acçoes e indices com sinais curtos no curto prazo
15 mensagens
|Página 1 de 1
Para o “polémico” Visitante ficar a saber o resto vou-lhe explicar porque é que se utiliza as expressões de SHORT (curto) quando se vende apostando na queda e LONG (longo) quando se compra apostando na subida.
Sell / Venda = SHORT / Curto - porque na queda de um activo a distância está definida pelo zero (não há cotações negativas). Digamos que é um percurso ...“curto”.
Buy / Compra = LONG / Longo – porque na alta o limite teoricamente é o infinito. Pode subir, e subir, e subir... Digamos que é um percurso ...”longo”.
Assim sendo, estas 2 premissas mantêm-se seja qual for o valor de entrada numa acção, num índice, num warrant, ou num outro qualquer activo. Mesmo que o amigo Visitante tenha comprado PTM a 140 euros, entrou, veja-se bem, ...longo.

Sell / Venda = SHORT / Curto - porque na queda de um activo a distância está definida pelo zero (não há cotações negativas). Digamos que é um percurso ...“curto”.
Buy / Compra = LONG / Longo – porque na alta o limite teoricamente é o infinito. Pode subir, e subir, e subir... Digamos que é um percurso ...”longo”.
Assim sendo, estas 2 premissas mantêm-se seja qual for o valor de entrada numa acção, num índice, num warrant, ou num outro qualquer activo. Mesmo que o amigo Visitante tenha comprado PTM a 140 euros, entrou, veja-se bem, ...longo.
Agradeço os comentários, mas vinha pedir-lhes para não fazerem deste tópico algum assunto importante.
Tens toda a razão Jotabil, que não é normal da minha parte dar "troco" a estas bocas, mas nem sempre estamos com disposição em lêr algumas coisas, muito menos quando fazemos o nosso melhor que pode ser criticável mas não deste modo, provavelmente hoje foi um dia desses.
O post do baco´s teve o seu momento que foi logo esclarecido, como tal não precisas de pedir qq desculpa, e algo que necessites está á vontade.
bfs a todos
Tens toda a razão Jotabil, que não é normal da minha parte dar "troco" a estas bocas, mas nem sempre estamos com disposição em lêr algumas coisas, muito menos quando fazemos o nosso melhor que pode ser criticável mas não deste modo, provavelmente hoje foi um dia desses.
O post do baco´s teve o seu momento que foi logo esclarecido, como tal não precisas de pedir qq desculpa, e algo que necessites está á vontade.
bfs a todos
- Registado: 5/11/2002 11:30
Vai ver que, depois de saber fazer as coisas, compreende porque é que ninguém está com pachorra para lhe responder à pergunta que fez...é que toda a gente pensa que você está a gozar ...e não critique o TRSM que ele dá umas dicas porreiras.
Passe bem.[/quote]
Parece que está a haver aqui uma grande confusão que é necessário esclarecer:
1- Sou o visitante das 18h 26m que, por lapso, não fiz login
2- Não fiz qualquer pergunta ao TRSM mas sim sugeri que criasse um tópico com os termos que utiliza
3- O meu unico lapso foi interpertar intervenções anteriores como tendo sido feitas hoje mesmo, CRITICÁ-LAS e DAR FORÇA AO TRSM.
4- Outro dos meus lapsos foi "mostrar" a minha ignorância no forum. Felizes dos que tudo sabem......
Para finalizar e embora nada tenha feito que justifique esta minha atitude, PEDIR PUBLICAMENTE DESCULPA AO TRSM por o ter incomodado com a minha intervenção.
Passem bem.
Passe bem.[/quote]
Parece que está a haver aqui uma grande confusão que é necessário esclarecer:
1- Sou o visitante das 18h 26m que, por lapso, não fiz login
2- Não fiz qualquer pergunta ao TRSM mas sim sugeri que criasse um tópico com os termos que utiliza
3- O meu unico lapso foi interpertar intervenções anteriores como tendo sido feitas hoje mesmo, CRITICÁ-LAS e DAR FORÇA AO TRSM.
4- Outro dos meus lapsos foi "mostrar" a minha ignorância no forum. Felizes dos que tudo sabem......
