Noticias de 21 de Fevereiro de 2005
22 mensagens
|Página 1 de 1
BPI Net alcança 600 mil clientes em cinco anos
21-2-2005 16:15
O BPI Net conseguiu alcançar os 600 mil clientes e cerca de 60 mil acessos diários, segundo um comunicado do banco que hoje comemora cinco anos do serviço «homebanking».
«Estes números vêm confirmar a aposta do banco na utilização dos novos canais, contribuindo decisivamente para acentuar a tendência de crescente utilização da Internet, no contexto de construção de uma verdadeira Sociedade da Informação», de acordo com o comunicado.
O serviço «homebanking» do BPI foi lançado em 2000 e permite aos cliente realizar as operações bancárias «através da Internet, do telefone ou agora também do telemóvel ou PDA», segundo a mesma fonte.
BolsaPt.com
INE: Preços produção industrial recuam para 4,2% em Janeiro
21-2-2005 15:46
Os preços na produção industrial recuaram para 4,2 por cento em Janeiro em comparação com periodo homólogo de 2004, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em Dezembro de 2004, os preços na produção industrial tinham crescido 4,6 por cento face ao mesmo período do ano anterior.
Os preços na produção industrial foram puxados pelo aumento de 8,3 por cento da energia, enquanto os preços industriais dos bens intermédios subiam 2,7 por cento homólogos e os dos bens de investimento e dos artigos de consumo aumentavam 1,8 por cento.
Os preços na produção de electricidade, gás e água subiram seis por cento homólogos e das indústrias transformadoras cresceram 3,7 por cento.
Em contrapartida, os preços na produção das indústrias extractivas baixaram 0,7 por cento.
BolsaPt.com
RTP liderou audiências em dia de eleições
21-2-2005 15:7
A RTP foi líder de as audiências no dia das eleições, fixando o «share» do dia em 30,6 por cento, acima das audiências conseguidas por qualquer dos restantes canais e conseguindo mais de um milhão de espectadores no «Legislativas 2005». A SIC foi a estação menos vista entre os três principais canais.
No dia 20 de Fevereiro, dia das eleições legislativas, a RTP1 registou o maior número de telespectadores com 36% das audiências dos programas das legislativas, com início às 19h. Este programa teve um «rating» de 13,3 por cento, o que representa uma audiência superior a um milhão de espectadores.
BolsaPt.com
SPdH renova contrato com First Choice Airways
21-2-2005 15:25
A SPdH - Serviços Portugueses de Handling renovou o contrato para prestação de serviços de assistência em escala à companhia First Choice Airways.
O presente contrato, válido até 31 de Março de 2008, abrange as escalas de Lisboa, Porto, Faro, segundo um comunicado da empresa.
«A SPdH continua, assim, a assegurar àquela transportadora aérea a prestação de todos os serviços de assistência, em regime de ‘full handling’ - áreas de Passageiros, Placa e Carga -, nos aeroportos mencionados», refere.
BolsaPt.com
Vendas da Air Luxor recuam 20% em 2004
21-2-2005 14:51
A Air Luxor Tours obteve uma queda da receita no ano passado para 15 milhões de euros, devido ao aumento da concorrência no destino Brasil, o seu principal produto, revelou hoje a administradora-delegada da operadora.
Em declarações à agência Lusa, Lina Poyet explicou que o comportamento das vendas da operadora do grupo Air Luxor resultou da forte concorrência nos destinos do nordeste brasileiro.
"Eram três actores principais e hoje são seis ou sete as operadoras turísticas a oferecer o mesmo produto" o que levou a quebras dos preços da ordem dos 40 por cento, referiu.
Enquanto em 2003, uma semana no nordeste do Brasil custava cerca de 750 euros, o ano passado este valor caiu para 499 euros, exemplificou.
BolsaPt.com
21-2-2005 14:51
A Air Luxor Tours obteve uma queda da receita no ano passado para 15 milhões de euros, devido ao aumento da concorrência no destino Brasil, o seu principal produto, revelou hoje a administradora-delegada da operadora.
Em declarações à agência Lusa, Lina Poyet explicou que o comportamento das vendas da operadora do grupo Air Luxor resultou da forte concorrência nos destinos do nordeste brasileiro.
"Eram três actores principais e hoje são seis ou sete as operadoras turísticas a oferecer o mesmo produto" o que levou a quebras dos preços da ordem dos 40 por cento, referiu.
