Página 1 de 1

Cuidado....com eles....

MensagemEnviado: 5/3/2005 18:25
por avis
Caro Jas , não se exponha muito , veja se cuida do seu
figado e fuja ... se puder. Estou impressionado .
Depois desta destreza a fintar o jogo defensivo dos consideradíssimos adversários..... a marcar penalidades de cabeça.. tudo isto a fabricar dinheiro......vai ser perseguido...vai..vai ... TCHIMMM... à sua....saúde .

MensagemEnviado: 5/3/2005 18:05
por valves
Boas Thomas Hobbes vamos lá aqui fazer uma carteira á ISG :wink:

Até ao final do ano

Longo - PAD
Longo - Alstom
Longo - MCLD
Longo - CNTX
Longo - JDSU

Até ao verão

Curto - reditus
Longo - Alstom
Curto - ASTM
Longo - APLL.OB
Longo - SCOR

Vamos lá ver se o Thomas este ano em vez de uma leva 2 namoradas de férias com ele ...


Um abraço

Vasco

Caro JAS

MensagemEnviado: 4/3/2005 22:09
por Thomas Hobbes
Em primeiro lugar peço desculpa pelos erros ortográficos do meu post original.

Em segundo quero agradecer ao JAS pelo seu excelente exercicio, e paciência pela investigação que efectuou.

Quanto aos meus 8016,40 de lucros acumulados muito obrigado, estão muito bem guardados e vão servir para Eu dar de entarda a um carro virtual.

Quanto às comissões e ao seu sbsidio de Natal, devo dizer que já lhe paguei caro JAS (não tenho fama de caloteiro) mas como os ganhos foram virtuais, o pagamento das comissões e dos seus subsídios também foram virtuais ou será que não deu por isso :wink:

No entanto caro JAS estou disponível para lhe oferecer uma petiscada real com umas boas imperiais e tudo a que tem direito se estiver interessado e se for ao seu gosto, pela enorme simpatia e humor que demonstrou à minha questão.... :mrgreen: Basta que me envie uma Mensagem privada para alinhar os promenores. :)

Fantástico Jas

MensagemEnviado: 4/3/2005 20:12
por zemen
Fantástico Jas

A tua contribuição aqui para o caldeirão tem sido fantástica, a colocação e actualização da tua carteira, juntamente com os respectivos comentários e agora esta brincadeira para um investimento de 5000euros entre outros comentários. Sem comentários, simplesmente fantástico.
Obrigado por tudo especialmente nas opinioes da JMT.(também já me fez ganhar uns trocos)

P.S.- Alem do Sub. de Natal, não te esqueças de descontar alguma coisa para a Seg. Social :lol: :lol: :lol:

MensagemEnviado: 4/3/2005 17:59
por zé povinho
só agora li a "gestão" que o JAS fez da carteira

e pelo meio nem precisou de investir em coisas como a RED

esta gestão fez-me lembrar uns textos que por aqui apareciam dum certo Jim de Xangai. :)

alguém sabe o que lhe aconteceu :wink:

Re

MensagemEnviado: 4/3/2005 17:37
por JAS
scpnuno Escreveu:Só discordo de si nos 12.5 - para mim o JM tem que ir aos 12.33 (comprei a 9.33, é mais facil fazer as contas).


Eu não falei em 12,50.
Acho que falei em 12,00 mas é apenas ponto de passagem e não de paragem...

Julgo que 12,50 é uma resistência do antigamente de um título que também se chamava JMT e que investia no Brasil... Actualmente investem na Polónia e é mais rentavel.

Bom fim de semana,

JAS
P.S. - Só te faltam 0,86.

MensagemEnviado: 4/3/2005 15:46
por scpnuno
Caro JAS

Em 1º lugar, a minha admiração por este exercicio académico / matemático que o levou a pesquisar titulos e enquadramentos históricos como o 11 Março.
Em 2º lugar (e só está em 2º por respeito ao facto de estarmos num forum de bolsa) os meus parabens pelo seu excelente sentido de humor. Só o colega para conseguir enquadrar transacções com idas de férias, almoços e cervejolas. Fantástico. Conseguiu melhorar em muito o meu humor num dia em que a unida coisa que me deixa bem disposta quando olho para a minha carteira é a JM - o que me leva ao 3º ponto, visto que pelo seu acompanhamento da JM e sou uma leitora assidua dos seus posts. Só discordo de si nos 12.5 - para mim o JM tem que ir aos 12.33 (comprei a 9.33, é mais facil fazer as contas). Bem haja e, se me permite, um abraço de uma admiradora - Bom fim de semana

Desafio para Thomas Hobbes.

