso já tenho uma opinião acerca disso mas não pretendo dizer já.

Enviado:
17/3/2005 19:14
por heterocedastico
Caro fproença,
Podia-me explicar como é que com uma quebra de uma linha de tendência ascendente de 5 meses projecta imediatamente o índice para novos mínimos dos últimos 18 meses?
No curto prazo concordo consigo. Vai haver uma correção que vai levar os índices para dentro dos canais de lateralização mas apartir daí não consigo ver mais à frente...
Um abraço

Enviado:
17/3/2005 17:34
por nunofaustino
Jas, tu n achas o Nikkei um mercado importante? Até podias ter dito que o mercado japonês era diferente dos outros pelo facto das pessoas andarem sempre de olhos em bico (e com isso justificares os mini bulls), mas dizeres que n é um mercado importante e que n vale a pena olhar para ele...
Um abraço
nuno

Enviado:
17/3/2005 15:10
por Antonio Vieira
Por essa perspectiva, isto é, pelas médias móveis estamos em Bull, embora em correcção. Também as sigo, não para negociar mas para definir, momentos. O importante é entrar no inicio da tendencia porque agora, tanto pode ser correcção como inverter para Bear.Vejam o ano passado em Março quando inverteu, estavamos em pleno Bull, no entanto a tendencia estava a esgotar-se. Cumpr
bull ou bear

Enviado:
17/3/2005 15:00
por vmerck
as media moveis são bons indicadores e tal como na economia qd se fala em recessão ou não fala-se em trimestres. ha tambem um indicador que em bolsa é + importante que é o numero de acções q estão a realizar maximo ou minimo.
para mim 3 meses a subir é bull market
" " " DESCER " BEAR "

Enviado:
17/3/2005 12:06
por fproenca
JAS Escreveu:FProença Escreveu:por acaso eu sou como S. Tomé já vi o que queria ver, agora é só gerir o trade
Por acaso acho que ainda só viste um Bear Market.
Mas estamos em Bull Market e correcções são normais...
JAS
Apenas por falta de tempo, eu queria evitar discussões, mas devido ao interesse talvez valha a pena emitir minha opinião ao comentário.
Em primeiro lugar seria necessário defenir o que é um Bull Market, fala-se deste termo com tanta facilidade que até parece q acontece todos os anos
Até hoje assisti a apenas 2 Bull Market, tendo eu iniciado nestas andanças tal como a boa parte dos Portugueses com inicio das privatizações da EDP e PT (que saudades daqueles lucros), assisti ao Bull Market de 1995-2000 e ao actual que iniciou mais ou menos em finais de 2002, já agora, só assisti a um Bear Market que foi o de 2000-2002.
Não vou discutir se estamos no fim do Bull ou não porque a resposta só a teriamos daqui a um ano, eu penso que estamos no fim do mesmo, a avaliar simplesmente pela quebra da LT de longo prazo ver graf.acima do Down Jones e outros indices) mas isso nem me interessa muito porque eu sou da opinião de que investimentos de longo prazo na bolsa (não penso o mesmo por exemplo no ramo imobiliário) é perder dinheiro, mas isto daria outra discussão.
Agora falando a sério, para te dizer a verdade não estou nada preocupado se isto é apenas correcção ou não, eu estou em qualquer lado e para quem já negociou Opções, Futuros, etc. ou não tem problema nenhum em assumir eventuais más decisões ou vai há falência rápidamente, se for o caso de retracção como dizes é uma questão de fazer um telefonema, falar com o Jin-Achim-Sim e complar tudo o mais balatinho possivel
Abraço e não discutam, a vida é bela demais e ninguém ganha nada com isso
o tempo

Enviado:
17/3/2005 9:32
por vmerck
vai dar razão a alguem, mas talvez de aos 2
JAs se cres q estamos em bull sera normal dizer q daqui a 3 meses o mercado ira estar acima deste valor, para quem esta bear estara abaixo certo?
fica aqui este compromisso.
Pessoalmente eu acho, não , tenho a certeza que o NASDAQ esta ja em BEAR e sendo este um indicador avançado dos outros mercados......o futuro apresenta-se bear. Qt ao DAX ja rompeu a tendencia ascendente(logo não estaria longo no maximo neutral) falta realizar um minimo mais baixo a regra do lower low e lower high significa bear market
re

Enviado:
17/3/2005 1:49
por JAS
Nuno, se fores ao índice da Nigéria talvez encontres Bulls de 3 meses até...
Mas falemos apenas dos mercados importantes.
JAS