Para finalizar e embora nada tenha feito que justifique esta minha atitude, PEDIR PUBLICAMENTE DESCULPA AO TRSM por o ter incomodado com a minha intervenção.
Passem bem.
- Registado: 25/1/2005 12:44
comentário
Pois...isso mesmo....o que interessa é que o activo se mova ..para cima ou para baixo.....se tivermos os instrumentos necessários.....tanto se ganha par cima como para baixo....mas "shortar"..ou entrar curto....só é viável em CFD's e warrants....porque em acções ..só com grande confiança com a casa corretora é que se podem vender activos que não temos.
O TRSM ..é um experiente e calejado colaborador deste fórum....e raramente vai à estacada...com as ingenuidades dos foreiros ...desta vez foi....mais para esclarecer e provocar estes "desarrincanços"...até me admira!!!
cumps
O TRSM ..é um experiente e calejado colaborador deste fórum....e raramente vai à estacada...com as ingenuidades dos foreiros ...desta vez foi....mais para esclarecer e provocar estes "desarrincanços"...até me admira!!!
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Boas!
Eu ainda estou verde nisto, mas tentando ajudar...
Normalmente o pessoal compra acções! Ok!
É o normal!
Todavia assim só poderiam ganhar quando o mercado está Bull, ou seja depois de o indice e as cotações estar em queda não se poderia ganhar com a descida!
Assim surgiram outros instrumentos os quais permitem também ganhar com as descidas!
Regra geral, estes que vou enunciar: Warrants,Turbo Warrants, CFDs e Futuros permitem tanto ganhar com a descidas como com as subidas ou seja podemos ter um Warrant que nos permite ganhar com a descida de uma acção e outro que nos permite ganhar com a subida dessa acção...
Estar Curto (Shortar) está ligado à possibilidade de aproveitar a descidas das acções... é funciona se não me engano da seguinte forma: Compramos o direito a vender a acção a um certo valor (por exemplo o valor da acção agora), no caso de ela descer compraremos a acção mais barata e vendê-mo-la ao preço que acordamos acima. E assim ganhamos com a descida da acção! Claro que se ela subir o nosso direito não valerá nada!
Em portugal, o Shortar, parece-me que só é permitido no intraday...
Na verdade usar os outros intrumentos que enunciei acima afugura-se muito mais simples! Tipo compramos um Warrant e se for put... e a acção descer, ele aumentará o valor (atenção que o mercado de warrants não é muito simples... existem regras que têm de deminar para entrar neles: nomeadamente preceber a elasticidade, o Delta etc... pois podem entrar num warrant (aconteceu-me) que simplesmente não tem valor nenhum e mesmo variando o subjacente (o título ou indice de que ele depende) bastante, o warrant não ganha valor... pelo contrário continua a perdê-lo conforme passa o tempo e se aproxima a data da maturidade... Por isso tenham cuidado!)
EStar longo ou sinal de longo significa que se acredita numa subida do mercado!
Relativamente à crítica que fizeram ao TRSM, (injusta e indelicada), tenham em atenção que isto é um forum de Bolsa e por isso é normal que haja uma especialização mínima... Quando tiverem dúvidas perguntem... alguem responderá! Mas não se ponham com bocas!
Ele foi sucinto na análise que fez...
Mas acima de tudo foi claro! Ao falar em curto quis significar que não acredita na subida (de momento) e até enunciou os suportes.
A questão de como chegou a esta conclusão!? Parece-me que a base essencial da sua análise são as linhas de tendência (subida ou descida) suportes e resistências... (Claro que poderá estar tb a usar indicadores e outros elementos)
Como é que isto funciona?
Linhas de Tendência: Quando se olha para um gráfico e se vê uma subida ou descida continuada... é facil imaginarmos uma linha.... que toque os varios pontos.. será tão mais válida esta linha quantos mais pontos tocar... Regra geral estas linhas são na diagonal.. em qq sentido!
As resistências e os suportes... são linhas horizontais...
A Resistência é uma linha tracada a partir de vários pontos (de máximos atingidos) mas que após o serem atingidos logo implicam uma descida!
Um Suporte significa por seu lado, uma linha horizontal, a tocar nos valores minimos que o titulo atingu no passado!