MensagemEnviado: 4/3/2005 15:33
por Visitante
Façamos ao contrario.
Diga cinco titulos que compraria com 5.000 Euros hoje.
Daqui a um ano fariamos as contas à rentabilidade.
Não diga que assim não vale.

Cumprimentos e bons negócios.

MensagemEnviado: 4/3/2005 14:05
por desempregado1
Fantástico Jas,

apesar de este exercicio não ter grande interesse á posteriori, como tu bem disseste, a marca JAS está bem patente num texto cheio de humor, mas também de conhecimento dos mercados.

Abraço,

Alex

re

MensagemEnviado: 4/3/2005 13:52
por JAS
A posteriori o que pedes é um simples exercício matemático e bastaria comparar os gráficos para escolher os títulos que mais subiram para obter uma rentabilidade muito superior à que tiveste.
Isso poderia ser feito ao mês, semana ou, num caso extremo e muito trabalhoso, fazendo contas ao dia incluindo máximos e mínimos do intraday.

Não me parece que pretendas que alguém faça isso sem justificar o motivo das entradas e das saídas...
Mas a posteriori também é possível arranjar mil e um motivos para as justificar.

Chegar a um valor de rentabilidade óptima poderá ser fácil para quem tiver um sistema mecânico qualquer e tiver a base de dados. Poderá testar os títulos individualmente, aumentará as quantidades dos mais rentáveis, reduzirá a zero os menos rentáveis, etc, etc, e depois de algumas tentativas, dar-te-á um valor que certamente será muito superior à tua rentabilidade.

Para quem não usa sistemas mecânicos andar a fazer isso por mero desporto dá uma trabalheira.
Mas eu aceito o desafio por puro divertimento embora só goste de 1 dos 5 títulos que escolheste...


Gestão da Carteira do Thomas Hobbes
Investido nas funções de gestor da Carteira deste simpático cliente a minha primeira decisão, mesmo antes de olhar para os gráficos, foi vender a CPR no dia 05 de Fevereiro e logo na abertura pois ela não interessa nem ao menino Jesus.
A Carteira passou a ter apenas a opção de 4 títulos o que me facilitará o trabalho...

No dia 05 de Fevereiro também vendi mais 3 títulos (ao preço de abertura) e meti todo o capital na PAD.
Expliquei ao cliente que a PAD anda em campanha promocional para atrair patos e há que aproveitar.
A Carteira passou a ter apenas 16.980 acções da PAD a um preço médio de 0,2915.

Até ao dia 10 de Março nem olhei mais para a bolsa.
Nesse dia tive que madrugar pois a PAD já andava a ameaçar estoirar e a bolinha de cristal tinha-me informado que ia haver um atentado no dia seguinte.
Vendi PAD logo na abertura a 0,59.

A Carteira passou a ter um capital de 10.022 euros e uma rentabilidade de 100%.
Como estava proibido de reinvestir os lucros tive que telefonar ao cliente para ele levantar um lucro de 5.022 euros.
O Sr.Hobbes foi arejar os lucros partindo de férias nessa mesma noite muito satisfeito e sem preocupações dado que não tinha qualquer investimento na bolsa.
Destino Maldivas e sem fazer escala em Madrid porque era perigoso...

Regressou em meados de Maio e telefonou-me insistindo em novos investimentos.
Consultei primeiro a bolinha de cristal e depois, para disfarçar, imprimi os gráficos, tracei por lá algumas linhas com régua e esquadro, a várias cores, e convenci-o muito facilmente que a PTC estava a fazer um lindo fundo e que iria inverter.
No dia 17 ele lá se convenceu e autorizou-me a meter a massa toda na mesma acção.
No dia 18 comprei 610 acções da PTC, na abertura, a 8,17 euros.
Deixei logo ordem de venda a 9,00, com prazo de 1 mês, para não ter muito trabalho.
O cliente é um tipo com sorte...Mesmo no último dia consegue-se vender!
O cliente meteu no bolso mais 506,30 e a Carteira volta aos 5000 de capital.

Como os lucros são pequenos, e ainda não está muito calor, o cliente não pode ir outra vez de férias e insiste em mais investimentos.
Não encontro nada de jeito, mas perante tanta insistência, meto tudo na PTI, por causa da OPA, e compro no dia 19 Jun, na abertura, 3370 acções a 1,48.
Bem me parecia que era dinheiro empatado. Só se conseguem vender no dia 09 JUL a 1,55. Um lucro de 235,90.
Não foi muito, mas foi o que se arranjou em tempos de crise.

