Caldeirão da Bolsa

HISTÓRICOSdosFÓRUNS 5 – José AB Machado “Tudo Bons Rapazes”

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:22

Respostas:

Autor: yup
00/09/16 20:36

Não sou de participar muito nem mesmo quando me agrada um ou outro "post", no entanto o sr. Machado com a suas intervenções de qualidade surpreende-me sempre que o leio. Por favor continue que o seu rigor, sensatez e, penso eu, experiência são deveras de louvar no meio de todo este cinzentismo e confusão em que o nosso país está mergulhado e ao qual este espaço não escapa.

Parabéns
Paulo

Autor: K.
00/09/17 23:32
Caro José Machado,

Toda a informação disponível pelas casas de research e media é a essencia daquilo que se pode chamar "O grande Circo da Bolsa". Os mercados de futuros e de acções são palcos montados para um jogo de soma altamente negativa, em que cada encenador tem de ganhar o seu. Primeiro as corretoras, bancos e accionistas de referência, depois analistas, estações de televisão, jornais e até sites de internet (sendo alguns os locais onde apesar de tudo se encontra a informação mais relevante). O dinheiro dos investidores tem de servir em primeiro lugar para alimentar tudo isto.

Como o Circo está bem montado e tem centenas de anos de tradição, não basta a receita de direito, como tb há que receber os bonus. Venha então a informação em contra-ciclo. Dá jeito aos mais informados e com um pouco de arte as infinitas possibilidades combinatórias dos movimentos até permitem justificar o disparate ou a mentira. Pois o investidor comum necessita antes de tudo de justificações racionais para os seus actos e delas enchem as cabeças dos académicos que saem de Universidades direitinhos para se candidatarem a um prezado lugar de croupier neste fantástico mundo. Com uma mão cheia de racionalizações.
Sendo assim, é natural que numa altura em que se reunem as condições para o início de uma febre especulativa, seja necessário desferir o golpe de teatro final. Petróleo e taxas de juro são actores perfeitos neste cenário. E claro, downgrades e ameaças de recessão.
Cumprimentos, K.

Autor: Roberto
00/09/18 00:06

Caro José Machado,
há tempos que acompanho o nascimento e desaparecimento dos foruns, e com eles tudo o que há de bom e de mal. Desde o tempo do newsgroup sociedade economia (já actualmente local de pervertidos e vendas diversas) que fui acostumado a ser contemplado com seus excelentes comentários e análises que no mínimo sente-se prazer em uma boa leitura. Nós aprendemos neste tempo todo, a diferenciar e saber o que esperar de cada post assinado pela mesma pessoa, aliás, com o passar do tempo, aprendemos até a saber que dada pessoa mudou de nick, pois a forma como cada um se manifesta na escrita e no anonimato revela a sua forma real de ser, como acontece agora com um senhor que mudou de nick umas 500 vezes, mais a forma arrogante e prepotente de expressão não deixa dúvidas, apesar de demonstrar perceber bastante do assunto em questão.
Todo este preâmbulo, foi para congratulá-lo uma vez mais pela sua escrita, pois eu já há algum tempo que não me dou ao trbalho de expressar ou comentar aquilo que leio, talvez fruto desta animosidade gratuita que cada vez mais instala-se em tudo onde toca os mercados financeiros. E do contrário do que muitos pensam, dá para todos (todos os que trabalham e estudam constantemente)ganharem.
Cumprimentos,
Roberto Torrão.

Post Scriptum: Há uma pessoa que por alguma coincidência escreve em outros foruns com o nick "torrao torrao" e que gostaria de dizer que não sou eu, inclusive todos os meus posts são identificados da mesma forma: com o meu verdadeiro nome - Roberto Torrão, aliás não vejo razão para ser de forma diferente.

Autor: MOMENTUM trader
00/09/18 22:16

"com o passar do tempo, aprendemos até a saber que dada pessoa mudou de nick, pois a forma como cada um se manifesta na escrita e no anonimato revela a sua forma real de ser, como acontece agora com um senhor que mudou de nick umas 500 vezes, mais a forma arrogante e prepotente de expressão não deixa dúvidas, apesar de demonstrar perceber bastante do assunto em questão"

Oi RRohberto! Tudo bem? Voce passou um tempo bacana no Rio? Ui bom! Tambem me gostaria! Oica: agenthe nao tem porqueh sentir-se modesto com a nossa exuberancia intelectuale. Umas vezes vou com o vento outras com a geometria. E sabia voce que na proxima semana existe uma convergencia geometrica do PSI20 que eh muito interessante?

Uqe bom saber que voce sobreviveu no jogo dos futuros. Porra! Voce e mesmo bom! Lembra-se quando me chamou uma vez a uma da noite de um sabado? Eu lembro-me perfeitamente porque o meu cao andava louco atras de uma raposa Inglesa!

Abracos,

Pedro
Momentum Trader!