Note-se que regra geral ao serem atingidas estas linhas existe uma inversão da tendencia que estava a ser seguida no ultimos dias. Claro que se o preço for mais além do suporte ou da resistência poderá (muito provavelmente)significar uma quebra da linha e portanto aponta novos horizontes para o titulo em causa...mais negros ou mais brilhantes...
Outra coisa: Muitas dúvidas que têm, e todos tivemos, são muitas vezes resolvidas com uma simples pesquisa aqui no site do caldeirão... Façam Pesquisa e ponham lá os dois ou tres termos chave da dúvida... Seleccionem a opção para encontrar todas as palavras! Irão concerteza encontrar umas respostas à questão. Caso não encontrem, perguntem!
Como disse: alguém responderá! Mas não seja indelicados com "bocas" contra quem está sempre a tentar ajudar !
Normalmente o pessoal compra acções! Ok!
É o normal!
Todavia assim só poderiam ganhar quando o mercado está Bull, ou seja depois de o indice e as cotações estar em queda não se poderia ganhar com a descida!
Assim surgiram outros instrumentos os quais permitem também ganhar com as descidas!
Regra geral, estes que vou enunciar: Warrants,Turbo Warrants, CFDs e Futuros permitem tanto ganhar com a descidas como com as subidas ou seja podemos ter um Warrant que nos permite ganhar com a descida de uma acção e outro que nos permite ganhar com a subida dessa acção...
Estar Curto (Shortar) está ligado à possibilidade de aproveitar a descidas das acções... é funciona se não me engano da seguinte forma: Compramos o direito a vender a acção a um certo valor (por exemplo o valor da acção agora), no caso de ela descer compraremos a acção mais barata e vendê-mo-la ao preço que acordamos acima. E assim ganhamos com a descida da acção! Claro que se ela subir o nosso direito não valerá nada!
Em portugal, o Shortar, parece-me que só é permitido no intraday...
Na verdade usar os outros intrumentos que enunciei acima afugura-se muito mais simples! Tipo compramos um Warrant e se for put... e a acção descer, ele aumentará o valor (atenção que o mercado de warrants não é muito simples... existem regras que têm de deminar para entrar neles: nomeadamente preceber a elasticidade, o Delta etc... pois podem entrar num warrant (aconteceu-me) que simplesmente não tem valor nenhum e mesmo variando o subjacente (o título ou indice de que ele depende) bastante, o warrant não ganha valor... pelo contrário continua a perdê-lo conforme passa o tempo e se aproxima a data da maturidade... Por isso tenham cuidado!)
EStar longo ou sinal de longo significa que se acredita numa subida do mercado!
Relativamente à crítica que fizeram ao TRSM, (injusta e indelicada), tenham em atenção que isto é um forum de Bolsa e por isso é normal que haja uma especialização mínima... Quando tiverem dúvidas perguntem... alguem responderá! Mas não se ponham com bocas!
Ele foi sucinto na análise que fez...
Mas acima de tudo foi claro! Ao falar em curto quis significar que não acredita na subida (de momento) e até enunciou os suportes.
A questão de como chegou a esta conclusão!? Parece-me que a base essencial da sua análise são as linhas de tendência (subida ou descida) suportes e resistências... (Claro que poderá estar tb a usar indicadores e outros elementos)
Como é que isto funciona?
Linhas de Tendência: Quando se olha para um gráfico e se vê uma subida ou descida continuada... é facil imaginarmos uma linha.... que toque os varios pontos.. será tão mais válida esta linha quantos mais pontos tocar... Regra geral estas linhas são na diagonal.. em qq sentido!
As resistências e os suportes... são linhas horizontais...
A Resistência é uma linha tracada a partir de vários pontos (de máximos atingidos) mas que após o serem atingidos logo implicam uma descida!
Um Suporte significa por seu lado, uma linha horizontal, a tocar nos valores minimos que o titulo atingu no passado!
Note-se que regra geral ao serem atingidas estas linhas existe uma inversão da tendencia que estava a ser seguida no ultimos dias. Claro que se o preço for mais além do suporte ou da resistência poderá (muito provavelmente)significar uma quebra da linha e portanto aponta novos horizontes para o titulo em causa...mais negros ou mais brilhantes...
Outra coisa: Muitas dúvidas que têm, e todos tivemos, são muitas vezes resolvidas com uma simples pesquisa aqui no site do caldeirão... Façam Pesquisa e ponham lá os dois ou tres termos chave da dúvida... Seleccionem a opção para encontrar todas as palavras! Irão concerteza encontrar umas respostas à questão. Caso não encontrem, perguntem!
Como disse: alguém responderá! Mas não seja indelicados com "bocas" contra quem está sempre a tentar ajudar !
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Que me desculpe o TRSM porque vou responder ao nosso atrapalhado amigo Fernando.Com o tempo vai perceber porque é que ninguém liga nada a um pobre que coloca uma questão como a sua.Por exemplo, se passar por si um carro e um filhote seu ( se os tiver) lhe perguntar o que passou naquela momento, você não lhe responde... Olhe, curto quer dizer que a acção ou índice deram indicações que vão descer. E longo quer dizer que a acção ou índice deram indicações que vão subir( se isto se concretiza ou não, só o diabo sabe mas...a tendência é sempre a nossa melhor amiga.)Como hoje também se pode apostar na descida de uma acção eu, para ganhar nela, tenho que apostar curto.Se eu entrar com mil acções curto em PT e a acção descer um euro eu ganho 200 contos.Se ela subir o tal euro eu perco os 200 contos. Agora, como vejo que está muito verde, vai perguntar-me: mas como é que eu entro curto? Olhe, da mesma maneira como entra longo, só que a porta está do outro lado e por isso pergunte na sua corretora que ela explica.Vai ver que, depois de saber fazer as coisas, compreende porque é que ninguém está com pachorra para lhe responder à pergunta que fez...é que toda a gente pensa que você está a gozar ...e não critique o TRSM que ele dá umas dicas porreiras.
Passe bem.
Passe bem.
-
Visitante
Mais uma vez obrigado pelos seus (sempre) rápidos esclarecimentos.
E se volto a intervir é só para lhe dizer que não concordo com a parte final do seu post.
Repito, há muita gente no forum a "necessitar" das suas sempre muito bem ponderadas análises.
Mais uma vez BFS
1abraço
E se volto a intervir é só para lhe dizer que não concordo com a parte final do seu post.
Repito, há muita gente no forum a "necessitar" das suas sempre muito bem ponderadas análises.
Mais uma vez BFS
1abraço
- Registado: 25/1/2005 12:44
Boa tarde baco´s.
Penso não estar enganado, mas parece-me ser um utilizador do metastock, como tal estes termos (curto=sell) como (longo=Buy) não lhe devem ser estranhos, já que tem imensos experts disponiveis no seu expert advisor do seu metastock.
Quanto ao que eu utilizo como leitura para informar esses possiveis sinais curtos ou longos, trata-se de um sistema com varios indicadores, e como este há algumas dezenas em:
http://www.paritech.com/education/techn ... efault.asp
http://www.santabolsa.com/meta.htm
Através de algumas dessas formulas pode criar as suas, pode alterar outras, faça o que lhe der na real gana
, logo que venha a obter os resultados que pretende, ok?
Para terminar apenas lhe digo que o sistema só por si não é a minha base fundamental de negociação, mas ajuda a confirmar a tendência tanto no curto como no medio prazo
Não sei há quanto tempo anda no forum, mas já dou essas indicações de curto ou longo á mais de 1 ano, assim como fazer analise aprofundada em gráficos semanais, lamento é que de longe a longe surjam alguns visitantes não identificados que mandem algumas bocas foleiras e não tenho qq necessidade de estar exposto a estas coisas menos boas, não fosse a a minha amizade pelos administradores do forum e já tinha deixado de me chatear, mas vai ser até um dia qq.
Espero ter ajudado
bfs
Penso não estar enganado, mas parece-me ser um utilizador do metastock, como tal estes termos (curto=sell) como (longo=Buy) não lhe devem ser estranhos, já que tem imensos experts disponiveis no seu expert advisor do seu metastock.
Quanto ao que eu utilizo como leitura para informar esses possiveis sinais curtos ou longos, trata-se de um sistema com varios indicadores, e como este há algumas dezenas em:
http://www.paritech.com/education/techn ... efault.asp
http://www.santabolsa.com/meta.htm
Através de algumas dessas formulas pode criar as suas, pode alterar outras, faça o que lhe der na real gana
Para terminar apenas lhe digo que o sistema só por si não é a minha base fundamental de negociação, mas ajuda a confirmar a tendência tanto no curto como no medio prazo
Não sei há quanto tempo anda no forum, mas já dou essas indicações de curto ou longo á mais de 1 ano, assim como fazer analise aprofundada em gráficos semanais, lamento é que de longe a longe surjam alguns visitantes não identificados que mandem algumas bocas foleiras e não tenho qq necessidade de estar exposto a estas coisas menos boas, não fosse a a minha amizade pelos administradores do forum e já tinha deixado de me chatear, mas vai ser até um dia qq.
Espero ter ajudado
bfs
Salvo o devido respeito e não concordando com algumas intervenções de certos visitantes, PARA UM PRINCIPIANTE COMO EU que procura neste forum aprender alguma coisa, não deixam de ser inigmáticas para mim certas expressões utilizadas por si TRSM, tais como SINAL CURTO ou SINAL LONGO. É certo que para a maioria dos intervenientes (99%) estas expressões são o prato do dia mas eu e mais um ou outro fazemos parte do restante 1% que não sabe o que quer dizer....
Evidentemente que isso não justifica a forma como por vezes nos dirigimos aos outros através de intervenções menos felizes, mas também é verdade que por um não podem pagar todos...
Permita-me um desafio TRSM: crie aqui um tópico onde o meu amigo dê o significado das expressões que normalmente utiliza para que os mais ignorantes fiquem a saber o que quer dizer.
Eu sei que o Senhor tem mais que fazer mas creio que era interessante.
Não deixo de lhe dizer que considero as suas análises um instrumento muito valioso se bem que, por vezes
fique sem saber o que quer dizer.
Um abraço e BFS.
Fernando
PS.: Só agora reparei que não tinha feito login. Sou membro registado como "baco's"
Evidentemente que isso não justifica a forma como por vezes nos dirigimos aos outros através de intervenções menos felizes, mas também é verdade que por um não podem pagar todos...
Permita-me um desafio TRSM: crie aqui um tópico onde o meu amigo dê o significado das expressões que normalmente utiliza para que os mais ignorantes fiquem a saber o que quer dizer.
Eu sei que o Senhor tem mais que fazer mas creio que era interessante.
Não deixo de lhe dizer que considero as suas análises um instrumento muito valioso se bem que, por vezes
Um abraço e BFS.
Fernando
PS.: Só agora reparei que não tinha feito login. Sou membro registado como "baco's"
-
Visitante
Anonymous Escreveu:o sinal baseia-se no q exactamente? só dizer sinal curto e mais nada não serve de muito. É como vir para aqui dizer q esta ou aquela acção vão subir ou descer sem apresentar razões.
BCP- fecho abaixo dos 2,10 c/ pequeno suporte a 2,08
BPI - suporte a 3,06
BRI - suporte - 6,66 - 6,50 - 6,30
COR - suporte a 1,15
CPR - suporte 4,25
EDP - suporte a 2,22
IPR - suporte a 5,76
NBA - suporte a 5,96
PTC - suporte a 9,25
PTM - suporte a 18.70/90
RED - suporte a 3,60 ????
SNC - suporte a 4,16
SON - suporte a 1,16
Psi deu sinal curto na 6º feira
Ibex deu sinal curto ontem
Dax está a dar sinal curto hoje
SPX ainda com sinal longo
NDX - fecho abaixo dos 1515 passa a curto
DOW - embora longo não consegui passar em fecho os 10867.
Os suportes apontados são os mais proximos e alguns mais relevantes que outros, e em algumas acções detecto que os pequenos suportes têm sido auntêntica manteiga
SPX a dar sinal curto, mas devemos estar atentos caso faça um fecho hoje nos 1191 ou acima.
um fecho abaixo dos 1191 poderá levar a testar os 1181/85 e um fecho abaixo dos 1181 deverá indicar teste aos ultimos maximos relativos 1163
Dow com suporte de curto prazo nos 10665 em fecho
Nas 100 com suporte de curto prazo nos 1500 em fecho
Nos ultimos tempos algumas "bocas" de um ou outro visitante tem surgido, começou no gráfico da JMT e agora tb neste tópico, nada que não esteja habituado, mas começa a ser chato e qq dia o visitante ou visitantes terão que se direccionar para outros membros.......... mas continuando vamos vêr o resultado.
