Página 1 de 1

MensagemEnviado: 12/3/2005 23:11
por JN
Touro,

Confesso que ainda não estou muito à vontade com este tipo de análise e como estou a estudar o metodo do Dorsy é na sua forma de investir que eu me baseio e tento adapta-la a mim.

Eu aprendi ha bastante tempo os graficos P&F e o seu funcionamento, mas pela primeira vez com a vinda do Dorsy a Portugal fui confrontado com um excelente método/sistema de trading. Tem muito a ver com o que eu penso e quero dos mercados e comecei a estuda-lo.

Em relação à PT,
quando eu falei em venda estava-me a referir a sair do papel, neste caso a PT que considero ainda não haver razao para sair.
Estou a desenvolver um sistem se apoia em entradas faseadas e saídas faseadas. Não estou sequer a por a hipotese de shortar. Penso que, no medio/longo prazos, time frame que eu quero negociar, apenas se deve estar do lado em que está a tendencia dos indices principais. No momento apenas considero posições longas.

Para clarificar;
Há a Box Size e a Reversal Boxes. Eu uso sempre 3 para a Reversal Boxes o que quer dizer que tem de haver um movimento contrário de dimensão igual a 3 vezes a BoxSize para que uma nova coluna se inicie. O que quer dizer tambem que não pode haver colunas com menos de 3 X ou 3 O.
O aparecimento de uma nova coluna seja de xxx ou de OOO não justifica que se faça nada, não se trata de sinal nenhum.

Um Abraço

MensagemEnviado: 11/3/2005 21:38
por Touro
Caro JN,

Na teoria p&f é necessário distinguir entre sinal de saída e sinal de venda. Parece que é a mesma coisa mas não é. Sinal de saída refere-se a abandonar uma posição, e sinal de venda é sinal para assumir posições curtas.

De facto, no gráfico da PT que apresentei não há qualquer sinal de venda, à luz da teoria p&f, o que existiu no dia 10 de Fev. foi sinal para sair, como já expliquei.

Pelo que entendo do seu gráfico, houve um sinal de compra em Out./Nov. de 2003 e ainda não deu sinal de venda. No entanto, houve um sinal para abandonar posições longas em Maio de 2004 (primeiro 'o' após 'pole' de 17 'x'!).

Mais recentetemente, e olhando novamente para o seu gráfico, o primeiro 'o' da actual coluna de 'o' apareceu em Fevereiro, o que se aproxima da data de 10 de Fev. que avancei por análise do meu gráfico com 'boxs' com 1/4 do tamanho das suas (0,05 Eur). No seu gráfico, com um bocadinho de esforço, pode-se considerar a última columa de 'x' como uma 'pole' e nesse caso o seu gráfico também teria dado sinal de saída no passado mês de Fevereiro. Repare bem que falei em sinal de saída e não de venda.

MensagemEnviado: 11/3/2005 11:30
por JN
Caro touro,

Eu não considero a passagem de "x" para "O" como sinal de venda.
Na minha forma de analise da PT em P&F uso box size de 0,2 e um time frame bastante maior.
Junto gráfico onde mostra o ultimo sinal de entrada e onde apenas ontem foi dado um sinal bearish que pode ser de tomada de algumas mais valias.
Hà ainda um suporte e uma LT a respeitar.

Um Abraço.

MensagemEnviado: 10/3/2005 23:54
por Touro
Caro Visitante,

Após a última 'pole' de 'x' (de número igual a 14), o primeiro 'o' apareceu a 10 de Fev, o que de acordo com a teoria p&f é indicação para sair.

MensagemEnviado: 10/3/2005 21:05
por Visitante
10 de fev. porque? qual é o ponto do teu grafico para essa data?

PTC - gráfico p&f

MensagemEnviado: 10/3/2005 20:38
por Touro
Para quem seguisse um gráfico p&f, com as características do que aqui apresento (ver parâmetros junto do nome do título), teria saído a 10 de Fev. e não teria voltado a entrar, pois desde então a tendência tem-se mantido de queda.

É de notar ainda a existência de suporte na zona dos 8,8 EUR.