Página 1 de 1

MensagemEnviado: 10/3/2005 18:35
por Visitante
Eu já li algures, não me lembro onde que os gráficos PF nasceram da necessidade de construção de gráficos quando nao se tem mais do que um pedaço de papel e um lápis. Para desenhar graficos de linhas já seria necessário usar papel milimetrico e ir colando folhas umas as outras.
Eu comecei assim, quando ainda os computadores eram só IBM's e caríssimos :lol:

Eu considero que os PF mostram vantagem em relação aos candles e barras para os traders de medio/longo prazo. Agora, cada um usa aquilo que acha melhor. E ainda bem que há individuos capazes de inventar inumeras formas de ganhar dinheiro, nem que seja só na venda de livros e cursos.

Outra grande vantagem é que em P&F é facil por um computador a detectar padrões, já nos outros a coisa fica muito complicada e quase impossivel.
Daí eu falar na impossibilidade de analisar diariamente centenas de gráficos.

MensagemEnviado: 10/3/2005 17:02
por Touro
Caro Visitante

Curioso é que os gráficos p&f surgiram devido a uma necessidade de acompanhar os preços no intraday. Nos finais do século dezanove, princípios de século XX, não havia informação em tempo real, e por isso era impensável construir gráficos de baras de 10 min. A informação que havia para os gráficos de barras era apenas a do final do dia, publicada nos jornais.

Ora uma forma de construir gráficos de forma simples, uma vez que não havia computadores, para acompanhar o intraday e especialmente para se ter uma ideia mais clara dos suportes e resistências no intraday, foi criar estes gráficos simples que se desenhavam muito facilmente numa folha de papel ao longo do dia.

Essa questão de serem usados no curto- ou longo-prazo depende do tamanho da 'box'. Estes gáficos podem ser usados em qualquer escala temporal, desde que seja ajustado o tamanho das 'boxs'.

Quanto à comparação entre gráficos de velas e P&F, julgo que ela é útil, pois pode ajudar a clarificar certas situações. O cuidado a ter é apenas o de usar gráficos adequados à escala temporal em que se está a negociar.

Não podemos esquecer que ambos os gráficos são apenas formas diferentes de representar a mesma realidade, a evolução dos preços, e por isso tem de haver necessariamente uma forte relação entre eles.

Há autores que tentam fazer essa aproximação utilizando aquilo a que chamam gráficos p&f expandidos (com a introdução da variável tempo). Estes gráficos, ditos expandidos, aproximam-se dos gráficos de barras ou velas, e um exemplo são os gráficos de Renko.

MensagemEnviado: 10/3/2005 13:09
por Visitante
[quote="Touro]Se esta análise se vier a confirmar, a conclusão que se tira é que a box de 0,05 EUR (teoria p&f) não é capaz de 'filtrar' as bandeiras.
[/quote]

Caro Touro,
Eu diria de outro modo; com o P&F filtra-se mesmo essas bandeiras porque elas podem não nos interessar.

Tem tudo a ver com a forma como se faz negócio.

Uma coisa é estar no mercado a analisar algumas acções à lupa e nesse caso não se deve usar o P&F.

Outra forma de estar no mercado é, analisar centenas de acções todos os dias e tentar descobrir sinais de retorno que possam originar tendencias de longo prazo.

Penso que não deve tentar comparar Cadlestiks e P&F porque são ferramentas para trabalhos diferentes. Eu até penso que quem usa uma não deve usar a outra, sob pena de estar a misturar duas formas diferentes de negociar activos.

Abraço!

MensagemEnviado: 9/3/2005 19:03
por Touro
Apesar do gráfico P&F de hoje ser exactamente igual ao do passado dia 7 (nas condições que o apresentei), e portanto não indicar qualquer mudança de tendência, o facto é que à 'luz das velas' o panorama parece ser outro.

De facto, após uma primeira bandeira de baixa, parece ter ocorrido outra, que pode levar a cotação para a zona dos 6,3 EUR. Esta zona corresponde à linha de suporte ascendente de longo-prazo e também a um forte suporte horizontal.

Se esta análise se vier a confirmar, a conclusão que se tira é que a box de 0,05 EUR (teoria p&f) não é capaz de 'filtrar' as bandeiras.

MensagemEnviado: 8/3/2005 17:43
por Visitante
Touro,

Eu uso uam escala semi log ou seja o valor da box vai aumentanto á medida que o preço vai subindo. No caso da brisa eu uso estes valores:
Up to $5 0.10 per box

$5 - $10 0.20 per box

$10-$20 0.50 per box

$20-$100 1.00 per box

$200-$500 5.00 per box

$500-$1000 10.00 per box

$2000-$5000 50.00 per box

Mas é como digo, tem tudo a ver com o time frame que negociamos.
Quando se diz que o sinal de saida ainda não foi dado não quer dizer que não se tenha tirado algumas maisvalias no entretanto. Isso tem a ver com o sistema :wink:

MensagemEnviado: 8/3/2005 17:02
por Touro
Caro Visitante

Já percebi que você usa uma box de 0,2E (que é o aconselhado pelo 'link' que me deu, preços entre 5 e 10E, e que agradeço)

No entanto, reparo que o sinal de compra foi dado em Setembro de 2004, não tendo sido ainda dado sinal de saída (admito). Ora, esta situação parece-me demasiado insensível, pois praticamente todos os ganhos conseguidos estão a desaparecer. (note-se que posso estar a dizer asneiras, pois não domino esta técnica)

Já testei 'boxs' de 0,05E na PTC e os resultados não me pareceram maus. Coseguia-se apanhar mais ou menos todos os 'swings'

A questão que deixo é a seguinte: Para 'swing trading' uma 'box zize' de 0,05E não será adequada para uma acção como a Brisa?

O que me parece é que uma 'box' de 0,2E é muito insensível. Se considerarmos um 'reverse' de 3 'box', estamos a falar de mudança de tendência após variações de cerca de 10%, o que me parece muito. Já nem falo das 'box' de '0,5' que revertiam apenas após variações de 23%!

MensagemEnviado: 8/3/2005 16:29
por Visitante
Claro que isto tem a ver com o time frame em que cada um negoceia.
Eu estou comprado.
No gráfico a informação do quadro tem a ver com o dia com o sinal de compra.

MensagemEnviado: 8/3/2005 16:07
por Visitante
Touro,
- box de 0,05 EUR
Esse tamanho de box é demasiado pequeno para a brisa, perdendo-se por completo uma das principais caracteristicas da analise P&F que é a de eliminar o ruido.

Podesw consultar este link...
http://www.investorsintelligence.com/x/using_point_and_figure_charts.html

MensagemEnviado: 8/3/2005 14:12
por Márcio
Esta BRISA é para quem sabe estar com paciência mercado. Tem os fundamentais e um portfólio internacional em crescendo. A questão do dividendo com a qual devemos estar cada vez mais atentos do dias de hoje em que a volatilidade não é eleveda nem tenderá a ser no futuro. A BRISA é sem dúvida a minha acção preferida.

BRISA - inversão de tendência no gráfico p&f

MensagemEnviado: 7/3/2005 23:21
por Touro
Como simples curioso deste tipo de gráficos, deixo o da Brisa, que deu hoje sinal de inversão da tendência de queda.

Para quem percebe da matéria, aqui fica a 'ficha técnica':
- preços de fecho;
- box de 0,05 EUR
- reverse 3 box

Podem criticar à vontade... :wink: