Primeiros lucros desde 2000
Reditus obtém resultados líquidos de 9,4 milhões em 2004
A Reditus passou de prejuízos no valor de 2,6 milhões de euros em 2003 a lucros de 9,4 milhões de euros em 2004, no primeiro ano com resultados líquidos positivos desde 2000, revelou a tecnológica em comunicado, acrescentando que as receitas avançaram 41% para os 19 milhões de euros.
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
A Reditus passou de prejuízos no valor de 2,6 milhões de euros em 2003 a lucros de 9,4 milhões de euros em 2004, no primeiro ano com resultados líquidos positivos desde 2000, revelou a tecnológica em comunicado, acrescentando que as receitas avançaram 41% para os 19 milhões de euros.
Segundo a mesma fonte, o EBITDA consolidado atingiu 1,7 milhões de euros, significando cerca de 9% dos proveitos operacionais e os custos operacionais aumentaram 17,9% para 18,7 milhões de euros, contra 15,9 milhões de euros em 2003. Em 2000, o último ano em que a empresa tinha registado lucros, os resultados líquidos totalizaram 400 mil euros.
Acções da Reditus em seis meses
Extraordinários e financeiros impulsionam
Para o aumento dos resultados líquidos «muito contribuiu a significativa melhoria da actividade operacional e o apuramento de resultados financeiros e extraordinários», explica o comunicado da Reditus [Cot], salientando a «melhoria» de capitais próprios do grupo - que registaram um aumento de cerca de 7 milhões de euros - e a «significativa redução do passivo bancário, que em termos líquidos, se traduziu em cerca de 12 milhões de euros».
Só em resultados extraordinários e financeiros a empresa registou um montante de 10,8 milhões de euros.
A mesma fonte explica que, para tal «contribuiu a melhoria dos resultados operacionais e financeiros do grupo» bem como a celebração de um acordo com o Millennium BCP e a Tora SA «que determinou, em termos definitivos e irreversíveis, a redução de cerca de 80% do passivo da Reditus».
Por áreas de negócio, a empresa destaca a Redware cujos proveitos atingiram os 5,8 milhões de euros, «o que representa um aumento superior a 68%», e a Reditus II que viu as suas receitas crescerem 25%.
O comunicado realça ainda o facto do aprofundamento do acordo comercial celebrado no exercício anterior com a Pararede – com uma duração de cinco anos – ter atingido em 2004 para as duas empresas mais de 6,2 milhões de euros, ultrapassando em 25% o projectado e «significando para a Reditus cerca de 1,7 milhões de euros totalmente em prestação de serviços».
A empresa relembra que, no início de 2004 surgiu a força de vendas «Go To Market» por sectores de mercado, «que visa alargar as vendas dentro da base de clientes já instalada e conquistar novos clientes, num conceito de ‘cross-selling’ transversal a todos os sectores do mercado», e que estrategicamente a opção do grupo «foi e continuará a ser a aposta na prestação de serviços em regime de ‘outsourcing’».
No entanto alerta, por outro lado, que a Reditus «não abandonou de todo a sua capacidade como integrador de sistemas e tecnologias de informação».
As acções da Reditus fecharam a cair 0,75% para os 3,99 euros para e acumulam uma desvalorização de 3,62% desde que entrou no PSI-20 em Janeiro deste ano.