Agora é que não encontrava mesmo nada para investir...
Entre as várias hipóteses “de depósitos à ordem” pareceu-me que a melhor hipótese seria a CPR, já que o cliente gosta dos cimentos, e esta é defensiva.
A Carteira fica com 1230 a 4,04.
No dia 15 de Julho, contra todas as minhas expectativas, a CPR chega a 4,20 e eu considero que já é muito razoável como rentabilidade daquela "espécie de depósito à ordem".
Vendo no fecho a 4,18 com 172,20 de lucro.

Mando o cliente de férias pois está calor.
Não vai para longe, porque os lucros são curtos, e come fast-food porque é mais em conta.

Em Agosto aparece-me esbaforido, pois andou a ler o Caldeirão, e diz-me que vai por lá uma grande discussão.
Contou-me que uma tal Consciência, mulher de abundante pêlo nas pernas, andava a chatear o desgraçado do JAS, o do bigode, por este achar que tínhamos chegado a um fundo.

Pelo sim, pelo não, olhei para os gráficos e não vi subida nenhuma. 1-0 para a Consciência, pensei eu, mas o cliente veio com aquela do “quem não arrisca não petisca” e insistiu em investir em qualquer coisa e já.

Achei muito arriscado e achei melhor diversificar.
Na abertura do dia 16 comprei 3000 acções da SON a 0,83 e 300 acções da PTC a 8,17.
Aconselhei o cliente a rezar o terço todas as noites e a pedir a todos os santinhos que a mulher peluda estivesse enganada.

E estava...
Parece que os santos ouviram as preces do Sr. Thomas e a rentabilidade dos 2 trades cresce a olhos vistos durante o mês de Setembro.

Entrado em Outubro comecei a ver a PTC a fraquejar e a achar que não iria conseguir ultrapassar a resistência.
Meti uma ordem de venda um bocadinho abaixo, nos 9,25, e ela concretiza-se a 06 de Outubro.
Sempre foram 324 euros de lucro e o Sr.Thomas ficou muito satisfeito.
Até me convidou para tomar uma cervejinha com ele à hora do almoço.


Ao fim de algumas cervejas, já um bocado toldado, achei que o melhor era nem olhar para gráficos e que dava menos trabalho meter os 2510 euros que restavam, depois do cliente limpar os lucros, também na SON.
Comprei no fecho dessa mesma sessão mais 2600 acções a 0,93.


Até ao final do ano nem pensei mais no assunto.
No dia 31 de Dezembro enviei o mapa de resultados anuais ao cliente.
A SON cotava a 1,07 e a Carteira tinha atingido 7344 euros de lucro ou seja 147%.
Mandei-lhe a factura das minhas comissões e um pedido de subsídio de Natal.

Também era altura para pensar em reformular a Carteira para 2005.
Com aquela lista de 5 títulos estava amarrado a uma PTI que já tinha saído do PSI, uma CPR que não mexia há que tempos, e a PAD havia-me sido proibida pelo médico pois um negócio daqueles só se faz de 10 em 10 anos...
Restava-me a PTC e a SON como hipóteses.
Tentei convencer o cliente a mudar de títulos mas ele nem quis ouvir.
Sendo assim achei que o melhor era nem mexer na Carteira que continuou só com a SON.

O mês de Janeiro estava a acabar, as eleições aproximavam-se e o cliente andava mal disposto com as sondagens.
No dia 01 FEV, no fecho, fechei-lhe a carteira vendendo a SON a 1,19.

Desde aí o cliente tem o Capital de 5000 euros e ainda 8016,40 de lucros acumulados.
Meti-lhe a massa em lugar seguro.
Ele ainda não me pagou as comissões nem o subsídio de Natal...



JAS

Vossa gestão destes titulos como teria sido?

MensagemEnviado: 4/3/2005 0:36
por Thomas Hobbes
no dia 6 de Fev de 2004 adquiri o seguinte carteira com 5000 Euros

300 acções da Cimpor a 4.20
200 PT a 8.66
250 Portucel a 1.41
1000 da SON a 0.88
2500 PAD a 0.30

Gostaria de saber se fossem voces a gerir esta carteira durante um ano, quanto é que tinha gerado,
partindo dos seguintes prussopostos:
1 - os ganhos não sáo reinvestidos
2 - Não pode haver aquisição de titulos diferentes
3 - pode haver transferencia de quantidades entre titulos
4 - o capital investido nunca pode exceder os 5000 Euros

isto é apenas uma curiosidade minha para poder compara com o resultado que tive. :wink:

Um abraço a todos e obrigado