Enviado:
17/3/2005 1:39
por nunofaustino
Jas, desculpa la insistir nesta discussao sobre bull ou bear, mas basta ires ao grafico do Nikkei que o ulisses colocou no artigo dele e ves que houve varios "bull markets" de ano e meio...
Um abraco
Nuno
Re

Enviado:
17/3/2005 1:16
por JAS
Vasquinho, eu só lhe recomendo para ir ver gráficos anteriores...
Eu cá nunca vi um Bull Market que só durasse ano e meio.
Mas há quem pense que ainda estamos no Bear.
E há quem não nunca tenha visto um Bull.
JAS

Enviado:
17/3/2005 1:12
por valves
JAS, não estou de acordo com esta tua bicada no fproenca ele não tem culpa se o mercado está contrariar a expectativa que todos ( eu pelo menos tinha ) de um mercado bull

para já ele ainda está mas está preso por um fio se verde se vermelho isso não importa mas que esta preso está
cumpts
vasco
Re

Enviado:
17/3/2005 0:59
por JAS
FProença Escreveu:por acaso eu sou como S. Tomé já vi o que queria ver, agora é só gerir o trade
Por acaso acho que ainda só viste um Bear Market.
Mas estamos em Bull Market e correcções são normais...
JAS

Enviado:
16/3/2005 23:56
por fproenca
Olha o meu amigo Sircusa, há quantos anos !!! Quando fizemos o almoço em Ovar apanhei o Lan e o Martinho, o Lan aparece aqui de vez em quando, só falta o Fogueiro que deixei de ter contacto, na ultima vez que falei com ele disse que se ia retirar dos fóruns, espero que ele volte um dia a deliciar-nos com a gestão da enorme carteira.
Falastes em almoços ? Para mim só se eu não puder, é só os "patrões" decidirem quando e onde (do Minho até Coimbra)
Um abraço e aparece mais vezes,
Fernando
Caro Fernando Proença

Enviado:
16/3/2005 22:33
por siracusa
Desde que avisaste aqui de forma clara que o tombo estava aí, e que ias tratar do IRS eu dei ao slide,e só fiquei longo em Corticeira e Ibersol.
Portanto,meu amigo,és ouvido e respeitado não só teórica como praticamente.
Um grande abraço
siracusa
PS.Combina com o Marco um leilãozito

Enviado:
16/3/2005 22:29
por Ertai
Os shorts estão agora com óptimo aspecto, e também tenho poucas dúvidas relativamente a estes... claro que é possível amanhã termos o inverso deste sinal mas será pouco provável.
Pena é que o NASDAQ esteja já muito próximo do próximo suporte dos 1990/2000, dando por isso um lucro limitado no curtíssimo prazo até encontrarmos o próximo suporte.
Mas uma vez que no SP500 os 1190 parecem também ter deixado a cotação escorregar, os mercados podem vir ainda mais abaixo.. se entretanto não tivermos outros factores a segurar.
Deixo o gráfico do SP500 para completar o "pacote".
Cumprimentos!
Re: Mercados presos por um fio vermelho

Enviado:
16/3/2005 21:53
por fproenca
OLá,
[quote="fproenca"]O SPX o dos Indices mais fiáveis em termos de AT porque brange um maior leque e variedade de Empresas tem uma LT que nasce em outubro do ano passado tão perfeita que em caso de quebra só tem dúvidas quem for pior do que foi o São Tomé, porque se nem a ver ...
[quote="fproenca"]
No Cenáculo, quando Jesus falou da sua partida ("E do lugar aonde eu vou, vós conheceis o caminho"), Tomé confessou abertamente a sua própria ignorância ou dúvida: "Senhor, não sabemos aonde vais e como podemos conhecer o caminho", suscitando assim a célebre resposta: "Eu sou o Caminho..." (Jo 14, 4-6). Também no Evangelho do dia de hoje (cf. Jo 20, 24-29), Tomé, realista como era, não se contenta com o testemunho de outros discípulos, acerca de um facto incrível, e diz: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos e não puser o dedo no lugar das chagas, e não colocar a minha mão no seu lado, não acreditarei" . Todavia, quando Jesus lhe deu a prova, ele expressou a sua fé incondicionada: "Meu Senhor e meu Deus!".
É lógico uma provável retracçao desta queda amanhã também pode não acontecer (ver inicio de janeiro) mas o sinal está dado, é verdade que é possivel voltar a subir para cima da LT amanhã mas acho que já quase ninguém acredita muito nisso, portanto ... por acaso eu sou como S. Tomé já vi o que queria ver, agora é só gerir o trade (short, curto, Urso, bear, ou como quizerem chamar) com stops.
Cumprimentos,
Fernando Proença
fazendo as contas em dolares

Enviado:
16/3/2005 9:37
por vmerck
reparas q os indices americanos estão em queda......

