Caldeirão da Bolsa

Acções fecham queda ligeira, EDP e Brisa pressionam

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Acções fecham queda ligeira, EDP e Brisa pressionam

por Visitante » 18/2/2005 17:53

Acções fecham queda ligeira, EDP e Brisa pressionam

18/02/2005 16:53

LISBOA, 18 Fev (Reuters) - A Euronext Lisbon fechou a sessão abaixo da linha de água, penalizada pelas descidas da Energias de Portugal e da Brisa , enquanto os ganhos da Portugal Telecom e do BCP travaram maiores quedas.

Na Europa as bolsas fecharam numa tendência mista, variando entre uma subida de 0,59 pct e uma queda de 0,59 pct.

Nos EUA, os mercados negoceiam em leve queda após a descida da confiança dos consumidores e a subida do índice de preços no produtor.

O Dow Jones cai 0,15 e o Nasdaq sobe 0,1 pct.

As eleições legislativas deste domingo vão dominar as atenções dos investidores da bolsa de Lisboa, na próxima segunda-feira, com o mercado a dever reagir mal a uma solução que não passe por uma maioria absoluta.

"Creio que o mercado está já a descontar uma vitória do PS. Se houver maioria absoluta é sinónimo de estabilidade e é isso que os mercados gostam", apontou um dealer do mercado nacional.

A próxima semana será ainda marcada pela divulgação dos resultados anuais da Brisa e da Novabase .

Segundo uma poll de oito analistas, o lucro líquido da Brisa deverá subir para entre 186-208,3 milhões de euros (ME), em 2004, contra 151,7 ME no ano anterior.

A próxima semana será ainda marcada pelo feriado nos EUA na segunda-feira, o que condiciona o volume de negócios nos mercados europeus, pela continuação da divulgação de resultados de empresas nos dois lados do Atlântico e por indicadores macro importantes, como a inflação e o PIB nos EUA.

O PSI20 caiu 0,11 pct para 8.043,25 pontos.

A EDP recuou 0,87 pct para 2,28 euros, em sintonia com as pares espanholas, e a Brisa recuou 0,85 pct para 6,99 euros, em linha com as congéneres europeias.

A PT e a Sonaecom escaparam às quedas do sector europeu de telecoms, tendo fechado com subidas de 0,42 pct para 9,46 euros e 1,92 pct para 4,24 euros, respectivamente.

O BCP foi o título mais líquido da sessão com mais de 10,3 milhões de acções e terminou com uma subida de 0,47 pct para 2,15 euros.

Foram negociados 37 milhões de acções ou 137,1 ME.


((---Patrícia Vicente Rua, Lisboa Editorial 351 213 509 207,

lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:

patricia.rua.reuters.com@reuters.net))
Visitante
 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, hugob0ss, latbal, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Punitor, Shimazaki_2 e 705 visitantes