Enquanto em 2003, uma semana no nordeste do Brasil custava cerca de 750 euros, o ano passado este valor caiu para 499 euros, exemplificou.
BolsaPt.com
EdF espera três parcerias para compra da Edison
21-2-2005 13:45
A energética francesa anunciou que está a tentar reunir três grupos que estejam interessados em fazer uma parceria para adquirir a italiana Edison e a Italenergia, de modo a não ter de suportar sozinha as despesas de uma aquisição forçada pela lei italiana.
A Eléctricité de France detém uma participação de 18% na Italenergia - a qual controla a segunda maior energética italiana, a Edison - pelo que o Governo liderado por Silvio Berlusconi está a fazer pressão para que a energética francesa cumpra o previsto na lei e que adquira a Edison depois de comprar o restante capital da Italenergia.
Este negócio poderá representar um investimento de 12 mil milhões de euros para a EdF, razão pela qual a eléctrica francesa procura três parceiros.
BolsaPt.com
BBVA tem um mês para decidir se fica na Repsol ou na Iberdrola
21-2-2005 13:30
A Comisión Nacional de la Energia de Espanha deu um mês ao Banco Bilbao Vizcaya Argentaria para escolher entre permanecer no conselho de administração da Repsol e da Gás Natural ou da Iberdrola.
O conselho da CNE aprovou no dia 4 de Novembro a lista dos principais operadores no mercado de gás, electricidade e de petróleo, que determina as possíveis incompatibilidades accionistas do sector.
O Ministério da Indústria de Espanha publicou sexta-feira, no Boletín Oficial del Estado a resolução da CNE, três meses depois da aprovação da entidade reguladora, que segundo o jornal «Expansión» poderá estar relacionado com «as sérias implicações que (a resolução) tem para algumas empresas».
O BBVA perde com o novo cenário do sector por ser accionista e participar na gestão da Repsol e da Iberdrola. Ambas as empresas constam entre os cinco primeiros operadores de gás de Espanha.
A petrolífera compete através da sua participada, Gás Natural, e a eléctrica através das suas participadas.
BolsaPt.com
Bundesbank não vê razões para pessimismo em 2005
21-2-2005 13:10
O banco central alemão afirmou que não há motivos para a existência de um sentimento negativo relativamente à evolução da maior economia europeia durante este ano, uma vez que tanto os consumidores como os investidores esperam uma retoma do crescimento, depois da contracção verificada no fim de 2004.
Segundo o relatório mensal de Fevereiro do Bundesbank, as empresas alemãs também se encontram mais optimistas, em particular nos sectores do retalho e por grosso.
O Bundesbank diz ainda que "parece atingível" este ano um défice público inferior ao limite de 3% estabelecido no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), embora o crescimento económico, o desemprego e as receitas fiscais implicam "riscos consideráveis" para os objectivos do défice.
O Governo alemão calcula que o défice germânico recue este ano para os 2,9%, depois de em 2004 este ter atingido os 3,9%, violando assim as regras do PEC pelo terceiro ano consecutivo.
BolsaPt.com
Cepsa e Acciona aliam-se para competir no mercado eléctrico
21-2-2005 12:55
A Cepsa, a segunda maior petrolífera espanhola, e a Acciona, o quarto maior grupo de construção e serviços de Espanha, vão aliar-se para concorrerem no mercado eléctrico.
As duas empresas chegaram a acordo para vender conjuntamente a energia gerada pelas suas centrais. A parceria tem como base a participada da Cepsa, Detisa (centrais de co-geração), e a filial da Acciona, EHN (parques eólicos). Com este acordo, as empresas têm possibilidade de «fazer frente às grandes eléctricas: Endesa, Iberdrola e Unión Fenosa».
As duas empresas somam uma produção de quatro mil «gigawatts» anuais, o que representa 1,71% da procura de electricidade de Espanha.
BolsaPt.com
Espanha: Turistas estrangeiros aumentam 5,3%
21-2-2005 12:22
O número de turistas estrangeiros a visitar o país vizinho cresceu 5,3% no passado mês de Janeiro face ao mesmo período do ano passado, totalizando 2,7 milhões de visitantes, segundo dados do Ministério da Indústria e do Turismo espanhol.
Cerca de 60% das chegadas não estavam incluídas em pacotes de férias, um aumento significativo quando comparado com os 20% registados em Janeiro de 2004, adiantou a mesma fonte.
Em Dezembro o número total de visitantes estrangeiros progrediu 12,9%, elevando a taxa anual de 2004 para os 3,1%.
O turismo representa entre 11 a 12% da economia espanhola.
BolsaPt.com
Itália: Inflação cai para 1,9%
21-2-2005 12:0
O instituto de Estatística italiano afirmou que os preços no consumidor em Itália caíram em Janeiro para 1,9% face ao mesmo mês de 2003, igualando o nível mais baixo dos últimos cinco anos, registado em Novembro.
Os dados definitivos da inflação de Janeiro mostram uma inflação homóloga de 2 por cento, quando calculada em dados harmonizados segundo os critérios da União Europeia.
No mês, os preços estagnaram segundo os critérios italianos e baixaram 0,1 por cento em termos harmonizados.
BolsaPt.com
A Olivedesportos, empresa de Joaquim Oliveira que detém o jornal «O Jogo» e 50% do canal Sport TV em parceria com a PT , apresentou uma proposta de 300 milhões de euros para a Lusomundo Media.
21-2-2005 11:30
O volume de negócios do sector de serviços espanhol registou no último mês do ano passado um crescimento de 4,9% relativamente ao período homólogo de 2003.
Segundo os dados do INE de Espanha, em Dezembro o índice geral ascendeu aos 12,1 pontos, sendo de destacar o aumento homólogo no sector das Tecnologias de Informação, o qual cresceu 7,3% face ao mesmo mês do ano anterior.
A mesma fonte adiantou que o emprego no Sector dos Serviços registou no mês em análise um crescimento de 1,7% relativamente a Dezembro de 2003.
BolsaPt.com
PTM poderá recomprar mais acções com venda da Lusomundo
21-2-2005 12:40
O BCP considera que a subsidiária da operadora nacional poderá aumentar o seu programa de recompra de acções até 10% do capital actual com a receita da alienação da Lusomundo Media.
A maior proposta feita pela empresa de media da PT Multimédia foi apresentada hoje pela Olivedesportos, segundo noticiou o Diário Económico, no valor de 300 milhões de euros.
Um analista considera que este valor supera em muito os avançados pela imprensa e que se situam entre os 200 e os 250 milhões de euros, pelo que uma oferta de 300 M€ iria ter muito mais "impacto sobre a estrutura de capitais e de financiamento".
BolsaPt.com
Olivedesportos oferece 300 milhões pela PT Multimédia
21-2-2005 11:45
A Olivedesportos, empresa de Joaquim Oliveira, apresentou uma proposta de 300 milhões de euros para a Lusomundo Media.
As ofertas foram apresentadas na passada sexta-feira à PT Multimédia e, segundo apurou o «Diário Económico», este valor é o mais elevado dos cinco candidatos que se encontram na shortlist para a aquisição do grupo de media.
BolsaPt.com
«Call center» do Fisco vai funcionar em instalações da PT
21-2-2005 10:55
A Direcção-geral dos Impostos deverá ter pronto e em funcionamento, a partir de Março, um «call center» que permitirá responder às dúvidas mais usuais dos contribuintes.
No entanto, devido à falta de equipamento na DGCI, o referido centro de atendimento telefónico vai funcionar em instalações da Portugal Telecom, sem que, para tal, a empresa cobre qualquer despesa à DGCI, pelo menos durante os primeiros seis meses.
BolsaPt.com
Cofina sozinha no concurso da Portucel Tejo
21-2-2005 10:35
A Cofina, através da Invescaima, depositou, na sexta-feira, na Inspecção-Geral de Finanças, a única proposta de aquisição de um bloco indivisível de 95% do capital da Portucel Tejo, no âmbito do processo de privatização em curso.
Apesar de terem sido duas as entidades a levantar a informação confidencial – o Banco Alves Ribeiro também pagou os 25 mil euros exigidos –, apenas a Cofina concorreu. O prazo para entrega de propostas terminou às 17H00 de sexta-feira.
BolsaPt.
Oni quer saber prazos para fim dos contratos públicos de telecomunicações
21-2-2005 9:50
A Oni apela à divulgação dos contratos da administração pública realizados para a compra de serviços de telecomunicações.