Enviado:
15/3/2005 21:41
por Ertai
O NASDAQ está com muito pior aspecto do que o resto dos índices..
O DAX até têm estado com muito bom aspecto nas ultimas semanas e o SP500 e DJIA a divergirem bastante do NAS..
Fazendo uma análise individual do NASDAQ chegamos a conclusões bastante mais "Bearish" do que se olharmos para o SP500, DJIA ou DAX.
Apenas por essa razão é que talvez o NASDAQ têm aguentado no suporte. Entretanto o dia de hoje pouco nos dá em termos de certezas mas faltará muito pouco para confirmar um sinal Bear caso os mercados descam abaixo dos presentes valores..
Cumps

Enviado:
15/3/2005 21:31
por fproenca
Entre outras, há duas coisas pela qual estou sempre a insistir em quedas que se vê neste gráfico de longo prazo (REPAREM que vem de outubro de 2003), o duplo topo nos dois mil cento e poucos, e os seus máximos foram efectuados com forças relativas diferentes, ou seja, tenho ideia que o segundo máximo não foi mais do que um "aliviar" do anterior bem como a lateralização subsequente e complementou esse alívio respeitando esse máxomo, por palavras mais simples, temos divergência facto este que os principais indicadores indicam embora falte aqui o RSI que para mim é o principal indicador.
Cada um pode e deve intepretar da melhor forma aquilo que vê, eu partilho aqui a minha mas admito estar errado, nesse caso nada melhor do que esperar para ver, e já agora, ainda em relação ao tópico anterior e acho que não nos devemos precipitar, vale a pena esperar mais dois dias (fecho dos futuros) para ver e confirmar as nossas decisões, porque estou cerente que o próximo movimento deverá ser mais longo do que estamos habituados nos últimos dias e mesmo perdendo o arranque irá valer a pena quanto mais não seja pelo risco
Calma... muita calma...
Cumprimentos,
Fernando Proença

Enviado:
15/3/2005 21:30
por Touro
O SP, DAX e PSI, por exemplo, estão presos por uma linha verde.

Estão todos grosso-modo em cima ou próximo da LTA de médio-prazo.
O índice que tem tido pior desempenho este ano é o Nasdaq.
Mercados presos por um fio vermelho

Enviado:
15/3/2005 20:48
por fproenca
Os graficos abaixo dizem tudo, não é preciso perceber de bolsa, de AT, de Inglês, sistemas, etc.
O Nasdaq está dentro de um rectângulo, ou vai o limite superior ou cai durante um bom tempo .. a minha opinião do que provavelmente irá acontecer já foi expressa em tópicos anteriores que é de queda e minimos anusais inferiors ao do ano passado lá para verão
O SPX o dos Indices mais fiáveis em termos de AT porque brange um maior leque e variedade de Empresas tem uma LT que nasce em outubro do ano passado tão perfeita que em caso de quebra só tem dúvidas quem for pior do que foi o São Tomé, porque se nem a ver ...
Quando á sessão de hoje não me supreende nem me irá supreender, porque a data da decisão já estava marcada há muito, aliás no dia 10 de março eu disse:
fproenca Escreveu:Estar na bolsa neste momento é um suicidio ou perder o que já se ganhou este ano, só quando os 2100 ficarem para tras é que penso entrar longo, mas continuo com muitas reservas quanto a isso porque para mim a queda é mais provavel, bem como novos minimos anuais
Para baixo temos duas LT's paralelas que nos indicam lateralização, cá para mim até ao dia 17 do mês corrente (data de último dia para negociar Futuros) isto vai andar assim, até lá talvez até haja falsos breakout's para iludir os investidores, é que quem abriu futuros em janeiro deve estar bem entaladinho, há que puxar pelo mercado para conseguir fecha-los ...
confirmar
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= , portanto só resta esperar resultado disto.
Abraço, e agora sim ... BONS NEGÓCIOS e apanhem o pulso ao que irá vir aí