BCP - suporte 2,08 acabou por funcionar
BPI - fez minimo 3,05, mas em fecho não quebrou os 3,06
BRI - apontavamos 3 suportes, se no intra semanal fez 6,53 (6,50) e no fecho semanal 6,68 (6,66), não foi muito mal tb.
COR - 1,15 , ficou-se pelos 1,17 - falha de 2 ticks
CPR - 4,25, fez 4,25 como minimo semanal
EDP - 2,22 , fechou mesmo em cima deles
IPR - 5,76, aqui falhamos redondamente
NBA - 5,96 , nova falha
PTC - por sorte fechou a 9,25 semanal, mas fez minimos nos 9,17
PTM - 18/70/90 - acabou por fazer minimo a 18,89
RED - 3,60, fez 3,80 mas nesta não era fácil encontrar um valor de suporte para curto prazo
SNC - outra que falhou, mas tb não era fácil encontrar valor abaixo dos 4,16.
SNC - 1,16 - aqui cumpriu o suporte.
Nos indices as coisas são mais complicadas:
No dia 23 todos os indices referidos tinham sinal curto, e destes ,temos neste momento as seguintes situações
Psi - continua com sinal curto, mas aparenta ter formado um suporte de curto prazo nos 7850~~
Ibex - com sinal curto, mas no dia 23 fez um hammer(martelo invertido) confirmando no dia seguinte a inversão de swing no curto prazo
Dax - ontem fechou mesmo no valor apontado para stop and reverse de curtos, ou seja os 4350, com o fecho dos USA de ontem deverá confirmar 2ª feira esse stop and reverse,e já explico pq.
SPX - falamos de um suporte entre os 1181/85 fez minimo e fecho nos 1184,e o valor de stop and reverse na nossa opinião eram os 1202 em fecho, como tal posições longas passam a ser aconselhadas neste indice.
NDX - apontavamos o suporte em volta dos 1500, tendo chegado aos 1489 como minimo e em fecho aos 1494, o sinal de stop anda reverse dos curtos foi dado no dia 24 com fecho acima dos 1503,89.
DOW - aqui apontavamos o suporte em fecho nos 10665, mas fez fecho nos 10611,00, mesmo assim abaixo dos minimos das candles que indicavam os 10665 como suporte, de qq modo o stop and reverse de curtos foi efectuado neste indice tb no dia 24, com o fecho acima dos 10.735,00
Resumindo para os indices, temos.
Psi - ainda com sinal curto
Ibex - tb com sinal curto
Dax - apesar do sinal não estar confirmado a partir deste momento tb devem ser aconselhadas posições do lado longo
SPX passou para longo desde ontem
NDX - passou para longo desde o dia 24
Dow - passou para longo tb desde o dia 24
SPX a dar sinal curto, mas devemos estar atentos caso faça um fecho hoje nos 1191 ou acima.
um fecho abaixo dos 1191 poderá levar a testar os 1181/85 e um fecho abaixo dos 1181 deverá indicar teste aos ultimos maximos relativos 1163
acçoes e indices com sinais curtos no curto prazo
BCP- fecho abaixo dos 2,10 c/ pequeno suporte a 2,08
BPI - suporte a 3,06
COR - suporte a 1,15
CPR - suporte 4,25
EDP - suporte a 2,22
IPR - suporte a 5,76
NBA - suporte a 5,96
PTC - suporte a 9,25
PTM - suporte a 18.70/90
SNC - suporte a 4,16
SON - suporte a 1,16
Os suportes apontados são os mais proximos e alguns mais relevantes que outros, e em algumas acções detecto que os pequenos suportes têm sido auntêntica manteiga
BPI - suporte a 3,06
COR - suporte a 1,15
CPR - suporte 4,25
EDP - suporte a 2,22
IPR - suporte a 5,76
NBA - suporte a 5,96
PTC - suporte a 9,25
PTM - suporte a 18.70/90
SNC - suporte a 4,16
SON - suporte a 1,16
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, goncaladas, Google Adsense [Bot], LionHeart, Mmmartins, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 340 visitantes