«Seria importante que os contratos da administração pública fossem tornados públicos», disse, ao Jornal de Negócios, o administrador João Macias, para quem era importante pelo menos conhecer quais os enquadramentos temporais e tecnológicos desses contratos.
É que, segundo este responsável, não se sabe ao certo quando é que os contratos em vigor terminam. Essa divulgação seria útil «até para o bem da própria administração pública», disse.
BolsaPt.com
21-2-2005 9:50
A Oni apela à divulgação dos contratos da administração pública realizados para a compra de serviços de telecomunicações.
«Seria importante que os contratos da administração pública fossem tornados públicos», disse, ao Jornal de Negócios, o administrador João Macias, para quem era importante pelo menos conhecer quais os enquadramentos temporais e tecnológicos desses contratos.
É que, segundo este responsável, não se sabe ao certo quando é que os contratos em vigor terminam. Essa divulgação seria útil «até para o bem da própria administração pública», disse.
BolsaPt.com
Novartis adquire Hexal e cria o maior fabricante de genéricos do mundo
21-2-2005 9:35
A Novartis acordou a compra do fabricante alemão de medicamentos genéricos, Hexal, e a sua participada nos EUA Eon Labs por 8,3 mil milhões de dólares (6,36 mil milhões de euros).
Esta fusão vai dar origem ao maior fabricante do mundo de medicamentos de preços baixos e de marcas brancas.
A Novartis, a quarta maior farmacêutica do mundo, vai pagar 5,65 mil milhões de euros pela Hexal e pelos 67,7% da Eon vai pagar cerca de mil milhões de dólares (766 milhões de euros), ou 31 dólares por acção.
Com esta aquisição, a maior da Novartis desde a sua fusão em 1996, a empresa supera a israelita Teva como a maior fabricante de genéricos do mundo.
BolsaPt.com
Primeira companhia aérea privada chinesa descola em Março
21-2-2005 8:22
A primeira companhia aérea privada da China, a Okay Airways, prepara-se para iniciar a sua actividade, um ano depois do início da abertura da indústria ao investimento privado chinês.
Outras três companhias privadas chinesas estão na lista de espera para receberem licenças da Administração Geral da Aviação Civil da China.
Os novos operadores aéreos privados vão apostar no mercado de aviação de baixo custo na China.
O presidente da Okay, declarou que a companhia ambiciona lançar o mercado das operadoras chinesas de baixo custo, contra «o grande desafio» dos concorrentes estrangeiros da região «que estão a tentar entrar no grande mercado» chinês.
O mercado de transporte aéreo chinês cresce a um ritmo três vezes superior ao da média mundial, tendo registado no ano passado um volume de passageiros superior aos 100 milhões de pessoas.
BolsaPt.com
Europcar investe 200 milhões para comprar 11,2 mil viaturas
21-2-2005 9:15
A Europcar, empresa de «rent-a-car» do grupo Volkswagen, vai reforçar o investimento da frota em cerca de 10%. A empresa vai gastar perto de 200 milhões de euros na aquisição de 11,2 mil viaturas.
«O investimento corresponde a um pequeno aumento da frota e à renovação da totalidade existente, à semelhança do que tem vindo a acontecer e com o objectivo de reduzir a antiguidade média da frota de sete meses para cerca de 6,3», explicou o administrador Miguel Rugeroni, em entrevista ao Jornal de Negócios.
BolsaPt.com
21-2-2005 9:15
A Europcar, empresa de «rent-a-car» do grupo Volkswagen, vai reforçar o investimento da frota em cerca de 10%. A empresa vai gastar perto de 200 milhões de euros na aquisição de 11,2 mil viaturas.
«O investimento corresponde a um pequeno aumento da frota e à renovação da totalidade existente, à semelhança do que tem vindo a acontecer e com o objectivo de reduzir a antiguidade média da frota de sete meses para cerca de 6,3», explicou o administrador Miguel Rugeroni, em entrevista ao Jornal de Negócios.
BolsaPt.com
Tóquio encerra mista
21-2-2005 8:30
O sector das farmacêuticas subiu, impulsionado por notícias que dão conta que a Sankyo Co planeia adquirir a Daiichi Pharmaceutical.
Segundo os analistas, «irão acontecer mais fusões no sector para que este permaneça competitivo».
As exportadoras, incluíndo a Toyota e a Tokyo Electron, caíram depois dos preços do petróleo terem subido acima dos 48 dólares.
O Topix fechou nos 1166,74 pontos e o Nikkei perdeu 0,1%.
BolsaPt.com
Noticias de 21 de Fevereiro de 2005
Resultados são divulgados amanhã
Lucros da Brisa terão subido para 197 milhões em 2004
A Brisa deverá apresentar amanhã, após o fecho do mercado, lucros anuais no intervalo entre 186 milhões e 208 milhões de euros, de acordo com as estimativas apresentadas por oito casas de investimentos.
--------------------------------------------------------------------------------
Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt
A Brisa deverá apresentar amanhã, após o fecho do mercado, lucros anuais no intervalo entre 186 milhões e 208 milhões de euros, de acordo com as estimativas apresentadas por oito casas de investimentos.
A média aponta para lucros de 197 milhões de euros, o que representa um crescimento de 29,9% face aos lucros de 2003.
Entre os especialistas contactados pelo Jornal de Negócios, as opiniões são unânimes: os números a apresentar não deverão trazer grandes surpresas, embora as atenções estejam voltadas para a rubrica de custos que, nos resultados de 2003, surpreenderam o mercado por ficarem acima das estimativas.
«A Brisa é uma empresa estável e, por isso mesmo, bastante previsível, não antecipamos quaisquer surpresas para este ano», revelou uma fonte do mercado, que acrescentou: «os investidores vão estar atentos à evolução do tráfego nos últimos três meses do ano, que poderão ter sido penalizados pela desaceleração económica» e saber se a esperada diminuição da circulação rodoviária «foi compensada por uma redução do crescimento dos custos».
Helena Barbosa, especialista da Caixa Banco de Investimento considera que «os números relativos à actividade de 2004 vão sair em linha com os divulgados nos últimos nove meses, com as receitas totais a ascenderem a 598 milhões de euros e as receitas de portagens a atingirem os 528,1 milhões de euros».
Na sua opinião, este ano não se deverá assistir, a uma subida acentuada dos custos de fornecimentos de serviços no último trimestre, uma vez que, ao contrário do que se verificou em 2003, a concessionária de auto-estradas nacional fez um esforço para repartir estes custos pelos quatro últimos trimestres.
Os números deverão ainda reflectir a saída da concessionária transalpina Autostrade, através da alienação da participação indirecta detida na Schemaventotto, o que se traduziu num encaixe de 23,77 milhões de euros para a Brisa e numa mais-valia de 17,4 milhões de euros. A Schema-ventotto é a sociedade que controla a Autostrade e onde a Brisa detinha uma posição indirecta de 0,5%, que alienou à Abertis Itália.
«O ‘bottom-line’ deverá reflectir a descida da taxa de imposto e uma subida dos extraordinários decorrentes da venda da participação que a Brisa tinha na Autostrade. O ‘mark-to-market’ da participação da Brisa na EDP deverá ter um impacto negativo neste trimestre implicando, de qualquer forma, um ganho acumulado no ano bastante significativo», explicou a analista do Millennium bcp investimento, Bárbara Ferreira, à agência Reuters.
O EBITDA (ganhos antes de juros, impostos, depreciações/amortizações) deverá fixar-se, de acordo com a média das estimativas, nos 430,1 milhões de euros, com as estimativas mais elevadas, do Deutsche Bank, a apontarem para os 436 milhões de euros e as estimativas mais baixas, da Ixis Securities, a avançarem 423 milhões de euros. Quanto às receitas, as estimativas médias apontam para valores na ordem dos 592,2 milhões de euros.
No último trimestre de 2004, as acções da Brisa [Cot] apreciaram 3,21%, com o tema da introdução de portagens nas SCUT a dominar as oscilações, em particular após a dissolução governamental, que poderia pôr em causa a prossecução do projecto.
Desde o início de 2005, os títulos da concessionária nacional acumulam ganhos de 3,56%, embora, com a aproximação da data de divulgação de resultados e das eleições legislativas a pressão vendedora do papel tenha aumentado, com a concessionária a perder valor há três sessões consecutivas e a terminar a semana nos 6,99 euros.
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cmsbarros, Google [Bot], jls1, Lisboa_Casino, Mmmartins, PAULOJOAO, Phil2014, rtinto, Shimazaki_2, yggy e 269 visitantes