Registado: 23/9/2004 1:02

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:21

Gold 100 oz. (GC, COMEX)
Monthly Price Chart
Anexos
050224$Hist5 Gold GC 10anos.PNG
050224$Hist5 Gold GC 10anos.PNG (16.38 KiB) Visualizado 934 vezes

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:20

30 Year US Treasury Bonds (US, CBOT)
Monthly Price Chart
Anexos
050224$Hist5 Treasury Bonds 10anos.gif
050224$Hist5 Treasury Bonds 10anos.gif (17.07 KiB) Visualizado 946 vezes

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:19

U.S. Dollar Index (DX, NYBOT)
Monthly Price Chart
Anexos
050224$Hist5 Dollar 10anos.PNG
050224$Hist5 Dollar 10anos.PNG (16.75 KiB) Visualizado 950 vezes

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:17

Autor: JM
00/09/16 15:16

Outro exemplo mais grave ainda , a “ defesa “ de forma despudorada da existência de uma carga fiscal absurda com pretextos rebuscados supostamente ecológicos quando a realidade é que a médias dos impostos governamentais europeus sobre os combustíveis ronda os 75% contra 25% nos EUA ...

Mas ainda há mais ...
Recentemente todas as pessoas se puseram em bicos de pés a falar sobre as subidas das taxas de juro . Qualquer “ paparsi “ falava sobre taxas . Pela interpretação de alguns textos mais parecia que as taxas poderiam subir quem sabe ... , ao infinito .
Toda a gente se esqueceu de olhar contudo para o valor do Dólar – do Y30 e do ouro ... ; para o mercado por outras palavras ...
Será deliberado ? ... Não creio , talvez as pessoas olhassem para a Curva de Phillips ... : - )

E a Internet ... será que correspondemos ao trabalho que enumeras pessoas tiveram para colocar no “ ar “ numerosos Sites de informação tão elaboradamente concebidos... ?
Não creio ... .
O que vemos é uma algaraviada quase sempre numerosa de opiniosos que outros opiniosos se entretém a “ gozar “ tudo isto num irreverente clima de hostilidade e obvia falta de educação .
Salvam–se as excepções ... e saúdam-se as excepções que do meu ponto de vista embora “ caladas “ são por certo em maior numero e mais relevantes .

Será que as pessoas não são livres de ter ideias , de aprenderem e de explorarem conhecimentos que os tornem em investidores mais maduros exigentes e menos ...
« chacho-dependentes » ?

Creio que sim .

Cumprimentos
José A. B.Machado
Anexos
050224$Hist5 Interest Rates.PNG
050224$Hist5 Interest Rates.PNG (6.64 KiB) Visualizado 957 vezes

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:15

Light Crude Oil (CL, NYMEX)
Monthly Price Chart
Anexos
050224$Hist5 Crude Oil 10anos.gif
050224$Hist5 Crude Oil 10anos.gif (16.08 KiB) Visualizado 973 vezes

HISTÓRICOSdosFÓRUNS 5 – José AB Machado “Tudo Bons Rapazes”

por maisum_CALD » 25/2/2005 13:14

Autor: JM
Assunto: Tudo bons Rapazes
2000/09/16 15:15
Tudo bons Rapazes

O “ Research “ em Portugal é mau ... , pelo menos o que chega ao grande público pelos canais habituais de divulgação .
Interrogo-me para que servirá tanta opinação e estudo sobre o valores fundamental das empresas se o resultado pratico é medíocre e desfasado temporalmente da realidade do mercado . Será deliberado ... ? Não creio . Mas que é mau ... é .

Não se pense no entanto que é um fenómeno novo . Pelo contrario ; alguns anos atrás e uma ex.correctora nacional divulgava um “ Research “ em que defendia entusiasticamente a compra de uma empresa ... que poucos dias depois entrava em falência ... isso mesmo “ em falência “ .

Recentemente temos exemplos de entusiásticos “ Reserarch`s “ que literalmente “ queimaram “ multidões de « Candidatos » a investidores .
Será isto uma fatalidade nacional ? ... Não me parece .
Penso que se trata de uma questão de educação . O público necessita de ser educado para investir .
Num mercado pouco educado “ vendem-se “ com ligeireza as mais disparatadas afirmações ... sem discussão nem contemplação . Se alguem protesta « aqui Dl rei » ... depois , bem depois vêm as inevitáveis viragens de mercado e lá se vai a argumentação falaciosa e balofa que é própria da euforia e do pessimismo , da gula e do medo .

Os Mídia tem feito progressos notáveis . Já ninguém aparece nos “ Tabeloides “ a chamar ... « Donas de Casa » aos pequenos investidores ...mas ... não chega é preciso ir mais longe e ser mais exigente .
O público deve protestar ... o grande drama do Português é que protesta pouco.
A falta de protesto é como um vírus , leva às mais variadas infecções intelectuais . Ao fim de algum tempo já acreditamos em tudo .
Isto não pode ser assim . recentemente os tabloides encheram-se de noticias sobre a alta do petróleo .
“ A beira do abismo ... “ ... “ Choque petrolífero “ « Viena “ rigorosamente “ vigiada »

O que é isto ? alguem fez um artigo de fundo sobre o valor ajustado do petróleo. Alguem se deu ao trabalho de explicar que embora com recursos naturais finitos estes tendem a “ aumentar “ ano após ano por via da inovação e sobretudo da produtividade ... ?? Não .
Por exemplo , para que os preços das décadas de 70 e 80 sejam atingidos ... você sabe que o petróleo teria que subir a cerca de 70 USD . Sabe que se prevê um excesso de petróleo a prazo e não uma carência ?
Entretanto vendem-se umas “ anedotas “... para entreter os povos ...
Anexos
050224$Hist5 Crude Oil + inflation.PNG
050224$Hist5 Crude Oil + inflation.PNG (23.61 KiB) Visualizado 973 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, goncaladas, Google Adsense [Bot], LionHeart, Mmmartins, Musus, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 337 visitantes